O Jeep Renegade T270, versão de entrada do modelo 2025, surge como uma alternativa interessante no mercado de SUVs compactos. Equipado com o motor 1.3 turbo de 185 cv, o veículo mantém o mesmo conjunto mecânico das versões mais caras, mas a um preço competitivo. Essa configuração atrai tanto o público geral quanto pessoas que buscam um bom custo-benefício em relação ao desempenho e à potência.
Pontos Principais:
Desde a atualização do teto de isenção do ICMS e IPI para veículos PcD, novos modelos com valores até R$ 120.000 (ICMS) e R$ 200.000 (IPI) têm surgido. Essa mudança abriu espaço para opções como o Jeep Renegade T270, que combina simplicidade com características técnicas robustas, apresentando-se como um SUV compacto acessível e versátil.
Versão de entrada do Jeep Renegade 2025, o T270 é equipado com um motor flex 1.3 turbo, capaz de gerar 185 cv e 27,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. O modelo apresenta tração 4×2, direção elétrica e suspensão McPherson na dianteira e multilink na traseira, garantindo boa estabilidade. Suas dimensões incluem 426,8 cm de comprimento, 180,5 cm de largura, 170,2 cm de altura e 257 cm de entre-eixos. O porta-malas comporta 385 litros, enquanto o tanque tem capacidade para 55 litros.
Na configuração básica, o Renegade T270 vem com itens como rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis full-LED, seis airbags e ar-condicionado analógico. Outros componentes incluem retrovisores elétricos, chave canivete e sistema de tração Control+. Entretanto, faltam elementos como rack de teto, central multimídia e alguns acabamentos internos.
Para quem deseja adicionar itens como câmera de ré, multimídia de 7 polegadas e sistemas de assistência, a Jeep oferece o pacote opcional Tech por R$ 5.700. Outra alternativa é o pacote Work, que inclui protetor de cárter, estepe full-size e tampão do porta-malas, por R$ 12.000.
O desempenho do Jeep Renegade T270 é um dos seus pontos de destaque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge velocidade máxima de 210 km/h. Em retomadas, apresenta tempos como 4 segundos para 40 a 80 km/h, 5 segundos para 60 a 100 km/h e 6,2 segundos para 80 a 120 km/h.
O consumo urbano do modelo é de 10,8 km/l, enquanto na estrada registra média de 14,6 km/l. Comparativamente, rivais como o VW T-Cross Sense, que entrega 128 cv e 20,4 kgfm, apresentam consumo superior, com 12,7 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada, embora com desempenho inferior em aceleração e retomadas.
Externamente, a versão T270 se diferencia pela ausência de rack no teto, maçanetas e retrovisores em preto fosco e pela falta de emblemas traseiros. Internamente, o modelo conta com bancos de tecido e ajustes manuais. Embora ofereça boa ergonomia, há ausências notáveis, como luzes nos espelhos dos para-sóis, tampão no porta-malas e acabamento sofisticado.
A Jeep optou por manter o velocímetro e o conta-giros analógicos, seguindo uma linha mais simples no painel. Os opcionais disponíveis permitem incrementar o modelo conforme as necessidades do motorista, como a inclusão de tecnologia de assistência e conectividade.
O Jeep Renegade T270 tem preço base de R$ 118.290, o que o torna elegível para isenção de IPI, mas não de ICMS, caso seja adquirido por PcD. Com o pacote Tech, o valor sobe para R$ 123.990, enquanto a adição do pacote Work eleva o preço significativamente.
Embora menos equipado que suas versões superiores, o modelo entrega um conjunto mecânico robusto e desempenho superior a muitos concorrentes. Ele também foi reconhecido como Melhor Compra 2024 na categoria SUVs até R$ 120.000, destacando-se por seu equilíbrio entre custo e benefícios.
Fonte: Stellantis, Jeep, QuatroRodas e Terra.