Imagine o seguinte cenário: você está atrás do volante, acelerando suavemente, enquanto observa o mundo passar pela janela. Mas não é qualquer carro. Você está dentro de um SUV Coupé que conseguiu a proeza de vender 100 mil unidades no Brasil. Esse é o Fiat Fastback, que desde setembro de 2022 vem conquistando espaço nas ruas e nas garagens de quem quer algo além do óbvio.
Pontos Principais:
Produzido em Betim (MG), o Fastback é o segundo SUV da Fiat a ser feito no Brasil. Se o Pulse abriu caminho, esse modelo elevou o jogo ao oferecer um estilo diferenciado, um porta-malas gigantesco e uma pegada mais esportiva. No ano passado, foram 48.060 unidades emplacadas, o que mostra que, quando se trata de SUVs, ele encontrou seu lugar.
Agora, a Fiat resolveu dar um passo além, trazendo uma versão híbrida para o Fastback. Não é apenas sobre reduzir consumo de combustível. É sobre oferecer uma alternativa que mistura desempenho, eficiência e um toque de modernidade para quem já gostava do carro, mas queria algo um pouco mais alinhado ao futuro.
O Fastback não tenta apenas ser um SUV. Ele quer ser um SUV Coupé, e isso significa que o design é um dos grandes destaques. Linhas fluídas, traseira inclinada e um porte que faz com que ele pareça mais ágil do que realmente é. Mas não se engane, o carro tem um dos maiores porta-malas da categoria, com 600 litros. Ou seja, é prático sem perder o estilo.
Dentro da cabine, o espaço continua sendo um trunfo. Há conectividade e um nível de acabamento que se aproxima de modelos mais caros. A central multimídia de 10,1″ traz serviços conectados, enquanto o pacote de tecnologia inclui carregador sem fio, paddle shifters e freio de mão eletrônico com Auto Hold.
No quesito segurança, a Fiat também incluiu uma série de assistências à condução. O Fastback conta com frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e faróis com comutação automática. Recursos que fazem a diferença no trânsito urbano e em viagens mais longas.
O Fiat Fastback 2025 oferece um espaço traseiro adequado, mas pode ser justo para passageiros altos, devido ao entre-eixos de 2,53 m. O conforto é satisfatório para viagens curtas, com boa ergonomia dos bancos, mas em trajetos longos, o túnel central pode incomodar quem viaja no meio. O porta-malas de 600 litros é um ponto positivo, garantindo espaço suficiente para bagagens. Apesar disso, o isolamento acústico poderia ser melhor para aumentar o conforto em altas velocidades.
Se o Fastback tradicional já chama atenção, a versão Abarth foi feita para quem gosta de desempenho. Com motor Turbo 270, essa variante entrega 185 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. A velocidade máxima chega a 220 km/h. Mas a diferença está no jeito que ele se comporta. Com escapamento duplo esportivo e um acerto mais dinâmico, o Abarth não é apenas um Fastback mais rápido. Ele tem identidade própria.
Agora, com a chegada da versão híbrida, o modelo passa a oferecer uma opção voltada para eficiência. O motor T200 Hybrid reduz o consumo de combustível em até 11,5% na gasolina e 9,8% no etanol no ciclo urbano. Para quem usa o carro diariamente, isso significa menos paradas no posto e mais quilometragem por tanque.
O Fastback já acumula mais de 22 prêmios desde seu lançamento. Isso mostra que ele não só agradou ao público, mas também foi reconhecido por especialistas. O modelo conquistou prêmios de custo-benefício, eficiência e design, reforçando sua posição no mercado.
Com a chegada das versões híbridas e o sucesso da Abarth, a Fiat parece determinada a manter o Fastback como um dos SUVs mais relevantes do Brasil. O mercado de utilitários esportivos segue crescendo, e a marca está apostando que o Fastback continuará sendo uma escolha forte entre os consumidores que buscam algo diferente.
E agora, com mais tecnologia, mais opções de motorização e um design que se destaca, a pergunta é: até onde esse SUV Coupé pode chegar?
Fonte: Cimbaju e Stellantis.