Honda HR-V EXL 1.8 2019: Vale a Pena Comprar Esse SUV Usado?

O Honda HR-V EXL 1.8 2019 usado é ideal para famílias ou uso urbano, com bom espaço e confiabilidade. Pontos positivos incluem conforto e itens de segurança, mas possui consumo médio e custos de manutenção elevados. Verifique o histórico de revisões, estado do câmbio CVT e desgaste da suspensão antes de comprar.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 15/12/2024

O Honda HR-V EXL 1.8 2019 é uma excelente escolha para quem busca um SUV compacto usado, ideal para famílias ou pessoas que precisam de um veículo versátil para o dia a dia. Com motor 1.8 flex e câmbio automático CVT, ele oferece uma condução suave e economia razoável para a categoria, especialmente em trajetos urbanos. O espaço interno é outro ponto forte, acomodando bem os passageiros e bagagens, o que o torna perfeito para viagens ou deslocamentos urbanos mais confortáveis.

Pontos Principais:

  • Motor 1.8 i-VTEC FlexOne, com até 140 cv.
  • Consumo médio de 7,7 km/l com etanol na cidade e 11,1 km/l com gasolina.
  • Porta-malas de 437 litros, ideal para viagens.
  • Itens de série incluem central multimídia e bancos de couro.

Entre os pontos positivos, o HR-V 2019 se destaca pela confiabilidade mecânica, baixo índice de manutenção corretiva e boa liquidez no mercado de usados. No entanto, o modelo não é isento de defeitos. Alguns proprietários relatam o isolamento acústico insuficiente, que pode gerar ruídos internos em velocidades mais altas, e o consumo de combustível, que é mediano e não se destaca em comparação a outros SUVs compactos. Além disso, o valor de manutenção e peças pode ser elevado em relação a concorrentes.

O Honda HR-V EXL 1.8 2019 usado é uma opção versátil, com espaço interno eficiente e bom desempenho para o uso urbano e viagens. É confiável, mas possui consumo apenas mediano.
O Honda HR-V EXL 1.8 2019 usado é uma opção versátil, com espaço interno eficiente e bom desempenho para o uso urbano e viagens. É confiável, mas possui consumo apenas mediano.

Antes de comprar um HR-V usado, é essencial verificar o histórico de manutenção do veículo, priorizando modelos que tenham o manual e revisões feitas em concessionárias. Preste atenção ao estado do câmbio CVT, que pode apresentar desgaste se não tiver sido bem cuidado, e inspecione possíveis sinais de uso severo, como desgaste em suspensão ou ruídos internos. Levar o carro a um mecânico de confiança para uma avaliação completa e realizar um test-drive são passos fundamentais para garantir um bom negócio.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro, aspiração natural, 4 cilindros em linha. Combustível: Flex (álcool/gasolina). 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. Potência: 140 cv (G) e 139 cv (A).
Motor dianteiro, aspiração natural, 4 cilindros em linha. Combustível: Flex (álcool/gasolina). 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. Potência: 140 cv (G) e 139 cv (A).

O desempenho do modelo é eficiente e equilibrado, adequado para uso urbano e rodoviário. Equipado com um motor dianteiro de aspiração natural, com deslocamento de 1799 cm³, apresenta potência máxima de 140 cv (gasolina) e 139 cv (álcool) a 6300 rpm. O torque máximo é de 17,3 kgfm (gasolina) e 17,4 kgfm (álcool) a 5000 rpm.

O motor utiliza injeção multiponto e conta com 4 cilindros em linha dispostos transversalmente, tuchos mecânicos e comando de válvulas único no cabeçote com variação no comando de admissão. O acionamento do comando é feito por corrente, com uma razão de compressão de 10,6:1, curso do pistão de 87,3 mm e diâmetro do cilindro de 81 mm.

A transmissão é do tipo CVT de 7 marchas, associada a um conversor de torque, enquanto a tração é dianteira. A plataforma utilizada é a Honda Global Small Car. O modelo atinge uma velocidade máxima de 175 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.

Consumo e autonomia

Consumo urbano: 7,7 km/l (A) e 11 km/l (G). Consumo rodoviário: 8,6 km/l (A) e 12,3 km/l (G). Autonomia urbana: 393 km (A) e 561 km (G). Autonomia rodoviária: 439 km (A) e 627 km (G).
Consumo urbano: 7,7 km/l (A) e 11 km/l (G). Consumo rodoviário: 8,6 km/l (A) e 12,3 km/l (G). Autonomia urbana: 393 km (A) e 561 km (G). Autonomia rodoviária: 439 km (A) e 627 km (G).

O consumo do veículo é competitivo para a categoria flex. Em ambiente urbano, registra 7,7 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina. Já no rodoviário, alcança 8,6 km/l com álcool e 12,3 km/l com gasolina. A autonomia urbana é de 393 km com álcool e 561 km com gasolina, enquanto a autonomia rodoviária chega a 439 km (álcool) e 627 km (gasolina), considerando o tanque com capacidade de 51 litros.

Interior

Tração dianteira, câmbio CVT de 7 marchas com conversor de torque. Direção elétrica com diâmetro de giro de 10,6 metros.
Tração dianteira, câmbio CVT de 7 marchas com conversor de torque. Direção elétrica com diâmetro de giro de 10,6 metros.

