Sentado ao volante do Jetta Highline 2.0 TSI 2015, a sensação é de controle e potência. O motor turbo de 211 cv responde rápido, enquanto o câmbio DSG torna a condução dinâmica. O espaço interno acomoda bem cinco pessoas, e o porta-malas de 510 litros garante praticidade. Seguro e tecnológico, exige manutenção rigorosa para evitar custos altos.
A compra de um Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI 2015 usado pode ser uma decisão estratégica para quem busca um sedã médio com desempenho esportivo e acabamento sofisticado. Equipado com motor 2.0 turbo de 211 cv e câmbio automatizado DSG de seis marchas, ele entrega aceleração rápida e uma condução precisa. O espaço interno é generoso, tornando-o adequado tanto para o uso diário quanto para viagens longas. No entanto, por ser um modelo importado, sua manutenção exige atenção especial, e o custo de peças pode ser um fator a ser considerado.
Pontos Principais:
- Motor 2.0 TSI de 211 cv com câmbio DSG de seis marchas.
- Equipamentos incluem bancos de couro, ar digital dual-zone e seis airbags.
- Manutenção deve ser feita com peças originais e revisões em dia.
- Consumo de combustível pode ser alto no uso urbano.
O modelo oferece uma lista de equipamentos que inclui bancos de couro, ar-condicionado digital dual-zone, faróis bi-xênon e seis airbags, garantindo conforto e segurança. No entanto, há pontos de atenção para quem busca uma unidade usada. O câmbio DSG, conhecido pela rapidez nas trocas, pode apresentar falhas se não for bem mantido, exigindo revisões frequentes e troca de óleo específica. Outro ponto a ser observado é o consumo, que tende a ser alto no trânsito urbano. Em contrapartida, a experiência ao volante é diferenciada, e o carro se mantém competitivo entre os sedãs médios mesmo anos após seu lançamento.
O Jetta Highline 2.0 TSI 2015 usado vale para quem busca desempenho, tecnologia e segurança. O custo de manutenção é alto, mas o conforto e a dirigibilidade compensam o investimento.
Antes de fechar negócio, é fundamental verificar o histórico de manutenção e realizar um teste de rodagem detalhado. O ideal é procurar por veículos com revisões feitas em concessionárias ou oficinas especializadas, garantindo que componentes como turbocompressor, suspensão e câmbio estejam em boas condições. Além disso, checar possíveis desgastes na bomba d’água e no sistema de arrefecimento pode evitar gastos inesperados. Para uma compra segura, consultar a procedência do carro, evitar unidades com histórico de colisão e considerar uma vistoria técnica são medidas essenciais para garantir um bom investimento.
Desempenho, motor e potência
O motor 2.0 TSi turbo a gasolina entrega 211 cv e 28,6 kgfm de torque. Faz 0 a 100 km/h em 7,2 s e atinge 241 km/h de velocidade máxima, garantindo desempenho esportivo.
O modelo conta com um motor dianteiro 2.0 TSi de quatro cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de combustível. Essa configuração permite uma entrega eficiente de potência e torque, garantindo um desempenho ágil tanto na cidade quanto na estrada. O comando de válvulas duplo no cabeçote, acionado por corrente, proporciona durabilidade e eficiência ao conjunto.
A potência máxima do motor é de 211 cv a 5.500 rpm, com um torque máximo de 28,6 kgfm disponível a partir de 2.000 rpm. Esse alto torque em baixas rotações melhora as retomadas e acelerações, tornando a condução mais dinâmica. A razão de compressão do motor é de 9,6:1, o que contribui para a eficiência na combustão.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 7,2 segundos, enquanto a velocidade máxima registrada é de 241 km/h. Com tração dianteira e câmbio automatizado de seis marchas, o modelo utiliza um sistema de dupla embreagem banhada a óleo, identificado pelo código dq250. Essa transmissão permite trocas de marchas rápidas e precisas, melhorando a experiência ao dirigir.
Consumo e autonomia
O consumo urbano é de 8,9 km/l e rodoviário de 12,1 km/l. O tanque tem 55 litros, garantindo autonomia de até 490 km na cidade e 666 km na estrada, equilibrando economia e desempenho.
O consumo de combustível apresenta números satisfatórios para um veículo com desempenho esportivo. No ciclo urbano, a média é de 8,9 km/l, enquanto no rodoviário, a autonomia melhora significativamente, atingindo 12,1 km/l. Esses números podem variar dependendo do estilo de condução, tipo de combustível e condições da via.
Com um tanque de combustível de 55 litros, a autonomia estimada em percursos urbanos é de aproximadamente 490 km. Já em estradas, o veículo pode rodar até 666 km sem a necessidade de reabastecimento. A eficiência do motor turbo e a injeção direta contribuem para um melhor aproveitamento do combustível, tornando o consumo equilibrado para a categoria.
A escolha de um óleo de motor com viscosidade 0w-30 ajuda na redução do atrito interno, melhorando a eficiência energética. Além disso, o sistema de gerenciamento eletrônico otimiza o consumo, ajustando a entrega de potência conforme a necessidade do motorista.
Interior
Com câmbio automatizado de 6 marchas e dupla embreagem, direção elétrica e tração dianteira, o carro tem trocas rápidas, dirigibilidade precisa e ótima estabilidade.
