Jeep celebra 80 anos

A famosa marca completa 80 anos de criação, desenvolvimento e muita perspectiva para o futuro. Seu primeiro modelo foi para a utilização militar, e agora se fabrica diversos veículos para o mundo todo.

História
2 meses atrás
Jeep celebra 80 anos

Para comemorar os seus 80 anos, a Jeep também lança um livro exclusivo de suas histórias até aqui, que tiveram inspiração em contos reais, mas também conseguiram desenvolver uma trama de fantasias.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa marca, e quais foram os desfechos que mais marcaram a companhia até hoje, além disso, vou te contar um pouquinho sobre o livro exclusivo.

Desfechos memoráveis na história do Jeep

Em 15 de julho de 1941, há exatos 80 anos, a antiga Willys-Overland Co. assinou um contrato com o Exército dos Estados Unidos para iniciar a produção do primeiro veículo Jeep militar
Em 15 de julho de 1941, há exatos 80 anos, a antiga Willys-Overland Co. assinou um contrato com o Exército dos Estados Unidos para iniciar a produção do primeiro veículo Jeep militar

Engatando um pouco com o assunto do livro, imagina em 80 anos quantas histórias os amantes do Jeep tem passado? Muitas não é mesmo? Aqui vamos citar alguns momentos marcantes, e que também podem ser usados como inspiração para o conteúdo do livro.

São inúmeros marcos que ficaram pra história, desde lançamentos dos primeiros veículos, até os novos SUVs, então foi um grande desenvolvimento, e a marca continua trabalhando para grandes novidades no futuro!

O primeiro Jeep foi fabricado com intuito de atuação por meio do Exército dos Estados Unidos, então a Willys-Overland, fechou contrato com o Governo, e começou a fabricar cerca de 350.000 modelos, isso tudo aconteceu em 1941. E foi a partir daí que novos modelos começaram a chegar e fazer sucesso por onde passava, vamos conferir alguns deles.

Desenvolvimento dos modelos da marca

Um Jeep 4x4 para as massas
Um Jeep 4×4 para as massas

A partir do ano de 1941, a marca foi se expandindo, e com isso, os fabricantes foram procurando quais pontos o público mais levava em consideração, foi aí que os novos modelos começaram a fazer sucesso.

O primeiro SUV
O primeiro SUV

No ano de 1946, o modelo Wagon, teve alguns ajustes, inclusive em sua carroceria, que a partir daí era feita toda de aço. Três anos depois, a tração nas quatro rodas foi adicionada, caracterizando o veículo como o primeiro SUV da marca, assim era mais fácil de percorrer trilhas, e oferecia mais conforto aos passageiros.

Ainda assim, na mesma época tinha o modelo CJ-2A que também teve a tração nas quatro rodas, mas ainda sim o Wagon estava no topo do primeiro SUV. Alguns detalhes foram sendo ajustados ao longo dos anos, trazendo potência, mecanismos externos como a traseira que era dobrável, o estepe do veículo ficava na lateral, e os faróis apresentavam maior durabilidade e qualidade.

O SUV Premium

Wagoneer cria o SUV premium original
Wagoneer cria o SUV premium original

Em 1963, o ponto de desenvolvimento aconteceu no modelo Jeep Wagoneer, que atuava na transmissão da tração nas quatro rodas de um modo automatizado.

Essa mudança acabou acarretando no mercado, pois todo o conceito que o público tinha de um veículo com a tração 4×4, acabou mudando completamente a visão.

A marca começou a apresentar um novo SUV, que tinha características mais modernas e de alta performance e tecnologia, ampliando ainda mais a marca no mercado.

Vinte anos depois ainda foi sendo desenvolvido esse conceito novo do SUV, sendo apresentado uma nova experiência aos veículos 4×4, totalmente Premium e com características tecnológicas mais avançadas em relação a sonorização, ar condicionado entre outros, e esse modelo foi chamado de Grand Wagoneer.

O primeiro SUV compacto e seu futuro

O primeiro SUV compacto do mundo - Cherokee
O primeiro SUV compacto do mundo – Cherokee

Chegando nos “finalmente”, em 1984 foi lançado o Jeep Cherokee Xj, sendo um 4×4 bem menor do que as outras gerações, mas o seu espaço interno ainda estava otimizado, além disso, seu sistema de tração foi melhorado, onde foi instalado a ferramenta Command – Trac shift-on-the-fly, tornando o veículo o primeiro SUV compacto.

Com o passar do tempo, a marca foi investindo nos modelos que trouxessem mais conforto, maior otimização na hora de dirigir, e com uma performance melhorada, que foi o caso do modelo Jeep Wrangler lançado em 1986.

