Comprar um Suzuki Jimny Sierra 4Sport usado pode ser uma excelente escolha para quem busca um veículo compacto, robusto e altamente capaz no off-road. Com motor 1.5 de 108 cv, tração 4×4 e um visual aventureiro, essa versão especial vem equipada com snorkel, pneus todo-terreno e ganchos de reboque, tornando-se ideal para trilhas e terrenos difíceis. No entanto, seu espaço interno limitado e o câmbio automático de apenas quatro marchas podem ser pontos negativos para quem precisa de mais conforto no uso urbano.
Pontos principais:
Ao avaliar um Jimny Sierra 4Sport usado, é essencial verificar o histórico de manutenção e possíveis desgastes em suspensão e transmissão, já que muitos desses veículos foram utilizados intensamente no fora de estrada. Além disso, conferir a integridade do snorkel, dos diferenciais e do sistema de tração reduzida evita surpresas desagradáveis. Problemas na vedação das portas e no alinhamento da carroceria também podem surgir devido ao uso severo.
Para garantir uma boa compra, priorize unidades com revisões em dia e de preferência com histórico de uso mais leve. Testar o 4×4 em diferentes modos e checar se há ruídos excessivos na transmissão são cuidados essenciais. Como o modelo tem alta valorização no mercado de usados, pesquisar diferentes ofertas pode ajudar a encontrar um exemplar bem conservado a um preço justo.
O modelo conta com um motor 1.5 de aspiração natural, com quatro cilindros em linha e comando duplo no cabeçote. A alimentação ocorre por injeção multiponto, proporcionando uma potência máxima de 108 cv a 6.000 rpm. O torque máximo alcança 14,1 kgfm a 4.000 rpm, resultando em um desempenho adequado para seu porte compacto. A relação peso/potência é de 10,19 kg/cv, enquanto o torque específico é de 9,6 kgfm/litro.
A transmissão é automática de quatro marchas, com tração integral temporária e acoplamento por conversor de torque. Esse conjunto possibilita um desempenho equilibrado em diferentes terrenos, garantindo boa aderência e estabilidade mesmo em situações off-road. O código do motor é K15B, e o câmbio é identificado como TW-40LS.
Em termos de desempenho, o modelo alcança uma velocidade máxima de 150 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 14 segundos. Esses números refletem um foco maior na resistência e na capacidade de transposição de obstáculos do que na esportividade. Sua configuração permite enfrentar terrenos acidentados com segurança e eficiência.
O consumo urbano do modelo é de 10,6 km/l, enquanto na estrada o rendimento é um pouco superior, chegando a 10,8 km/l. Esses números refletem o compromisso do motor em entregar um desempenho confiável sem comprometer excessivamente a eficiência energética.
A autonomia na cidade é de 424 km, enquanto em rodovias pode chegar a 432 km, considerando o tanque de combustível com capacidade para 40 litros. Essa autonomia é suficiente para trajetos curtos e médios sem a necessidade de reabastecimento frequente.
O motor 1.5 naturalmente aspirado proporciona um equilíbrio entre potência e consumo, mantendo um nível de eficiência compatível com a proposta do veículo. A relação entre desempenho e economia de combustível é favorável para quem busca um modelo robusto e eficiente.
O interior é compacto, mas otimizado para proporcionar conforto e funcionalidade. Com espaço para quatro ocupantes, o modelo conta com um banco traseiro bipartido e rebatível, permitindo maior flexibilidade no transporte de objetos. O painel oferece um volante multifuncional e um computador de bordo, trazendo informações úteis ao motorista.
A central de entretenimento inclui rádio, conexão USB e Bluetooth, além do espelhamento da tela do celular, facilitando o acesso a aplicativos e navegação. O ar-condicionado com zona única proporciona um ambiente interno agradável, enquanto a direção elétrica garante uma condução mais leve e precisa.
O porta-malas possui capacidade para 85 litros, um volume reduzido para viagens longas, mas adequado para o uso urbano. A carga útil é de 335 kg, o que permite o transporte de bagagens e equipamentos sem comprometer o desempenho. O espaço interno prioriza a funcionalidade, mantendo um design prático e resistente.
O modelo possui dimensões compactas, com 3.645 mm de comprimento, 1.645 mm de largura e 1.844 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.250 mm, proporcionando um equilíbrio entre estabilidade e manobrabilidade. A bitola dianteira mede 1.395 mm, enquanto a traseira tem 1.405 mm.
A suspensão dianteira e traseira utilizam eixo rígido com molas helicoidais, garantindo resistência e conforto ao enfrentar terrenos irregulares. O sistema de freios conta com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, proporcionando uma frenagem eficiente.
A direção assistida eletricamente permite um diâmetro de giro de 9,8 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos. Os pneus dianteiros e traseiros têm medidas 215/75 R15, enquanto o estepe adota a medida 195/80 R15. Esse conjunto assegura boa aderência e estabilidade em diferentes tipos de solo.