O Chevrolet Onix LT 1.4 automático 2018 é uma opção popular no mercado de carros usados no Brasil, especialmente para quem busca um compacto confiável e econômico. Com motor flex de 106 cv e câmbio automático de seis marchas, o modelo é indicado tanto para o uso diário em trajetos urbanos quanto para viagens curtas. No entanto, há detalhes importantes a serem analisados antes de fechar negócio.
O Chevrolet Onix LT 1.4 AT 2018 é uma escolha atrativa para quem busca um carro compacto, confortável e confiável no mercado de usados. Com motor 1.4 flex e câmbio automático de seis marchas, ele atende bem às necessidades de quem utiliza o veículo principalmente na cidade, mas também oferece um desempenho satisfatório em viagens curtas. Além disso, sua central multimídia MyLink, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, agrada quem valoriza tecnologia a bordo. Seu consumo é razoável, com médias de 11,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, o que o torna uma opção econômica para muitos motoristas.
Pontos Principais:
- Motor flex 1.4 com até 106 cv e câmbio automático de seis marchas.
- Médias de consumo de 11,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.
- Manutenção acessível e ampla oferta de peças no mercado.
- Verificar o histórico de revisões e o estado do câmbio antes de comprar.
No entanto, como todo carro usado, o Onix LT 1.4 AT 2018 possui pontos positivos e negativos. Entre os destaques, estão o baixo custo de manutenção e a ampla disponibilidade de peças, fatores que reduzem os gastos em eventuais reparos. Por outro lado, alguns donos relatam que o isolamento acústico é inferior ao esperado, deixando o ruído do motor mais perceptível na cabine. Além disso, o porta-malas de 289 litros pode ser pequeno para famílias que precisam transportar muita bagagem. Também é importante verificar possíveis desgastes no câmbio automático, que, embora confiável, pode apresentar falhas se não tiver recebido manutenção adequada.
Ao considerar a compra de um Onix usado, algumas precauções são essenciais. Verifique o histórico de revisões, certificando-se de que a manutenção foi realizada regularmente, especialmente no câmbio. Teste o sistema de transmissão para garantir que as trocas de marcha são suaves e sem trancos. Inspecione o estado da suspensão, já que é comum desgaste em veículos urbanos, e fique atento a possíveis sinais de ferrugem, principalmente em regiões com alta umidade. Por fim, sempre consulte um mecânico de confiança para avaliar o estado geral do carro antes de fechar o negócio. Seguindo essas dicas, o Onix pode ser uma excelente opção para quem busca um compacto confiável e confortável.
Desempenho, motor e potência
Motor dianteiro aspirado natural, transversal, 4 cilindros, 1.389 cm³, injeção multiponto. Potência de 106 cv (álcool) ou 98 cv (gasolina). Torque máximo de 13,9 kgfm (álcool) ou 12,9 kgfm (gasolina).
O veículo é equipado com um motor dianteiro de aspiração natural, disposto de forma transversal, com 4 cilindros em linha. Ele possui um deslocamento de 1.389 cm³, com potência máxima de 106 cv quando abastecido com álcool e 98 cv com gasolina, ambas entregues a 6.000 rpm. O torque máximo é de 13,9 kgfm (álcool) ou 12,9 kgfm (gasolina) a 4.800 rpm. O sistema de alimentação é por injeção multiponto, com comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por correia dentada.
A plataforma utilizada é a gamma ii, combinada a um sistema de tração dianteira e transmissão automática de 6 marchas, acoplada a um conversor de torque. Esse conjunto permite uma velocidade máxima de 171 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos.
Consumo e autonomia
Consumo urbano de 7,9 km/l (álcool) ou 11,7 km/l (gasolina). Rodoviário de 9,6 km/l (álcool) ou 13,9 km/l (gasolina), equilibrando economia e desempenho.
O consumo em ciclo urbano é de 7,9 km/l com álcool e 11,7 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, o consumo aumenta para 9,6 km/l com álcool e 13,9 km/l com gasolina. Isso se traduz em uma autonomia aproximada de 427 km (urbana) e 518 km (rodoviária) com álcool. Quando abastecido com gasolina, as autonomias são de 632 km (urbana) e 751 km (rodoviária).
Interior
Transmissão automática de 6 marchas com conversor de torque, tração dianteira e direção elétrica, proporcionando uma experiência de condução suave e precisa.
O espaço interno comporta até 5 ocupantes com conforto, graças a um banco traseiro rebatível e ajustes de altura no banco do motorista. A capacidade do porta-malas é de 280 litros, enquanto a carga útil suportada é de até 375 kg.
Interior espaçoso com capacidade para 5 ocupantes, porta-malas de 280 litros e carga útil de 375 kg. Dimensões: 3.933 mm de comprimento, 1.705 mm de largura e 1.476 mm de altura.
