O Bayon 2021 é mais um SUV de entrada da Hyundai, baseado na plataforma do hatchback i20 (primo europeu do nosso HB20) e com um porte menor que o Creta. Tem comprimento de mais de 4 metros com apenas tração dianteira para manter o preço baixo.
O Hyundai Bayon é um dos principais lançamentos da fabricante sul-coreana na Europa neste ano. O modelo vai disputar lugar com outros carros mais altos como EcoSport, Sandero Stepway e o T-Cross, se posicionando abaixo do Kauai na gama da Hyundai.
Ele utiliza a plataforma do i20, pode-se esperar que a motorização também seja a mesma. Um motor 1.2 MPi de 84 cv e caixa manual de cinco velocidades e o 1.0 T-GDi com 100 cv ou 120 cv que surge associado a um sistema mild-hybrid de 48 V (de série na versão mais potente, opcionalmente na menos potente) e que está acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades ou a uma caixa manual inteligente (iMT) de seis velocidades.
Já o visual do Bayon 2021 é um pouco peculiar, com um visual mais arrojado. A dianteira será marcada pela característica identidade visual da Hyundai para SUVs, com destaque para faróis divididos e ampla grade.
Enquanto a traseira receberá estilosas lanternas com LED no formato de bumerangue, lembrando o Mitsubishi Eclipse Cross.
Para deixar o Bayon com mais cara de crossover, ele conta com a suspensão levemente elevada em comparação com o modelo de série do i20.
Enquanto é difícil dizer que o Bayon é parente do i20 pelo design exterior, a cabine é praticamente idêntica à do hatchback.
Agora a pergunta fica em saber se o Bayon substituíra o HB20 no Brasil, da mesma forma que a Nissan irá substituir o March pelo asiático Magnite.