Jeep Renegade 1.3 Turbo 2025: desempenho surpreende, mas versão básica economiza em conforto

Quando o desempenho fala mais alto, o Jeep Renegade 1.3 Turbo mostra força com 176 cv, mas cobra o preço: abre mão de itens essenciais para manter valor abaixo de R$ 120 mil. Com boa dirigibilidade e construção robusta, o SUV ainda é opção viável, desde que comedida.
Publicado por Alan Corrêa em Jeep dia 28/03/2025

O Jeep Renegade passou por várias transformações desde seu lançamento em 2015, mas mantém até hoje uma proposta clara no segmento dos SUVs compactos: unir visual robusto, motor forte e proposta urbana com alguma aptidão para estradas ruins. Na prática, o modelo continua relevante mesmo em sua versão mais acessível, o Renegade 1.3 Turbo.

Pontos Principais:

  • Motor 1.3 turbo de 176 cv é destaque no segmento de entrada.
  • Equipamentos como multimídia e câmera de ré exigem pacote extra.
  • Acabamento interno é bom, mas espaço e porta-malas são limitados.
  • Suspensão independente nas quatro rodas melhora a dirigibilidade.
  • Preço inicial competitivo, mas sobe muito com opcionais.

Apesar da idade do projeto, o modelo de entrada da Jeep continua chamando atenção por oferecer um conjunto mecânico pouco comum em sua faixa de preço, com motor turbo de 176 cv, câmbio automático e suspensão traseira independente. Por outro lado, o corte de custos se faz visível em equipamentos ausentes e limitações em espaço.

Visualmente robusto, o Renegade mantém faróis full-LED, carroceria reta e rodas aro 17, mas carece de mudanças mais profundas no design desde a última reestilização, em 2022.
Visualmente robusto, o Renegade mantém faróis full-LED, carroceria reta e rodas aro 17, mas carece de mudanças mais profundas no design desde a última reestilização, em 2022.

Essa configuração, com preço sugerido de R$ 118.290, tenta equilibrar desempenho superior com um custo mais contido. Para isso, abre mão de itens comuns em rivais mais caros. A proposta atrai quem prioriza potência, mas impõe ao comprador escolhas difíceis em relação ao conforto e à tecnologia embarcada.

Design e projeto

Com visual robusto e faróis full-LED, o Renegade mantém o estilo SUV raiz, mas o design está datado e aguarda atualização visual prevista para o próximo ano.
Com visual robusto e faróis full-LED, o Renegade mantém o estilo SUV raiz, mas o design está datado e aguarda atualização visual prevista para o próximo ano.

O Renegade preserva as características visuais que o tornaram um dos modelos mais reconhecíveis da Jeep. Com carroceria retilínea e proporções compactas, o SUV mantém a identidade visual marcada por faróis circulares em LED, lanternas traseiras com desenho em “X” e um para-brisa pouco inclinado.

Essa assinatura visual ajuda a manter a presença de marca, mas revela a idade do projeto. A última reestilização ocorreu em 2022, e mudanças mais profundas no design estão previstas apenas para o próximo ano, quando o modelo ganhará atualizações externas.

Apesar do visual ainda identificado com a proposta “raiz” de SUV, o Renegade permanece baseado na primeira geração. O modelo atual mede 4,27 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e 2,57 metros de entre-eixos, com porte equilibrado para uso urbano.

Interior e espaço

No interior, o acabamento é de qualidade, mas o espaço traseiro é limitado e o porta-malas de 385 litros fica abaixo da média. Alguns itens simples também estão ausentes.
No interior, o acabamento é de qualidade, mas o espaço traseiro é limitado e o porta-malas de 385 litros fica abaixo da média. Alguns itens simples também estão ausentes.

No interior, o Renegade básico oferece acabamento interno com materiais macios ao toque e montagem cuidadosa, mas deixa de fora elementos que se tornaram comuns em modelos na faixa dos R$ 120 mil. Entre os itens ausentes estão painel digital, bancos de couro e sensor de chuva.