O interior oferece recursos de conforto e praticidade, como ar-condicionado com uma zona, direção assistida elétrica, controle elétrico dos vidros dianteiros e volante ajustável em altura. Há também luz no porta-luvas, alças de segurança no teto e comando interno para abertura do tanque de combustível e do porta-malas.
Medidas
Medidas incluem bitola dianteira de 1.487 mm e traseira de 1.493 mm, altura mínima do solo de 120 mm e distância entre-eixos de 2.528 mm, garantindo estabilidade e conforto.
O veículo tem comprimento de 3.933 mm, largura de 1.705 mm, altura de 1.476 mm e distância entre-eixos de 2.528 mm. A bitola dianteira é de 1.487 mm, enquanto a traseira é de 1.493 mm. A altura mínima do solo é de 120 mm.
O peso total é de 1.067 kg, com uma distribuição adequada para seu porte compacto. A suspensão dianteira é independente, do tipo mcpherson, com mola helicoidal. Já a traseira utiliza eixo de torção, também com mola helicoidal. Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira.
Os pneus possuem medidas 185/65 r15 tanto na dianteira quanto na traseira, e o estepe é de tamanho 115/70 r16. O diâmetro de giro do veículo é de 10,4 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos.
Preço Aproximado do Chevrolet Onix 2018
- Onix Hatch Joy 1.0 8V Flex 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 47 mil
- Onix Hatch LT 1.0 8V FlexPower 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 51 mil
- Onix Hatch LT 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 57 mil
- Onix Hatch LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 61 mil
- Onix Hatch Effect 1.4 8V F.Power 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 61 mil
- Onix Hatch LT 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – Preço Aproximado: R$ 61 mil
- Onix Hatch Advantage 1.4 8V Flex 5p Aut. – Preço Aproximado: R$ 61 mil
- Onix Hatch Activ 1.4 8V Flex 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 63 mil
- Onix Hatch LTZ 1.4 8V FlexPower 5p Aut. – Preço Aproximado: R$ 65 mil
- Onix Hatch Activ 1.4 8V Flex 5p Aut. – Preço Aproximado: R$ 65 mil
Ficha Técnica do Chevrolet Onix LT 1.4 AT 2018
Suspensão dianteira independente McPherson, traseira com eixo de torção. Freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor. Pneus 185/65 R15, estepe 115/70 R16.
Geral
- Ano: 2018
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: Hatchback
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 1
- Plataforma: Gamma II
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Tuchos: Hidráulicos
- Cilindrada unitária: 347 cm³
- Acionamento comando: Correia dentada
- Válvulas por cilindro: 2
- Diâmetro do cilindro: 77,6 mm
- Razão de compressão: 12,4:1
- Curso do pistão: 73,4 mm
- Deslocamento: 1.389 cm³
- Potência máxima: 106 cv (álcool) / 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm
- Código do motor: Família I
- Torque máximo: 13,9 kgfm (álcool) / 12,9 kgfm (gasolina) a 4.800 rpm
- Peso/potência: 10,07 kg/cv
- Torque específico: 10,0 kgfm/litro
- Peso/torque: 76,8 kg/kgfm
- Potência específica: 76,3 cv/litro
- Rotação máxima: 6.300 rpm
- Viscosidade do óleo: 0W-20
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Automático de 6 marchas
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Tipo: Elétrica
- Diâmetro de giro: 10,4 m
Pneus
- Dianteiros: 185/65 R15
- Traseiros: 185/65 R15
- Estepe: 115/70 R16
Dimensões
- Comprimento: 3.933 mm
- Largura: 1.705 mm
- Altura: 1.476 mm
- Distância entre-eixos: 2.528 mm
- Bitola dianteira: 1.487 mm
- Bitola traseira: 1.493 mm
- Altura mínima do solo: 120 mm
- Peso: 1.067 kg
- Carga útil: 375 kg
- Porta-malas: 280 litros
- Tanque de combustível: 54 litros
Desempenho
- Velocidade máxima: 171 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 12 s
Consumo
- Urbano: 7,9 km/l (álcool) / 11,7 km/l (gasolina)
- Rodoviário: 9,6 km/l (álcool) / 13,9 km/l (gasolina)
Autonomia
- Urbana: 427 km (álcool) / 632 km (gasolina)
- Rodoviária: 518 km (álcool) / 751 km (gasolina)
Equipamentos do modelo
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Alarme antifurto perimétrico
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Travamento central das portas
- Desembaçador do vidro traseiro
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Sensores de estacionamento traseiro
- Assistência na recuperação veicular
Conforto
- Ar-condicionado
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Controle automático de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Alças de segurança no teto
Entretenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Volante multifuncional
- Conta-giros
- Espelhamento da tela do celular
- Serviço de concierge
- Informação de trânsito em tempo real
Fonte: AutoEsporte, iCarros e MobiAuto.