GWM ORA 03 é o carro elétrico com menor desvalorização no mercado, segundo Tabela FIPE

Enquanto muitos carros perdem valor rapidamente, os elétricos GWM ORA 03 Skin e GT surpreendem com a menor desvalorização do mercado em 2024, segundo a Tabela FIPE. Com políticas de preço único e recompra garantida, superaram concorrentes elétricos e até modelos a combustão na preservação de valor.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 23/01/2025

Os veículos elétricos da GWM, representados pelos modelos ORA 03 Skin e GT, foram apontados como os menos desvalorizados em seus segmentos, segundo dados recentes da Tabela FIPE. A pesquisa considera os preços médios de compra e venda de veículos usados, sendo amplamente utilizada como referência no mercado automotivo brasileiro.

Pontos Principais:

  • ORA 03 GT teve desvalorização de 11,96%, menor que seus concorrentes diretos e modelos a combustão.
  • ORA 03 Skin registrou desvalorização de 13,96%, superando concorrentes como o BYD Dolphin.
  • Política de preço único da GWM ajuda a preservar valor de mercado dos modelos.
  • Programa de recompra garantida oferece segurança ao consumidor.

Entre os modelos elétricos, o ORA 03 GT foi o que apresentou a menor desvalorização no período de um ano. Vendido a R$ 184 mil em janeiro de 2024, o modelo teve uma desvalorização de 11,96% até dezembro do mesmo ano. Em comparação, o principal concorrente na mesma categoria, o BYD Dolphin Plus, desvalorizou 17,41% no mesmo período. Outros modelos elétricos apresentaram quedas ainda mais significativas no valor de mercado, como o Mini Cooper elétrico, com desvalorização de 27,18%, e o Peugeot E-208 GT, que perdeu 40,77% de seu valor.

O ORA 03 GT, que custava R$ 184 mil em 2024, teve desvalorização de 11,96%. O principal concorrente elétrico, BYD Dolphin Plus, apresentou uma queda de 17,41% no mesmo período.
O ORA 03 GT, que custava R$ 184 mil em 2024, teve desvalorização de 11,96%. O principal concorrente elétrico, BYD Dolphin Plus, apresentou uma queda de 17,41% no mesmo período.

Além de superar outros elétricos, o ORA 03 GT também registrou um desempenho superior a veículos a combustão de faixa de preço similar. Modelos como o Hyundai Creta N Line e o Jeep Renegade S T270 apresentaram desvalorizações de 16,38% e 19,58%, respectivamente.

ORA 03 Skin também se destaca no mercado

Os veículos elétricos GWM ORA 03 Skin e GT lideram no quesito menor desvalorização de mercado em 2024, conforme apontado pela Tabela FIPE, referência no mercado automotivo brasileiro.
Os veículos elétricos GWM ORA 03 Skin e GT lideram no quesito menor desvalorização de mercado em 2024, conforme apontado pela Tabela FIPE, referência no mercado automotivo brasileiro.

O ORA 03 Skin, outro modelo da GWM, também demonstrou excelente desempenho em termos de preservação de valor. Comercializado por R$ 150 mil em janeiro de 2024, o veículo sofreu uma desvalorização de 13,96% ao longo do ano. Esse desempenho foi melhor do que o de seu concorrente direto, o BYD Dolphin, que apresentou uma depreciação de 14,92%.

Entre os demais concorrentes do segmento, as perdas de valor foram ainda mais expressivas. A versão elétrica do Renault Kwid desvalorizou 42,05% no período, enquanto veículos a combustão de faixa de preço similar, como Nissan Kicks Exclusive 1.6, Chevrolet Tracker Midnight 1.0 Turbo e Jeep Renegade Longitude T270, registraram quedas de 14,45%, 15,74% e 16,96%, respectivamente.

Políticas da GWM contribuem para a preservação de valor

A baixa desvalorização dos veículos elétricos da GWM pode ser atribuída a estratégias específicas adotadas pela montadora. Entre essas medidas, destaca-se a política de preço único, que garante que o mesmo modelo seja vendido pelo mesmo preço em qualquer estado brasileiro, independentemente da cor ou do frete. Essa prática elimina variações regionais e contribui para a padronização dos preços no mercado, facilitando a negociação de veículos usados.

Outro fator relevante é o programa de recompra garantida da GWM, que assegura ao cliente a recompra do veículo por no mínimo 80% do valor da Tabela FIPE, desde que o carro tenha até dois anos de uso e o cliente adquira outro modelo da marca por meio de financiamento. Esse programa agrega previsibilidade ao mercado de usados e aumenta a confiança do consumidor na marca.

Essas iniciativas, associadas à crescente demanda por veículos elétricos no Brasil, têm consolidado a reputação dos modelos da GWM como opções atraentes tanto para compradores de veículos novos quanto para aqueles que buscam menor desvalorização no mercado de usados.

Comparativo de desvalorização de veículos elétricos e a combustão

Os dados fornecidos pela Tabela FIPE revelam diferenças significativas na desvalorização de veículos elétricos e a combustão. Para facilitar a visualização, segue uma lista comparativa com os principais modelos:

  • ORA 03 GT: 11,96%
  • BYD Dolphin Plus: 17,41%
  • Mini Cooper Elétrico: 27,18%
  • Peugeot E-208 GT: 40,77%
  • ORA 03 Skin: 13,96%
  • BYD Dolphin: 14,92%
  • Renault Kwid E-Tech: 42,05%
  • Hyundai Creta N Line (combustão): 16,38%
  • Jeep Renegade S T270 (combustão): 19,58%
  • Nissan Kicks Exclusive 1.6 (combustão): 14,45%
  • Chevrolet Tracker Midnight 1.0 Turbo (combustão): 15,74%
  • Jeep Renegade Longitude T270 (combustão): 16,96%

Fonte: GWM.