O espaço interno continua limitado, especialmente para quem viaja no banco traseiro. O entre-eixos curto e a largura contida resultam em uma cabine justa. O porta-malas, com 385 litros de capacidade, também não se destaca.

Alguns detalhes, no entanto, contribuem para a sensação de cuidado, como iluminação no banco traseiro e no compartimento de bagagens, além de rodas de liga leve de 17 polegadas que são de série, junto com faróis e lanternas em LED.

Equipamentos e pacotes

A lista de equipamentos de série do Renegade 1.3 Turbo inclui o básico para o segmento, como ar-condicionado analógico, direção elétrica, volante ajustável em altura e profundidade, vidros elétricos nas quatro portas e banco do motorista com ajuste de altura.

Itens como central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré e frenagem autônoma de emergência estão disponíveis apenas no pacote opcional Pack Tech, que custa R$ 8.700.

Há ainda o pacote Pack Work I, oferecido por R$ 12.000, que inclui barras de teto, rodas de 18 polegadas, protetor de cárter, tampão do porta-malas e tapetes.

  • Central multimídia e câmera de ré estão disponíveis só no Pack Tech.
  • O Pack Work I adiciona acessórios visuais e de proteção.
  • O preço com todos os pacotes se aproxima da versão Sport Altitude.

Desempenho e consumo

O Jeep Renegade 1.3 Turbo se destaca pelo motor de 176 cv, algo raro entre SUVs até R$ 120 mil, mas sacrifica recursos como câmera de ré e multimídia para manter o preço.
O Jeep Renegade 1.3 Turbo se destaca pelo motor de 176 cv, algo raro entre SUVs até R$ 120 mil, mas sacrifica recursos como câmera de ré e multimídia para manter o preço.

O principal atrativo do Renegade de entrada está no motor 1.3 turbo flex, com quatro cilindros, injeção direta de combustível e potência de 176 cv a 5.750 rpm. O torque máximo é de 27,5 kgfm já a 1.750 rpm, o que garante boas respostas em baixa rotação.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,7 segundos, e a velocidade máxima declarada é de 210 km/h. O câmbio automático de seis marchas e a tração dianteira compõem o conjunto mecânico.

Em relação ao consumo, o Inmetro aponta médias de 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números caem para 7,7 km/l e 9,1 km/l, respectivamente.

  • Motor 1.3 turbo com 176 cv e torque de 27,5 kgfm.
  • Consumo médio com gasolina: 11 km/l na cidade, 12,8 km/l na estrada.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.

Segurança e estrutura

O Renegade de entrada oferece seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina), monitoramento de pressão dos pneus e controles de tração e estabilidade. Freios a disco nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico também são itens padrão.

Itens como frenagem autônoma de emergência, aviso de saída involuntária de faixa e câmera de ré exigem a aquisição do pacote Pack Tech. Sensores de estacionamento não fazem parte do equipamento de fábrica e podem ser adicionados apenas como acessórios.

O projeto estrutural conta com suspensão independente tipo McPherson nas quatro rodas, com barra estabilizadora na dianteira e traseira. A direção é elétrica, e os pneus utilizam medidas 215/60 R17.

Custo de manutenção e garantia

As revisões programadas do Renegade estão entre as mais acessíveis da categoria. Os valores variam entre R$ 787 e R$ 1.526 até os 60.000 km, com destaque para o serviço de 50.000 km, que é o mais caro da tabela.

O modelo conta com garantia de fábrica de cinco anos, o que se tornou padrão para vários veículos da Stellantis. O tanque de combustível tem capacidade para 55 litros, o que contribui para uma autonomia razoável mesmo com consumo médio.

O seguro do Renegade básico tende a variar de acordo com o perfil do condutor e região, mas em geral é mais acessível que o de versões topo de linha, por não concentrar tantos itens eletrônicos ou acessórios caros.

Fonte: AutoEsporte e Uol.