A Toyota Hilux SRV 4×2 3.0 2007 é uma picape projetada para quem busca robustez e praticidade no uso urbano e no trabalho do dia a dia, sem a necessidade da tração 4×4. Seu motor 3.0 turbo diesel oferece potência e economia, sendo ideal para transportar cargas moderadas, enfrentar terrenos leves e garantir confiabilidade em rodovias ou dentro da cidade. Diferente das versões com tração integral, esta versão 4×2 é focada em quem precisa de um veículo funcional, mas sem os custos adicionais e manutenção mais complexa do sistema 4×4.
Pontos Principais:
Entre os pontos positivos dessa Hilux estão a durabilidade mecânica, o consumo relativamente eficiente de diesel e a boa capacidade de carga, que a tornam excelente para uso comercial ou pessoal. Por outro lado, ela apresenta algumas limitações: a suspensão traseira rígida, típica de picapes, pode comprometer o conforto em vias esburacadas, e a ausência de tração 4×4 reduz sua eficiência em terrenos muito irregulares. O acabamento interno, embora funcional, é simples, e o custo de peças e seguro pode ser mais alto em comparação com carros de passeio.
Na hora de comprar uma Hilux 2007 usada, é fundamental verificar se o veículo foi utilizado dentro de suas capacidades e se as manutenções foram realizadas regularmente. Inspecione a suspensão, o sistema de embreagem e o turbo, além de procurar por sinais de ferrugem ou desgastes no chassi e na caçamba, que podem indicar uso excessivo. Prefira veículos com histórico de revisões e, se possível, leve um mecânico de confiança para avaliar o estado geral do carro. Essa atenção aos detalhes garantirá uma compra segura e um veículo confiável para muitos anos.
O desempenho do modelo analisado é impulsionado por um motor diesel robusto com 4 cilindros em linha, oferecendo uma potência máxima de 163 cv a 3400 rpm e torque de 35 kgfm a 1400 rpm. Com uma cilindrada de 2982 cm³ e aspiração por turbocompressor, ele proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 176 km/h. A plataforma IMV e a tração traseira garantem estabilidade e controle, enquanto a transmissão manual de 5 marchas oferece trocas suaves e precisas, ideal para diversas condições de terreno.
O motor, identificado pelo código 1KDP, utiliza injeção direta para alimentação e possui um comando de válvulas duplo no cabeçote, acionado por correia dentada. A relação peso/potência é de 11,04 kg/cv, e o peso/torque é de 51,4 kg/kgfm, refletindo o equilíbrio entre força e eficiência.
O consumo apresenta uma média de 9 km/l em áreas urbanas e 10,9 km/l em rodovias, oferecendo uma autonomia aproximada de 720 km na cidade e 872 km em estradas, graças ao tanque de combustível com capacidade para 80 litros.
O espaço interno acomoda até cinco ocupantes, oferecendo assentos bem dimensionados para conforto em trajetos curtos e longos. O acabamento interior privilegia a funcionalidade e a durabilidade, características essenciais em um veículo voltado tanto para o trabalho quanto para o lazer. A direção hidráulica proporciona dirigibilidade suave e precisa, mesmo em condições adversas.
A caçamba tem capacidade de 1036 litros, sendo ideal para transportar uma ampla gama de cargas. A carga útil total é de 1020 kg, reforçando sua vocação para aplicações diversas, desde o transporte de materiais pesados até itens de uso cotidiano.
As dimensões do veículo incluem um comprimento de 5255 mm, largura de 1835 mm e altura de 1810 mm. A distância entre-eixos é de 3085 mm, com uma altura mínima do solo de 212 mm, permitindo enfrentar terrenos acidentados com tranquilidade. O ângulo de entrada é de 30 graus, enquanto o ângulo de saída é de 26 graus, otimizando a capacidade de transpor obstáculos.
A suspensão dianteira é independente, com braços sobrepostos e mola helicoidal, enquanto a traseira utiliza eixo rígido com feixe de molas semielípticas, garantindo estabilidade e conforto. O sistema de freios combina discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, assegurando uma frenagem eficiente. Já os pneus 255/70 R15 contribuem para a aderência em diferentes tipos de solo.
Fonte: GuiaDeUsados, Wikipedia, OLX e Webmotors.