O interior oferece espaço adequado para cinco ocupantes, com acabamento refinado e bancos revestidos em couro. O banco do motorista possui ajuste de altura e aquecimento, proporcionando mais conforto durante a condução. Como opcional, é possível contar com ajuste elétrico para o assento do condutor, o que melhora ainda mais a ergonomia.
Com espaço para cinco ocupantes, tem bancos em couro, ar-condicionado digital, volante ajustável, airbags, ISOFIX e controle de estabilidade, garantindo segurança e comodidade.
Os passageiros contam com saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e apoio de braço central. O ar-condicionado automático possui duas zonas de climatização, permitindo ajustes independentes para motorista e passageiro. O painel é bem organizado, com um computador de bordo que exibe informações essenciais sobre consumo, temperatura externa e autonomia.
O porta-malas tem 510 litros e a carga útil é de 562 kg. O espaço amplo permite levar bagagens grandes, tornando-o ideal para famílias e viagens longas.
O porta-malas tem capacidade de 510 litros, sendo um dos destaques em sua categoria. Os bancos traseiros bipartidos e rebatíveis oferecem versatilidade para o transporte de cargas maiores. O veículo também conta com luz no porta-malas e porta-luvas climatizado, tornando o ambiente interno mais funcional para o dia a dia.
Medidas
As dimensões do modelo incluem 4.659 mm de comprimento, 1.778 mm de largura e 1.473 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.651 mm, garantindo um espaço interno confortável para os ocupantes. A bitola dianteira mede 1.535 mm, enquanto a traseira possui 1.532 mm.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira é independente multibraço, também com molas helicoidais. Esse conjunto proporciona um equilíbrio entre conforto e estabilidade, absorvendo bem as irregularidades do solo.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam discos sólidos. A direção elétrica possui um diâmetro de giro de 11,1 metros, o que facilita manobras em espaços reduzidos. Os pneus possuem medidas 225/45 r17, com estepe de 205/55 r16, garantindo boa aderência e segurança em diferentes tipos de piso.
Preços aproximados do Volkswagen Jetta 2015
- Volkswagen Jetta Trendline 2.0 T.Flex 8V 4p Tiptronic 2015 – Preço aproximado: R$ 64 mil
- Volkswagen Jetta Comfortline 2.0 T.Flex 8V 4p Tiptronic 2015 – Preço aproximado: R$ 68 mil
- Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI 16V 4p Tiptronic 2015 – Preço aproximado: R$ 79 mil
Ficha Técnica do Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI DSG 2015
O Jetta Highline 2.0 TSI 2015 tem consumo elevado na cidade, manutenção cara, câmbio DSG sensível se mal cuidado e suspensão que pode desgastar rápido em vias irregulares.
Geral
- Ano: 2015
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Gasolina
- Procedência: Importado
- Configuração: Sedã
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 6
- Plataforma: PQ35
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Turbocompressor
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção direta
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Tuchos: Hidráulicos
- Cilindrada unitária: 496 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 82,5 mm
- Razão de compressão: 9,6:1
- Curso do pistão: 92,8 mm
- Deslocamento: 1984 cm³
- Potência máxima: 211 cv a 5500 rpm
- Código do motor: EA888
- Torque máximo: 28,6 kgfm a 2000 rpm
- Peso/potência: 6,52 kg/cv
- Torque específico: 14,4 kgfm/litro
- Peso/torque: 48,1 kg/kgfm
- Potência específica: 106,4 cv/litro
- Viscosidade do óleo: 0W-30
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Automatizado de 6 marchas
- Código do câmbio: DQ250
- Acoplamento: Embreagem dupla banhada a óleo
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, multibraço
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco sólido
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 11,1 m
Pneus
- Dianteiros: 225/45 R17
- Traseiros: 225/45 R17
- Estepe: 205/55 R16
Dimensões
- Comprimento: 4659 mm
- Largura: 1778 mm
- Distância entre-eixos: 2651 mm
- Altura: 1473 mm
- Bitola dianteira: 1535 mm
- Bitola traseira: 1532 mm
- Porta-malas: 510 litros
- Tanque de combustível: 55 litros
- Peso: 1376 kg
- Carga útil: 562 kg
- Altura mínima do solo: 138 mm
Desempenho
- Velocidade máxima: 241 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 7,2 s
Consumo
- Urbano: 8,9 km/l
- Rodoviário: 12,1 km/l
Autonomia
- Urbana: 490 km
- Rodoviária: 666 km
Equipamentos do Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI DSG 2015
Antes de comprar, é essencial verificar o histórico do carro, revisões do câmbio DSG e possíveis desgastes na suspensão. Testar o veículo ajuda a identificar ruídos ou falhas no funcionamento.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Sistema antifurto de rodas
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de xenônio (opcional)
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Ar quente
- Saída de ar para o banco traseiro
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajuste elétrico (opcional)
- Banco do motorista com aquecimento
- Ajuste de apoio lombar para o motorista
- Controle automático de velocidade (opcional)
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático (opcional)
- Limpador de para-brisa automático (opcional)
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebatíveis eletricamente
- Retrovisor interno fotocrômico (opcional)
- Retrovisor externo com aquecimento
- Rodas de liga leve
- Teto solar elétrico (opcional)
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial (opcional)
- Porta-luvas climatizado
- Alças de segurança no teto
Infotenimento
- Rádio
- CD player
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS (opcional)
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Leitor de cartão de memória
Fonte: Volkswagen, Webmotors, Icarros, Mercadolivre, Motor1, AutoEsporte, QuatroRodas e Autossegredos.