A Neta Auto, fabricante chinesa de veículos, iniciou oficialmente suas operações no Brasil com a inauguração de sua primeira concessionária no Rio de Janeiro. O lançamento marca a entrada da empresa no mercado brasileiro, após especulações em 2024 sobre uma possível desistência devido a atrasos na implementação de suas operações e dificuldades enfrentadas no mercado chinês.
Pontos Principais:
Apesar dos desafios, a Neta anunciou a pré-venda de dois modelos em novembro de 2024 e confirmou planos de expansão. A marca pretende abrir 40 concessionárias até o final de 2025, distribuídas em 20 cidades. Esse número, no entanto, é inferior à meta inicial, que previa 70 concessionárias no mesmo período.
De acordo com Joseph Zhu, gerente-geral da Neta no Brasil, a expectativa é alcançar a marca de 6 mil veículos vendidos no mercado nacional até o final deste ano. Zhu também reconheceu as dificuldades enfrentadas na China, mas destacou o compromisso da empresa com sua expansão internacional.
A Neta iniciou a comercialização no Brasil com dois modelos. Inicialmente, o objetivo era lançar três veículos no mercado, incluindo o Neta GT, mas esse modelo acabou sofrendo atrasos. No entanto, a empresa confirmou que novos modelos devem ser lançados ainda este ano, ampliando a sua linha no país.
Entre os lançamentos previstos está o Neta Aya, que contará com uma versão de cinco lugares para complementar a versão de quatro lugares já disponível. Outro destaque é o Neta L, um SUV eletrificado que pode ser adquirido em versões 100% elétrica ou híbrida. Este modelo se destaca por sua autonomia estendida, com a promessa de percorrer mais de mil quilômetros com um tanque de combustível, e um motor com potência de 197 cv.
A diversificação da linha de produtos faz parte da estratégia da Neta para se posicionar no mercado brasileiro, competindo diretamente com outras marcas chinesas e internacionais que já atuam no país.
A Neta também avalia a possibilidade de produção de veículos em território brasileiro. A empresa ainda não decidiu se construirá uma planta própria ou se optará por parcerias locais para viabilizar a montagem dos automóveis. Esse é um passo estratégico que dependerá do crescimento das vendas e da consolidação da marca no mercado nacional.
Empresas chinesas têm seguido estratégias semelhantes no Brasil, muitas vezes iniciando suas operações com fábricas em países do Mercosul, como o Uruguai, aproveitando os benefícios fiscais para importação de veículos desmontados no formato CKD (Complete Knock-Down). Há rumores de que a Neta estaria considerando a antiga fábrica da Troller, localizada em Horizonte (CE), como uma possível opção para produção no Brasil.
O objetivo da Neta é começar a produção local até o primeiro semestre de 2026. Caso a estratégia se concretize, a marca poderá fortalecer sua competitividade, reduzindo custos e oferecendo preços mais atrativos ao consumidor final.
A entrada da Neta Auto no Brasil ocorre em um momento desafiador para a empresa, que enfrenta uma redução nas vendas e produção no mercado chinês. Apesar disso, a marca demonstra otimismo em relação ao potencial do mercado brasileiro, apostando em uma expansão que contempla tanto a rede de concessionárias quanto a diversificação de sua linha de produtos.
Além disso, a Neta busca se consolidar no segmento de veículos eletrificados, destacando modelos que oferecem eficiência energética e autonomia. Essa estratégia reflete a crescente demanda por veículos sustentáveis no mercado global, incluindo o Brasil.