O modelo 100% elétrico ainda não chegou, mas já sabemos que o Jaguar I-Pace estará disponível no país ainda este ano. Um misto de sedã e SUV em seu design, trará uma revolução no modo como pensamos sobre carros.
É um pouco difícil saber ao certo o preço que será praticado para o modelo, mas especulações em fontes sólidas indicam que será bem parecido com o seu irmão de propulsor a combustão: uma média de R$ 270.000 na versão de entrada e R$ 400.000 da top de linha.
O modelo será o primeiro 100% elétrico da marca. Ao contrário do que poderia parecer, o motor não é apenas potente, mas até mais do que os movidos a combustão. Na verdade, são dois motores elétricos – um para cada eixo – que trabalham em conjunto e proporcionam 394 cv de potência e um torque máximo de 71 kgf.m. Isso faz dele capaz de conduzir o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.
Sua bateria é constituída de íon de lítio de 90kWh, que proporciona uma autonomia de 480 km. Em uma tomada normal de 7kW, 80% de sua bateria pode ser carregada em 10 horas.
Sua estrutura em alumínio e aço garantem uma segurança completa aos ocupantes, pois o modelo conta com uma Célula de Segurança em torno da bateria e da cabine de modo a proteger tudo que estiver em seu interior num eventual impacto.
O nome pomposo desse sistema nada mais quer indicar que os freios atuam de forma independente sobre as rodas, aumentando a força de giro sobre o veículo, o que ajuda o motorista em curvas velozes a não perder o controle da direção.
Esse item é um opcional. Ele diminui a distância do veículo até o solo, o famoso vão livre, melhorando a aerodinâmica e dessa maneira o consumo de energia, fator muito importante para carros elétricos, especialmente no Brasil que ainda não está preparado para reabastacer esses veículos.
Esse exclusivo sistema da Jaguar é responsável por monitorar as condições em torno do veículo e calcular o desempenho dos motores e dos freios, adaptando-os às necessidades de cada situação. Ele se alia também à tração integral inteligente, proporcionando mais conforto e segurança.
Um sistema muito inteligente que percebe quando o motorista tira o pé do acelerador e começa a diminuir suavemente a velocidade ao mesmo tempo que aproveita da potência gerada para otimizar a autonomia da bateria.
A primeira versão apresentará os seguintes itens de série: repetidores de seta, lanternas traseiras de LED, lanternas traseiras de neblina, sistema de nivelamento automático dos faróis, retrovisores externos com aquecimento.
A segunda versão que chegará ao país, a First Edition, disponível apenas no primeiro ano de vendas conta ainda com: teto panorâmico, faróis de neblina dianteiros, retrovisores externos com aquecimento, memória, rebatimento elétrico, luzes de aproximação e função antiofuscante automática, para-brisa aquecido, lavador dos faróis e emblema HSE.
Em ambas versões o modelo estará equipado com o novo sistema multimídia da marca, o Touch Pro Duo. Ele é constituído por duas telas na central multimídia no painel central e também por um terceira tela no painel de instrumentos que será 100% digital. O sistema é bem parecido com o d Range Rover Velar.
A lista detalhada dos itens de série segue abaixo: