Guia De Usados: Problemas comuns do SUV Ford EcoSport

O Ford EcoSport, lançado no Brasil em 2004, foi um dos primeiros SUVs compactos a conquistar o mercado, ganhando popularidade rapidamente. No entanto, com o passar dos anos, o modelo passou a acumular reclamações, principalmente relacionadas ao câmbio Powershift e ao motor 1.5 de três cilindros. Esses problemas mecânicos afetaram a confiabilidade do veículo, impactando também seu valor no mercado de usados.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 24/10/2024

O Ford EcoSport, lançado no Brasil em 2004, foi um dos primeiros SUVs compactos a ganhar destaque no mercado nacional. Baseado na plataforma do Ford Fiesta, o modelo rapidamente se tornou popular entre os consumidores. Seu sucesso inicial incentivou outras montadoras a desenvolverem seus próprios veículos do mesmo segmento, moldando o mercado de SUVs compactos no país.

Pontos Principais:

  • Câmbio Powershift foi alvo de muitas reclamações por superaquecimento.
  • Correia dentada do motor 1.5 apresentou rompimento prematuro.
  • Problemas mecânicos impactaram a revenda do modelo no mercado de usados.
  • Ford oferece assistência individual em alguns casos fora da garantia.

Com o tempo, o Ford EcoSport passou por diversas atualizações, incluindo uma segunda geração lançada para tentar manter sua competitividade. No entanto, a decisão da Ford de encerrar sua produção no Brasil afetou ainda mais a trajetória do modelo, que, apesar de ter sido amplamente comercializado, apresentou problemas recorrentes em alguns componentes mecânicos, gerando insatisfação entre os proprietários.

As principais reclamações registradas sobre o EcoSport envolvem o câmbio automatizado Powershift e a correia dentada do motor 1.5 de três cilindros, introduzido nas últimas versões do veículo.

Problemas com o câmbio Powershift

O câmbio Powershift, de dupla embreagem, foi alvo de críticas. Problemas como superaquecimento durante o uso levaram muitos donos a reclamarem da confiabilidade desse sistema em condições normais.
O câmbio Powershift, de dupla embreagem, foi alvo de críticas. Problemas como superaquecimento durante o uso levaram muitos donos a reclamarem da confiabilidade desse sistema em condições normais.

O câmbio Powershift, uma transmissão automatizada de dupla embreagem, foi uma das principais fontes de queixa entre os proprietários do Ford EcoSport. Esse tipo de câmbio, adotado em diversos modelos da marca, foi alvo de críticas devido à sua falta de confiabilidade. Relatos de superaquecimento da transmissão, especialmente em situações de trânsito intenso ou longas viagens, são frequentes.

Os consumidores apontam que, ao longo do uso, o sistema pode apresentar uma mensagem de “transmissão superaquecida” no painel, obrigando o motorista a parar o veículo e aguardar para que o sistema se resfrie. Isso causa transtornos significativos, principalmente quando a situação ocorre de forma inesperada.

Proprietários também relataram dificuldades em obter reparos cobertos pela garantia estendida. Muitos relataram que, mesmo com o problema manifestando-se antes dos 60 mil km, os reparos foram negados, com custos de reparação estimados em valores superiores a R$ 10 mil, gerando insatisfação e levando consumidores a acionarem juridicamente a montadora.

  • Superaquecimento da transmissão
  • Dificuldades no acionamento da garantia estendida
  • Custo elevado de reparos

Problemas no motor 1.5 de três cilindros

Ford EcoSport FreeStyle 2020
Ford EcoSport FreeStyle 2020

Outro ponto de reclamação recorrente é o motor 1.5 de três cilindros, que foi introduzido na linha EcoSport pouco antes de a Ford encerrar a produção do modelo no Brasil. Os proprietários relatam problemas com a correia dentada, que se rompe prematuramente, comprometendo o funcionamento do motor.

Casos de rompimento da correia com menos de 60 mil km são frequentes, com relatos de falhas que resultam em perda de potência, trepidações no motor e emissão de fumaça escura pelo escapamento. Esses sintomas indicam falhas graves no sistema de tração do veículo, que afetam diretamente a dirigibilidade e a segurança do carro.

Apesar de a correia dentada ser uma peça projetada para durar cerca de 160 mil km, muitos proprietários do EcoSport relatam que o componente não dura nem metade desse tempo. Isso leva a custos elevados de reparo, estimados em cerca de R$ 8 mil, além da recusa frequente de reparos dentro do período de garantia contratual.

  • Rompimento prematuro da correia dentada
  • Perda de potência e emissão de fumaça
  • Recusa de reparos sob garantia

Posicionamento da Ford sobre as reclamações

Em resposta às críticas dos consumidores, a Ford afirmou que se compromete com a satisfação dos clientes, realizando atendimentos individuais para avaliar as demandas específicas de cada proprietário. A montadora mencionou que, mesmo em casos onde o veículo já está fora do prazo de cobertura da garantia contratual, pode oferecer atendimentos em cortesia.

A Ford também destacou que mantém bons índices de avaliação no portal Reclame Aqui, sustentando o selo RA1000, a classificação mais alta possível na plataforma. Segundo a montadora, essa nota reflete o esforço da empresa em manter um relacionamento positivo com os consumidores e melhorar seus produtos e serviços constantemente.

No entanto, o número de queixas registradas, tanto no Reclame Aqui quanto em outros portais de defesa do consumidor, demonstra que, apesar das medidas tomadas, os problemas mecânicos e os custos elevados de reparo continuam sendo um ponto de atrito entre a Ford e os proprietários do EcoSport.

  • Atendimento individualizado
  • Possibilidade de atendimentos em cortesia
  • Manutenção de bons índices de satisfação

Impacto dos problemas no mercado de usados

Os problemas no EcoSport impactaram sua revenda no mercado de usados. Apesar de ser um dos primeiros SUVs compactos, os defeitos recorrentes desvalorizaram o modelo, afastando potenciais compradores.
Os problemas no EcoSport impactaram sua revenda no mercado de usados. Apesar de ser um dos primeiros SUVs compactos, os defeitos recorrentes desvalorizaram o modelo, afastando potenciais compradores.

Os problemas registrados no câmbio Powershift e no motor 1.5 de três cilindros do Ford EcoSport afetaram diretamente o valor de revenda do veículo. Apesar de ter sido um dos pioneiros no segmento de SUVs compactos no Brasil, esses defeitos recorrentes fizeram com que o modelo perdesse competitividade em relação a outros veículos da mesma categoria.

No mercado de usados, o EcoSport passou a ser visto com cautela pelos compradores, que priorizam veículos com histórico de manutenção mais confiável. A depreciação acelerada e os custos de manutenção mais elevados também são fatores que têm afastado potenciais compradores, tornando o modelo uma opção menos atrativa para quem busca um SUV compacto.

Mesmo assim, o Ford EcoSport continua presente no mercado de seminovos, com unidades disponíveis a preços mais acessíveis. Para quem está disposto a arcar com os possíveis custos de manutenção, o veículo ainda oferece uma boa experiência de condução, com bom espaço interno e versatilidade típica dos SUVs.

  • Desvalorização no mercado de usados
  • Atenção redobrada para histórico de manutenção
  • Unidades disponíveis a preços mais acessíveis

Preços Aproximados

  • Ano 2003 – Preço Aproximado: R$ 15 mil até R$ 18 mil
  • Ano 2004 – Preço Aproximado: R$ 19 mil até R$ 23 mil
  • Ano 2005 – Preço Aproximado: R$ 20 mil até R$ 25 mil
  • Ano 2006 – Preço Aproximado: R$ 21 mil até R$ 26 mil
  • Ano 2007 – Preço Aproximado: R$ 23 mil até R$ 29 mil
  • Ano 2008 – Preço Aproximado: R$ 27 mil até R$ 33 mil
  • Ano 2009 – Preço Aproximado: R$ 30 mil até R$ 34 mil
  • Ano 2010 – Preço Aproximado: R$ 31 mil até R$ 38 mil
  • Ano 2011 – Preço Aproximado: R$ 34 mil até R$ 39 mil
  • Ano 2012 – Preço Aproximado: R$ 36 mil até R$ 41 mil
  • Ano 2013 – Preço Aproximado: R$ 50 mil até R$ 52 mil
  • Ano 2014 – Preço Aproximado: R$ 52 mil até R$ 54 mil
  • Ano 2015 – Preço Aproximado: R$ 54 mil até R$ 57 mil
  • Ano 2016 – Preço Aproximado: R$ 55 mil até R$ 60 mil
  • Ano 2017 – Preço Aproximado: R$ 57 mil até R$ 62 mil
  • Ano 2018 – Preço Aproximado: R$ 66 mil até R$ 74 mil
  • Ano 2019 – Preço Aproximado: R$ 69 mil até R$ 78 mil
  • Ano 2020 – Preço Aproximado: R$ 73 mil até R$ 82 mil
  • Ano 2021 – Preço Aproximado: R$ 74 mil até R$ 84 mil
Mesmo com essas falhas, o EcoSport ainda está presente no mercado de seminovos. Ele atrai consumidores que buscam SUVs compactos a preços acessíveis, embora com riscos elevados de manutenção.
Mesmo com essas falhas, o EcoSport ainda está presente no mercado de seminovos. Ele atrai consumidores que buscam SUVs compactos a preços acessíveis, embora com riscos elevados de manutenção.

Fonte: ReclameAqui (1 e 2) Ford, Wikipedia, OAntagonista e AutoEsporte.