Honda CRF 2025: projetadas para motocross e enduro de alto desempenho, as CRF 450 e CRF 250 chegam com atualizações importantes para manter sua competitividade em pistas e trilhas no Brasil

A Honda CRF 2025 traz atualizações em chassi, suspensão, motores e design, otimizando desempenho para motocross e enduro. Destaques incluem novo sistema HSTC nas 250R e 250RX, maior rigidez estrutural, melhorias no fluxo de ar e freios, além de grafismos atualizados e tanques diferenciados.
Publicado por Alan Corrêa em Honda dia 3/12/2024

A Honda apresentou as atualizações para os modelos CRF 2025, incluindo as versões 250R, 450R, 250RX e 450RX. Destinadas às modalidades de Motocross e Enduro, essas motocicletas receberam modificações técnicas para melhorar desempenho e confiabilidade, atendendo às necessidades das competições em pistas e trilhas no Brasil.

Pontos Principais:

  • Quadro de alumínio com maior rigidez para estabilidade em curvas.
  • Suspensões Showa revisadas, garantindo controle aprimorado.
  • Novos ajustes no sistema de injeção PGM-FI para melhor desempenho.
  • Adição do sistema HSTC nas versões CRF 250R e CRF 250RX.

Os modelos CRF 250R e CRF 450R continuam sendo voltados para o Motocross, enquanto as versões CRF 250RX e CRF 450RX são dedicadas ao Enduro. A linha recebeu aprimoramentos em diversos aspectos mecânicos e estruturais, além de novos recursos tecnológicos que ampliam sua eficiência.

Estrutura e Suspensão

A Honda CRF 2025 recebeu melhorias no chassi de alumínio, aumentando a rigidez e a resistência à torção, otimizando a estabilidade em curvas, ideal para motocross e enduro.
A Honda CRF 2025 recebeu melhorias no chassi de alumínio, aumentando a rigidez e a resistência à torção, otimizando a estabilidade em curvas, ideal para motocross e enduro.

Um dos principais destaques é o novo chassi de alumínio, que passou por alterações pontuais para aumentar a rigidez lateral e a resistência à torção. Essas mudanças foram projetadas para melhorar a estabilidade em curvas, um aspecto crítico para ambas as modalidades.

A suspensão dianteira Showa de 49 mm foi atualizada, oferecendo maior controle ao longo de todo o curso. A traseira também passou por revisões no sistema Pro-Link, agora conectada a um novo amortecedor, o que proporciona melhor desempenho em terrenos desafiadores.

As rodas de alumínio DID, tradicionais na linha CRF, permanecem inalteradas, mas o sistema de freio dianteiro recebeu um novo cáliper de dois pistões. Este componente foi derivado das motos usadas pelas equipes oficiais do HRC (Honda Racing Corporation) e promete maior eficiência, mesmo em condições de uso extremo.

Motores e Desempenho

Os motores das versões CRF 250 e CRF 450 foram otimizados com um novo virabrequim, dutos de admissão e escape redesenhados, além de ajustes no sistema de injeção PGM-FI. Essas alterações visam melhorar a aceleração e o desempenho em médias e altas rotações.

O novo virabrequim apresenta maior rigidez, resultando em rotações mais rápidas. A caixa de filtro de ar também foi redesenhada para melhorar o fluxo de ar, reduzindo a resistência e otimizando o controle do acelerador. O sistema de escape inclui uma nova ponteira e tubos de exaustão redesenhados, o que contribui para maior potência.

Os modelos CRF 250R e CRF 250RX agora contam com o sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control), que já estava presente nas versões 450. Esse recurso permite ajustes em três níveis ou até mesmo a sua desativação, dependendo das preferências do piloto.

Design e Características Adicionais

Os modelos 2025 trazem carenagens laterais mais leves e redesenhadas, acompanhadas de novos grafismos. A tradicional asa da Honda permanece em destaque no para-lama dianteiro, consolidando a identidade visual da linha.

As versões CRF 250RX e CRF 450RX, específicas para o Enduro, possuem um mapeamento exclusivo da ECU para ajustar o funcionamento do sistema de injeção às características da modalidade. Essas versões também contam com um tanque de combustível de plástico com capacidade para 8 litros, enquanto os modelos voltados para o Motocross possuem tanques de titânio de 6,3 litros.

Outra diferença importante entre as versões é o tamanho das rodas traseiras. Os modelos RX têm rodas traseiras de 18 polegadas, enquanto os modelos R possuem rodas de 19 polegadas. Em todas as versões, as rodas dianteiras têm aro de 21 polegadas.

Preços Aproximados

As novas Honda CRF 2025 serão importadas do Japão e estarão disponíveis na cor Grand Prix Red. A previsão é que cheguem às concessionárias em dezembro. Os preços públicos sugeridos para São Paulo, sem incluir frete ou seguro, são os seguintes:

  • Honda CRF 250R: R$ 71.163,00
  • Honda CRF 250RX: R$ 73.998,00
  • Honda CRF 450R: R$ 74.878,00
  • Honda CRF 450RX: R$ 77.126,00

Fonte: Honda.