Comprar um Toyota Corolla Altis 2.0 2011 usado pode ser uma escolha inteligente para quem busca um sedã confortável, confiável e com bom desempenho. Equipado com um motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex de até 153 cv, câmbio automático de quatro marchas e um interior espaçoso, o modelo se destaca pelo conforto e pela robustez. Ele é ideal para quem deseja um carro para uso diário, viagens longas e até mesmo para motoristas de aplicativo, devido ao seu baixo índice de manutenção e à disponibilidade de peças no mercado.
Pontos Principais:
No entanto, o Corolla Altis 2011 também tem pontos negativos. O câmbio automático de apenas quatro marchas pode parecer ultrapassado e compromete um pouco a eficiência do consumo de combustível. Além disso, carros dessa idade podem apresentar desgaste na suspensão, vazamentos no motor e problemas na bomba de combustível. Antes de fechar negócio, é fundamental verificar o histórico de manutenção, fazer um teste de rodagem e checar se os componentes eletrônicos, como central multimídia e ar-condicionado digital, estão funcionando corretamente.
Para garantir uma compra segura, prefira unidades com manutenção em dia e revisões registradas no manual. Evite carros com sinais de colisão, desgaste excessivo ou procedência duvidosa. Verifique também o estado dos pneus, a quilometragem real e o funcionamento do câmbio, que pode apresentar trancos se mal cuidado. Optar por um veículo com vistoria cautelar aprovada reduz o risco de problemas futuros. Com esses cuidados, o Corolla Altis 2011 pode ser uma excelente opção de compra no mercado de seminovos.
O veículo é equipado com um motor 2.0 16V, de quatro cilindros em linha, instalado na posição dianteira, com disposição transversal e aspiração natural. A alimentação é feita por injeção multiponto, e o comando de válvulas é duplo no cabeçote, com variação tanto na admissão quanto no escape. O acionamento do comando é feito por corrente, e os tuchos são hidráulicos.
A potência máxima é de 153 cv com etanol e 142 cv com gasolina, ambos a 5.800 rpm. O torque máximo é de 20,7 kgfm com etanol e 19,8 kgfm com gasolina, disponível a 4.800 rpm. A relação de compressão do motor é de 12:1. O veículo possui um peso/potência de 8,43 kg/cv e um torque específico de 10,4 kgfm/litro. A potência específica é de 77,0 cv/litro.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,6 segundos, e a velocidade máxima alcançada é de 193 km/h. A plataforma utilizada é a MC, e a tração é dianteira. O câmbio é automático de quatro marchas, com acoplamento via conversor de torque.
O consumo urbano é de 6,1 km/l com etanol e 8,2 km/l com gasolina. Em ciclo rodoviário, o consumo é de 9 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina. O tanque de combustível possui capacidade de 60 litros.
A autonomia urbana é de 366 km com etanol e 492 km com gasolina. Em rodovias, a autonomia é de 540 km com etanol e 768 km com gasolina.
O espaço interno oferece conforto para cinco ocupantes, com bancos revestidos em couro e ajustes elétricos para o motorista. O banco traseiro é bipartido e rebatível, permitindo maior flexibilidade no transporte de cargas. Há apoios de braço tanto para o motorista quanto para os passageiros traseiros.
O painel conta com um computador de bordo, volante multifuncional e controle automático de velocidade. O ar-condicionado é automático, com zona única de climatização. Os vidros possuem acionamento elétrico nas quatro portas, e os retrovisores contam com ajuste e rebatimento elétricos. Além disso, o retrovisor interno é fotocrômico.
O porta-malas possui capacidade de 470 litros, proporcionando um bom espaço para bagagens. O veículo também conta com iluminação no porta-malas e porta-luvas, além de sensores de estacionamento traseiro.
O comprimento total é de 4.540 mm, com largura de 1.760 mm e altura de 1.480 mm. A distância entre-eixos é de 2.600 mm, e a altura mínima do solo é de 155 mm. O peso total do veículo é de 1.290 kg.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo de torção com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, e os traseiros são a disco sólido.
A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 10,6 metros. Os pneus possuem medidas 205/55 R16, tanto na dianteira quanto na traseira, com altura de flanco de 113 mm.