Inmetro divulga lista de carros automáticos mais econômicos de 2025

A lista divulgada pelo Inmetro serve como referência para consumidores interessados em veículos automáticos mais econômicos. Ela destaca não apenas a eficiência dos modelos, mas também os avanços no uso de tecnologias híbridas e elétricas no Brasil. As informações são úteis para tomada de decisões mais conscientes, considerando o impacto financeiro e ambiental.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 23/01/2025

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou a primeira lista de 2025 com os índices de consumo de combustível dos automóveis disponíveis no mercado brasileiro. A divulgação é parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), que tem como objetivo fornecer informações detalhadas sobre a eficiência energética de veículos, além de incluir o conhecido adesivo de eficiência, semelhante ao utilizado em eletrodomésticos.

Pontos principais:

  • A avaliação do Inmetro mede o consumo em MJ/km e km/l.
  • O ranking inclui carros híbridos, elétricos, a gasolina, álcool e diesel.
  • Modelos com câmbio automático CVT, dupla embreagem e híbridos fazem parte da lista.
  • O Toyota Corolla é o carro mais eficiente no consumo urbano e rodoviário.

Ao todo, cerca de 1.200 modelos foram avaliados, considerando veículos elétricos, híbridos, a gasolina, a álcool e a diesel. A nova lista destaca o aumento na presença de híbridos nacionais, como os modelos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, e reflete as mudanças implementadas pelo Proconve L8, uma nova etapa do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. As regras, em vigor desde janeiro, são mais rigorosas no controle da emissão de poluentes.

O levantamento do Inmetro considerou o consumo energético de cada modelo, calculado em megajoules por quilômetro (MJ/km), além dos resultados de consumo urbano e rodoviário em quilômetros por litro (km/l). Esses números permitem ao consumidor avaliar a eficiência energética e o impacto ambiental de cada veículo.
O levantamento do Inmetro considerou o consumo energético de cada modelo, calculado em megajoules por quilômetro (MJ/km), além dos resultados de consumo urbano e rodoviário em quilômetros por litro (km/l). Esses números permitem ao consumidor avaliar a eficiência energética e o impacto ambiental de cada veículo.

A relação de consumo energético considera os carros automáticos flex com menor consumo em megajoules por quilômetro (MJ/km), incluindo veículos com câmbio CVT e de dupla embreagem. O ranking utiliza a versão mais eficiente de cada modelo, agrupando os que possuem médias de consumo idênticas.

Metodologia de avaliação do Inmetro

A avaliação do Inmetro mede o consumo energético em MJ/km e em km/l, considerando a energia necessária para o automóvel se locomover. Essa energia é calculada com base na quantidade presente no combustível abastecido, enquanto, no caso de elétricos, leva-se em conta a eletricidade armazenada nas baterias.

Quanto menor o consumo de energia por quilômetro, maior a eficiência do automóvel. O programa aplica testes padronizados em condições controladas, resultando em uma classificação que vai de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes. Carros elétricos dominam as melhores notas devido à sua eficiência superior na conversão de energia em movimento.

A medição também reflete a diferença de desempenho entre consumo urbano e rodoviário, especialmente em veículos híbridos. Na maioria dos casos, os híbridos apresentam maior economia na cidade, já que o uso do motor elétrico é mais frequente neste ambiente, enquanto os motores a combustão predominam nas rodovias.

Os 10 carros automáticos flex mais econômicos de 2025

O Inmetro divulgou os 10 carros automáticos flex mais eficientes, considerando consumo energético e desempenho em condições urbanas e rodoviárias. Abaixo está a relação:

  • Toyota Corolla Motor: 1.8 híbrido flex com câmbio CVT Consumo energético: 1,21 MJ/km Consumo cidade: 12,8 km/l (etanol) / 18,5 km/l (gasolina) Consumo estrada: 11,1 km/l (etanol) / 15,7 km/l (gasolina)
  • Toyota Corolla Cross Motor: 1.8 híbrido flex com câmbio CVT Consumo energético: 1,29 MJ/km Consumo cidade: 12,5 km/l (etanol) / 17,7 km/l (gasolina) Consumo estrada: 10,1 km/l (etanol) / 14,6 km/l (gasolina)
  • Fiat Cronos Motor: 1.3 flex com câmbio automático CVT Consumo energético: 1,50 MJ/km Consumo cidade: 9,3 km/l (etanol) / 13,3 km/l (gasolina) Consumo estrada: 11 km/l (etanol) / 15 km/l (gasolina)
  • Hyundai HB20S Motor: 1.0 turbo flex com câmbio automático de seis marchas Consumo energético: 1,51 MJ/km Consumo cidade: 9 km/l (etanol) / 13 km/l (gasolina) Consumo estrada: 11,2 km/l (etanol) / 16 km/l (gasolina)
  • Honda City Motor: 1.5 flex com câmbio CVT Consumo energético: 1,53 MJ/km Consumo cidade: 9,2 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina) Consumo estrada: 10,5 km/l (etanol) / 15,2 km/l (gasolina)
  • Honda City Hatch Motor: 1.5 flex com câmbio CVT Consumo energético: 1,53 MJ/km Consumo cidade: 9,1 km/l (etanol) / 13,3 km/l (gasolina) Consumo estrada: 10,5 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina)
  • Hyundai HB20 Motor: 1.0 turbo flex com câmbio automático de seis marchas Consumo energético: 1,54 MJ/km Consumo cidade: 9,1 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina) Consumo estrada: 10,5 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina)
  • Fiat Pulse Motor: 1.0 turbo flex com sistema híbrido leve e câmbio CVT Consumo energético: 1,54 MJ/km Consumo cidade: 9,3 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina) Consumo estrada: 10,2 km/l (etanol) / 14,4 km/l (gasolina)
  • Toyota Yaris Sedã Motor: 1.5 flex com câmbio CVT Consumo energético: 1,55 MJ/km Consumo cidade: 9,2 km/l (etanol) / 12,7 km/l (gasolina) Consumo estrada: 10,6 km/l (etanol) / 14,9 km/l (gasolina)
  • Chevrolet Onix Plus Motor: 1.0 turbo flex com câmbio automático de seis marchas Consumo energético: 1,58 MJ/km Consumo cidade: 8,6 km/l (etanol) / 12,1 km/l (gasolina) Consumo estrada: 11,1 km/l (etanol) / 15,8 km/l (gasolina)

Fonte: Uol e InfoMoney.