O Honda HR-V 2018 usado é confiável e versátil. Oferece motor 1.8 flex de 140 cv, câmbio CVT ou manual, espaço interno amplo e porta-malas de 437 L. Ideal para viagens, família e uso diário. Pontos positivos: conforto, consumo equilibrado e segurança. Negativos: preço alto e falta de tecnologias modernas. Verifique suspensão e câmbio antes de comprar.
O Honda HR-V EXL 1.8 2018 é um dos SUVs compactos mais desejados no mercado de usados. Ele é ideal para quem busca um veículo versátil, confortável e confiável para uso urbano e viagens. Com motor 1.8 flex e câmbio CVT, oferece desempenho equilibrado e economia de combustível. Além disso, conta com uma lista extensa de equipamentos, como central multimídia, bancos em couro e ar-condicionado digital. Seu porta-malas com 437 litros é uma vantagem para quem precisa de espaço, tornando-o uma boa escolha para famílias ou pessoas que transportam bagagens com frequência.
Pontos Principais:
- Motor 1.8 flex com câmbio CVT, desempenho equilibrado.
- Lista de equipamentos inclui bancos em couro, central multimídia e câmera de ré.
- Porta-malas de 437 litros oferece bom espaço interno.
- Avaliar histórico de manutenção e revisar câmbio e suspensão ao comprar usado.
Entre os pontos positivos do HR-V estão o conforto, a confiabilidade mecânica e o custo-benefício em manutenção, que é relativamente acessível para a categoria. No entanto, o modelo não está isento de críticas. O isolamento acústico pode ser considerado apenas mediano, deixando o ruído do motor mais perceptível em altas rotações. Outro ponto a observar é o câmbio CVT, que, embora eficiente, pode desagradar quem prefere uma resposta mais esportiva. Nos modelos usados, é importante verificar o estado da suspensão, que pode sofrer desgaste dependendo do tipo de uso, e o histórico de revisões no sistema de freios e câmbio.
Pontos negativos incluem ruído interno em altas rotações e custo elevado de peças como o câmbio CVT. A suspensão pode apresentar desgaste em unidades usadas, exigindo revisão.
Ao comprar um HR-V EXL 1.8 2018 usado, algumas dicas são essenciais. Certifique-se de que todas as revisões foram feitas em concessionárias ou oficinas de confiança, evitando problemas ocultos. Peça um laudo cautelar para avaliar se o veículo já sofreu colisões ou tem problemas estruturais. Teste o câmbio CVT e observe qualquer tranco ou barulho anormal. Além disso, confira o estado dos pneus e da pintura, que podem indicar como o antigo proprietário cuidava do carro. Por fim, negocie o preço com base nos pequenos reparos necessários e opte por fechar negócio apenas após uma inspeção técnica detalhada.
Desempenho, motor e potência
Motor: Motor dianteiro aspirado, 4 cilindros, 1.799 cm³. Potência de 140 cv (G) e 139 cv (A) a 6.300 rpm. Torque de 17,3 kgfm (G) e 17,4 kgfm (A) a 5.000 rpm.
O veículo conta com motor de 1799 cm³, quatro cilindros em linha e aspiração natural, com variação do comando de admissão. O sistema de alimentação é realizado por injeção multiponto, e o comando de válvulas é acionado por corrente, com quatro válvulas por cilindro. A potência máxima é de 139 cv com álcool e 140 cv com gasolina, ambos a 6300 rpm, enquanto o torque máximo é de 17,4 kgfm com álcool e 17,3 kgfm com gasolina, alcançado a 5000 rpm.
A transmissão é do tipo CVT com sete marchas simuladas, e a tração é dianteira. A plataforma utilizada é a Honda Global Small Car. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, com velocidade máxima de 175 km/h. A relação peso/potência é de 9,18 kg/cv, com peso/torque de 73,3 kg/kgfm e potência específica de 77,3 cv/litro.
Consumo e autonomia
Consumo: Consumo urbano de 7,7 km/l (A) e 11 km/l (G). Consumo rodoviário de 8,6 km/l (A) e 12,3 km/l (G).
O consumo urbano registra 7,7 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina. Já no ambiente rodoviário, os valores são de 8,6 km/l com álcool e 12,3 km/l com gasolina. A autonomia urbana é estimada em 393 km com álcool e 561 km com gasolina. Na rodovia, a autonomia é de 439 km utilizando álcool e 627 km com gasolina.
Interior
Transmissão: Tração dianteira. Câmbio CVT de 7 marchas simuladas com conversor de torque. Direção com assistência elétrica.
O interior do modelo é espaçoso e confortável, com capacidade para até cinco ocupantes. O porta-malas oferece volume de 437 litros, enquanto a carga útil é de 464 kg. Os bancos são revestidos em couro, com ajuste de altura para o motorista, além de apoio de braço para maior comodidade.
Interior e dimensões: Porta-malas com 437 litros. Carga útil de 464 kg. Dimensões de 4.294 mm de comprimento, 1.772 mm de largura, 1.586 mm de altura e 2.610 mm de entre-eixos.
Entre os itens de conforto e praticidade estão o ar-condicionado automático, ajuste de altura e profundidade do volante, vidros elétricos dianteiros e traseiros, retrovisores elétricos e rebatíveis eletricamente, além de troca de marchas no volante. O porta-malas conta com iluminação interna e sistema de destravamento remoto.
Medidas
Medidas: Ângulo de entrada de 20,1 graus. Ângulo de saída de 29,7 graus. Altura mínima do solo de 177 mm. Peso total de 1.276 kg. Tanque de combustível com 51 litros.
As dimensões do modelo incluem 4294 mm de comprimento, 1772 mm de largura, 1586 mm de altura e 2610 mm de distância entre-eixos. A altura mínima do solo é de 177 mm, com ângulo de entrada de 20,1 graus e ângulo de saída de 29,7 graus. O peso total é de 1276 kg.
O sistema de suspensão dianteiro é independente do tipo McPherson, enquanto o traseiro utiliza eixo de torção, ambos com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, e os traseiros, a disco sólido. A direção possui assistência elétrica, com diâmetro de giro de 10,6 metros. Os pneus são de medidas 215/55 R17, com estepe de 135/90 R16.
Preço aproximado do Honda HR-V 2018
- HR-V LX 1.8 Flexone 16v 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 87 mil
- HR-V LX 1.8 Flexone 16v 5p Aut. – Preço Aproximado: R$ 89 mil
- HR-V EX 1.8 Flexone 16v 5p Aut. – Preço Aproximado: R$ 91 mil
- HR-V EXL 1.8 Flexone 16v 5p Aut. – Preço Aproximado: R$ 95 mil
- HR-V TOURING 1.8 Flexone 16v 5p Aut. – Preço Aproximado: R$ 98 mil
Ficha Técnica do Honda HR-V EXL 1.8 2018
Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, ambas com molas helicoidais. Freios a disco ventilado na frente e disco sólido atrás. Pneus 215/55 R17.
Geral
- Ano: 2018
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: SUV
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 1
- Plataforma: Honda Global Small Car
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Tuchos: Mecânicos
- Variação do comando: Admissão
- Cilindrada unitária: 450 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 81 mm
- Razão de compressão: 10,6:1
- Curso do pistão: 87,3 mm
- Deslocamento: 1.799 cm³
- Potência máxima: 140 cv (G) / 139 cv (A) a 6.300 rpm
- Código do motor: R18A1
- Torque máximo: 17,3 kgfm (G) / 17,4 kgfm (A) a 5.000 rpm
- Peso/potência: 9,18 kg/cv
- Torque específico: 9,7 kgfm/litro
- Peso/torque: 73,3 kg/kgfm
- Potência específica: 77,3 cv/litro
- Rotação máxima: 6.800 rpm
- Viscosidade do óleo: 0W-20
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: CVT de 7 marchas
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco sólido
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 10,6 m
Pneus
- Dianteiros: 215/55 R17
- Traseiros: 215/55 R17
- Altura do flanco: 118 mm
- Estepe: 135/90 R16
Dimensões
- Comprimento: 4.294 mm
- Largura: 1.772 mm
- Distância entre-eixos: 2.610 mm
- Altura: 1.586 mm
- Porta-malas: 437 litros
- Tanque de combustível: 51 litros
- Peso: 1.276 kg
- Carga útil: 464 kg
- Ângulo de entrada: 20,1 graus
- Ângulo de saída: 29,7 graus
- Altura mínima do solo: 177 mm
Desempenho
- Velocidade máxima: 175 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 11,2 s
Consumo
- Urbano (A): 7,7 km/l
- Rodoviário (A): 8,6 km/l
- Urbano (G): 11 km/l
- Rodoviário (G): 12,3 km/l
Autonomia
- Urbana (A): 393 km
- Rodoviária (A): 439 km
- Urbana (G): 561 km
- Rodoviária (G): 627 km
Equipamentos do Honda HR-V EXL 1.8 2018
Freios ABS, airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, controle de tração, ISOFIX, ar-condicionado automático, bancos de couro, GPS e multimídia com Bluetooth.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Alarme antifurto perimétrico
- Câmera traseira para manobras
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de neblina
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Assistente de partida em rampa
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Controle automático de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebativeis eletricamente
- Rodas de liga leve
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Freio de estacionamento elétrico
- Auto Hold
- Alças de segurança no teto
Entretenimento
- Rádio
- CD player
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- Conexão HDMI
Fonte: Webmotors, AutoEsporte e iG.