Expansão da marca

Nos últimos tempos a marca se surpreendeu em questões de desenvolvimento, melhorando os sistemas de trações dos veículos, performance, design e muitas outras características.

Além das melhorias de equipamentos e veículos, a Jeep também expandiu a sua zona de produção, abrindo o leque para mais países acompanharem as produções de perto.

São 80 anos, cheio de eventos, melhorias, trilhas e experiências dos amantes da marca, e ainda se promete novas aventuras por aí. Inspirados em novos projetos, como os novos Wagoneer e Grand Wagoneer 2022, a marca pretende passar experiências mais radicais e confortáveis para seus fãs.

O nascimento de uma lenda

O nascimento de uma lenda
O nascimento de uma lenda

A chegada do Jeep Wrangler em 1986 atendeu ao desejo do público de um SUV compacto com mais conforto. Ele apresentava um centro de gravidade mais baixo, dirigibilidade melhorada e um interior mais confortável. O modelo estabeleceu precedente para um dos veículos Jeep mais amados e robustos de todos os tempos. Embora o Wrangler tenha compartilhado o perfil de carroceria aberta familiar do CJ-7, ele continha poucas partes comuns com seu famoso predecessor. Mecanicamente, o Wrangler tinha mais em comum com o Cherokee. Em 5 de agosto de 1987, pouco mais de um ano após a apresentação do Wrangler, a American Motors Corporation foi vendida para a Chrysler Corporation e a popular marca Jeep se tornou parte da Divisão Jeep / Eagle da Chrysler.

O máximo em tração e dirigibilidade

O máximo em tração e dirigibilidade
O máximo em tração e dirigibilidade

Em 1999, dois novos sistemas de tração nas quatro rodas foram apresentados. O Quadra-Trac II ofereceu um sistema inovador que transfere o torque traseiro para a frente e de um lado para o outro, significando que o torque de tração estará disponível imediatamente para todas as quatro rodas – garantindo máxima tração e dirigibilidade a qualquer momento e em todas as circunstâncias sem participação do motorista. Quando o Quadra-Trac foi combinado com os novos eixos progressivos dianteiro e traseiro Vari-Lok, que entregam muito mais torque para a roda com maior aderência, o resultado foi o novo sistema Quadra-Drive.

4xe é o novo 4×4

4xe
4xe

A evolução da marca Jeep acelerou neste seu 80º aniversário com a chegada do 4xe, a utilização de recursos de eletrificação para desenvolver e produzir os veículos 4×4 mais robustos, divertidos e avançados do mundo, incluindo o totalmente remodelado Jeep Grand Cherokee, que será apresentado no Salão do Automóvel de New York, nos Estados Unidos.

Como ícone da Jeep, o Wrangler 4xe está liderando a ofensiva de eletrificação da marca no hemisfério Norte. O recurso 4×4 Trail Rated® do modelo é possível graças a uma bateria à prova d’água selada e sistemas eletrônicos que podem operar nas condições mais difíceis. Alimentado por um motor PHEV turbo de injeção direta 2.0L I4 DOHC, o 4xe oferece impressionantes 375 cv e 637 Nm de torque instantâneo. Com 49 MPGe, uma autonomia de 595 quilômetros, aceleração de 0-100 km/h em apenas seis segundos e modos de direção E-Selec, esse é o Wrangler mais robusto, eficiente, ecológico e tecnicamente avançado que, por conta de sua alimentação elétrica silenciosa, pode agora inserir com mais imersão seus usuários na natureza.

Histórias Jeep – O livro

Jeep lança livro inspirado em histórias reais
Jeep lança livro inspirado em histórias reais

O livro “Histórias Jeep” reúne várias aventuras e experiências dos fãs da marca, em trilhas, viagens e muito mais. Essa foi uma nova forma de entreter todos os jeepeiros a participarem dos contos da marca.

As histórias contam além de breves experiências, já que baseadas em fatos reais, elas foram contadas com mais fantasia, aventura e liberdade. O leitor verá, que em todas as situações, o Jeep estava lá participando.

As experiências dos jeepeiros serviram para mostrar como a aventura e a autenticidade inspiram as pessoas a alcançar novos ares, e essa foi uma das formas também de comemorar os 80 anos da Jeep em estilo.

O livro será disponibilizado como e-book para os fãs de assinatura em seu site oficial, e também serão distribuídas pelo menos 5 mil da versão em papel, então aproveite para conhecer uma das aventuras mais radicais da história do Jeep.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?