O Hyundai Ioniq 9, novo SUV elétrico da montadora sul-coreana, foi apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Los Angeles. O modelo tem lançamento global programado para o primeiro semestre de 2025 e faz parte da expansão dos veículos elétricos da marca. Inicialmente, será vendido na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, com previsão de chegada à Europa em uma segunda etapa.
O SUV possui uma bateria de alta capacidade de 110,3 kWh, que garante uma autonomia de até 620 km, segundo testes WLTP. O sistema de recarga rápida permite abastecer a bateria de 10% a 80% em apenas 24 minutos, utilizando carregadores de 350 kW. Esse recurso coloca o Ioniq 9 como uma opção competitiva no mercado de veículos elétricos.
O design do Ioniq 9 segue um conceito que a Hyundai chama de “aerostético”, combinando eficiência aerodinâmica e estilo. O modelo possui um coeficiente de arrasto de 0,259 Cd, contribuindo para a economia de energia em longas distâncias. Entre as inovações, os espelhos laterais digitais substituem os convencionais.
Por dentro, o Ioniq 9 aposta em flexibilidade e conforto. Os assentos de relaxamento são totalmente reclináveis, enquanto os bancos giratórios na segunda fileira permitem uma interação face a face entre os passageiros. O modelo também inclui um sistema de massagem chamado Dynamic Touch Massage, que oferece mais comodidade para viagens longas.
O veículo será disponibilizado em várias configurações de motorização. A versão Long-Range RWD possui um motor traseiro de 160 kW, equivalente a 215 cv. Já a Long-Range AWD combina um motor traseiro de 160 kW e outro dianteiro de 70 kW. A versão Performance AWD conta com dois motores de 160 kW, um em cada eixo, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.
O Ioniq 9 também se destaca por seus recursos de segurança avançados. O modelo inclui 10 airbags e sistemas como a Assistência de Prevenção de Colisão Avançada (FCA), Monitor de Ponto Cego (BVM) e Assistência de Manutenção de Faixa (LKA). Um diferencial é o sistema de Assistência Inteligente de Limite de Velocidade, que ajusta automaticamente o alcance estimado do veículo ao rebocar cargas de até 2.500 kg.
Outros destaques do interior incluem o console Universal Island 2.0, que amplia a flexibilidade e o espaço. O modelo pode acomodar até sete passageiros, com amplo espaço para cabeça e pernas. A capacidade de reboque e o conforto tornam o Ioniq 9 uma opção para famílias e usuários que buscam versatilidade em SUVs elétricos.
Fonte: Hyundai e iG.