JAC Hunter Recebe Nota Máxima em Testes de Segurança na Austrália e se Iguala Mitsubishi L200

A picape JAC Hunter, lançada recentemente no Brasil, conquistou 5 estrelas em testes de segurança do ANCAP na Austrália, equiparando-se à Mitsubishi L200 Triton. A avaliação, baseada nos protocolos mais recentes, destacou a proteção robusta para ocupantes adultos e infantis, com algumas áreas para melhorias.
Publicado por Alan Corrêa em JAC dia 29/08/2024

A JAC Hunter (que na Austrália recebe o nome de JAC T9), uma das mais recentes adições ao mercado brasileiro, tem chamado a atenção após ser submetida a rigorosos testes de segurança na Austrália, realizados pelo ANCAP (Australasian New Car Assessment Program). Em uma demonstração de compromisso com a segurança, a picape conquistou a classificação máxima de 5 estrelas, equiparando-se à Mitsubishi L200 Triton, um dos modelos mais respeitados do segmento.

Os testes do ANCAP avaliaram a Hunter em diversos critérios, seguindo os mais recentes protocolos de regulação. A picape alcançou 85% em proteção para ocupantes adultos, 87% para ocupantes infantis, 87% para usuários vulneráveis da estrada (como pedestres e ciclistas) e 89% em assistência de segurança. Esses resultados superam os requisitos mínimos do ANCAP, que exigem pelo menos 80% nas categorias de proteção para ocupantes e 70% para assistência de segurança e proteção de usuários vulneráveis.

A picape JAC Hunter, recém-lançada no Brasil, conquistou 5 estrelas nos testes de segurança do ANCAP, Austrália. Esse resultado coloca o modelo em destaque no mercado automotivo.
A picape JAC Hunter, recém-lançada no Brasil, conquistou 5 estrelas nos testes de segurança do ANCAP, Austrália. Esse resultado coloca o modelo em destaque no mercado automotivo.

A Hunter demonstrou um desempenho particularmente forte em testes de impacto, incluindo o impacto frontal de largura total, impacto lateral e impacto lateral distante. A proteção para ocupantes infantis também foi destacada, com notas máximas nos testes de deslocamento frontal e impacto lateral. No entanto, a picape ainda tem áreas onde melhorias são necessárias. A proteção do tórax do motorista nos testes de poste oblíquo e deslocamento frontal foi considerada apenas “adequada”, e a eficácia dos cintos de segurança e airbags no teste frontal de largura total recebeu uma avaliação “marginal”. A proteção do tórax do passageiro traseiro também ficou aquém do ideal.

O ANCAP avaliou a JAC Hunter com base nos protocolos mais recentes, onde a picape surpreendeu ao alcançar excelentes resultados, especialmente na proteção para ocupantes adultos e infantis.
O ANCAP avaliou a JAC Hunter com base nos protocolos mais recentes, onde a picape surpreendeu ao alcançar excelentes resultados, especialmente na proteção para ocupantes adultos e infantis.

Comparando com a Mitsubishi L200 Triton, a JAC Hunter foi penalizada em 6,22 pontos na prova de colisão frontal contra outro veículo, enquanto a Triton recebeu uma penalidade de 3,16 pontos. Apesar disso, o ANCAP elogiou o desempenho geral da Hunter, destacando o comprometimento da JAC em oferecer altos níveis de segurança no mercado australiano.

Nos testes de segurança, a JAC Hunter atingiu 85% em proteção para ocupantes adultos e 87% para ocupantes infantis, superando as exigências mínimas do ANCAP.
Nos testes de segurança, a JAC Hunter atingiu 85% em proteção para ocupantes adultos e 87% para ocupantes infantis, superando as exigências mínimas do ANCAP.

Este resultado coloca a Hunter em uma posição de destaque no mercado, especialmente para consumidores que priorizam a segurança ao escolher um veículo. A JAC Motors, por meio desse lançamento, demonstra estar alinhada com os padrões globais de segurança, proporcionando um produto que não apenas atende, mas em muitos aspectos, supera as expectativas em testes rigorosos.

A Hunter superou os requisitos mínimos do ANCAP, que exigem pelo menos 80% em proteção para ocupantes e 70% em assistência de segurança e proteção de usuários vulneráveis.
A Hunter superou os requisitos mínimos do ANCAP, que exigem pelo menos 80% em proteção para ocupantes e 70% em assistência de segurança e proteção de usuários vulneráveis.

Fonte: ANCAP e Motor1.