O interior é funcional e confortável, projetado para acomodar até 5 ocupantes. O espaço interno oferece conforto para todos, com bancos revestidos em couro e banco traseiro bipartido e rebatível para maior versatilidade. O porta-malas tem capacidade de 437 litros, suficiente para atender às necessidades do dia a dia e viagens.

Interior para 5 lugares. Porta-malas com 437 litros. Comprimento: 4.329 mm. Largura: 1.772 mm. Altura: 1.586 mm. Distância entre-eixos: 2.610 mm.
Interior para 5 lugares. Porta-malas com 437 litros. Comprimento: 4.329 mm. Largura: 1.772 mm. Altura: 1.586 mm. Distância entre-eixos: 2.610 mm.

Os itens de conveniência incluem ajuste de altura do banco do motorista, volante ajustável em altura e profundidade, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, ar-condicionado automático com zonas independentes, além de um freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold.

Medidas

Altura mínima do solo: 177 mm. Bitola dianteira: 1.535 mm. Bitola traseira: 1.540 mm. Ângulo de entrada: 20,1 graus. Ângulo de saída: 29,7 graus.
Altura mínima do solo: 177 mm. Bitola dianteira: 1.535 mm. Bitola traseira: 1.540 mm. Ângulo de entrada: 20,1 graus. Ângulo de saída: 29,7 graus.

O modelo apresenta um conjunto equilibrado de dimensões e suspensão. O comprimento é de 4329 mm, largura de 1772 mm, altura de 1586 mm e distância entre-eixos de 2610 mm. A bitola dianteira é de 1535 mm, enquanto a traseira mede 1540 mm. A altura mínima do solo é de 177 mm, garantindo boa performance em diferentes terrenos.

O peso total é de 1276 kg, com uma carga útil de 464 kg. O sistema de suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira adota eixo de torção também com molas helicoidais.

Os freios dianteiros são de disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam discos sólidos. A direção conta com assistência elétrica, e o diâmetro de giro é de 10,6 metros. Os pneus têm medidas 215/55 R17, com estepe no padrão 135/90 R16.

Preços Aproximados do Honda HR-V 2019

  • Honda HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. 2019 – Preço aproximado: R$ 100 mil
  • Honda HR-V EX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. 2019 – Preço aproximado: R$ 101 mil
  • Honda HR-V EXL 1.8 Flexone 16V 5p Aut. 2019 – Preço aproximado: R$ 106 mil

Ficha Técnica do Honda HR-V EXL 1.8 2019

Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção. Freios: discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Pneus: 215/55 R17.
Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção. Freios: discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Pneus: 215/55 R17.

Geral

  • Ano: 2019
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Honda Global Small Car

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 450 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 81 mm
  • Razão de compressão: 10,6:1
  • Curso do pistão: 87,3 mm
  • Deslocamento: 1.799 cm³
  • Potência máxima: 140 cv (G) / 139 cv (A) a 6.300 rpm
  • Código do motor: R18A1
  • Torque máximo: 17,4 kgfm (A) / 17,3 kgfm (G) a 5.000 rpm
  • Peso/potência: 9,18 kg/cv
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 73,3 kg/kgfm
  • Potência específica: 77,3 cv/litro
  • Rotação máxima: 6.800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: CVT de 7 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 215/55 R17
  • Traseiros: 215/55 R17
  • Estepe: 135/90 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4.329 mm
  • Largura: 1.772 mm
  • Distância entre-eixos: 2.610 mm
  • Altura: 1.586 mm
  • Bitola dianteira: 1.535 mm
  • Bitola traseira: 1.540 mm
  • Porta-malas: 437 litros
  • Tanque de combustível: 51 litros
  • Peso: 1.276 kg
  • Carga útil: 464 kg
  • Altura mínima do solo: 177 mm
  • Ângulo de entrada: 20,1 graus
  • Ângulo de saída: 29,7 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 175 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,2 s

Consumo

  • Urbano (álcool): 7,7 km/l
  • Rodoviário (álcool): 8,6 km/l
  • Urbano (gasolina): 11 km/l
  • Rodoviário (gasolina): 12,3 km/l

Autonomia

  • Urbana (álcool): 393 km
  • Rodoviária (álcool): 439 km
  • Urbana (gasolina): 561 km
  • Rodoviária (gasolina): 627 km

Equipamentos do Honda HR-V EXL 1.8 2019

Freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade, ar-condicionado automático, bancos de couro, GPS, volante multifuncional e espelhamento de celular.
Freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade, ar-condicionado automático, bancos de couro, GPS, volante multifuncional e espelhamento de celular.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Assistente de partida em rampa

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Auto Hold
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Conexão HDMI
Inspecione a suspensão e sinais de uso severo para evitar problemas futuros. Testar o veículo com um mecânico de confiança ajuda a garantir a compra de um modelo em bom estado.
Inspecione a suspensão e sinais de uso severo para evitar problemas futuros. Testar o veículo com um mecânico de confiança ajuda a garantir a compra de um modelo em bom estado.

Fonte: Webmotors, iCarros, AutoPapo e Motor1.