Lamborghini Urus virou um SUV híbrido gigante com 800 cv de potência

A Lamborghini realmente está inovando com a versão híbrida plug-in do Urus SE, que combina impressionantes 800 cv de potência total. O uso do motor elétrico não apenas complementa o V8 4.0 de 620 cv, mas também adiciona uma dimensão de eficiência e um torque imediato que aprimora a dinâmica de condução do SUV. A autonomia elétrica de 59,2 km, apesar de limitada, é estratégica para o uso urbano e para obter vantagens fiscais em alguns mercados, o que é uma consideração importante para veículos dessa categoria.
Publicado por Alan Corrêa em Lamborghini dia 26/04/2024

A Lamborghini anunciou a introdução do Urus SE, uma versão híbrida plug-in do seu modelo SUV. Este lançamento marca um desenvolvimento importante na linha de produtos da empresa, combinando um motor a combustão com uma unidade elétrica. O veículo foi apresentado oficialmente antes da estreia pública na Auto China Beijing 2024.

O Lamborghini Urus SE utiliza um motor V8 4.0, que gera 620 cv, em conjunto com um motor elétrico de 192 cv, integrado a um câmbio automático de 8 marchas. A bateria de 25,9 kWh do veículo proporciona uma autonomia elétrica de aproximadamente 59,2 km, destinada principalmente para o uso urbano e para aproveitar benefícios fiscais em determinados mercados.

Características Técnicas

A Lamborghini lançou o Urus SE, um SUV híbrido plug-in. Este modelo combina um motor a combustão e uma unidade elétrica, marcando uma evolução na linha da marca.
A Lamborghini lançou o Urus SE, um SUV híbrido plug-in. Este modelo combina um motor a combustão e uma unidade elétrica, marcando uma evolução na linha da marca.

O Urus SE alcança uma potência combinada de 800 cv. A integração do sistema híbrido eleva o peso total do veículo para 2.540 kg, um aumento de 300 kg em relação às versões anteriores sem o sistema híbrido. Este aumento de peso é atribuído à inclusão da bateria e do sistema elétrico.

O desempenho do Urus SE é destacado por sua capacidade de aceleração, indo de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. Apesar de o aumento do peso influenciar ligeiramente a performance em comparação com modelos anteriores, o veículo ainda mantém uma performance competitiva dentro da sua categoria. A velocidade máxima anunciada é de 312 km/h.

Uma das inovações técnicas introduzidas é o sistema elétrico de vetorização de torque, localizado longitudinalmente no veículo. Esse sistema, junto com o diferencial traseiro eletrônico, ajuda a distribuir o torque de forma variável entre os eixos dianteiro e traseiro, otimizando a tração e a dinâmica de condução em diferentes condições de superfície.

Design e Aerodinâmica

O Urus SE possui um motor V8 de 4.0 que produz 620 cv e um motor elétrico de 192 cv. A transmissão é automática de 8 marchas. A autonomia elétrica é de cerca de 59,2 km.
O Urus SE possui um motor V8 de 4.0 que produz 620 cv e um motor elétrico de 192 cv. A transmissão é automática de 8 marchas. A autonomia elétrica é de cerca de 59,2 km.

O design do Urus SE foi atualizado para refletir avanços em termos de aerodinâmica e estética. O capô foi redesenhado com um formato mais longo e sem linhas de corte visíveis, uma novidade que busca harmonizar com os conceitos estilísticos introduzidos por outros modelos recentes da marca. A frente do veículo também apresenta novos conjuntos de faróis com tecnologia LED.

O interior do Urus SE foi concebido para oferecer uma interface intuitiva e confortável para o condutor. Um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma tela sensível ao toque de igual dimensão estão integrados ao sistema de infotainment da Lamborghini, que inclui atualizações gráficas e uma interface mais amigável.

O interior do Urus SE foca em conforto e tecnologia, com painel e tela de 12,3 polegadas. As atualizações no design do veículo também buscam otimizar a aerodinâmica.
O interior do Urus SE foca em conforto e tecnologia, com painel e tela de 12,3 polegadas. As atualizações no design do veículo também buscam otimizar a aerodinâmica.

A aerodinâmica do veículo foi otimizada com a introdução de novos dutos de ar e uma reconfiguração dos componentes da parte inferior do veículo para melhorar a refrigeração mecânica e do motor. Estas mudanças resultam em um aumento de 15% na capacidade de refrigeração em comparação com o modelo anterior.

Estratégias de Condução e Personalização

O Urus SE oferece diversas opções de personalização, tanto em termos de desempenho quanto de aparência. Os clientes podem escolher entre uma ampla gama de cores externas e configurações internas, com 47 combinações de cores para o interior disponíveis. As rodas de liga leve foram atualizadas, e novos pneus Pirelli P Zero foram introduzidos, disponíveis em diferentes tamanhos, desde 21 até 23 polegadas.

Em termos de modos de condução, o veículo oferece seis modos padrão: Strada (rua), Sport (esporte), e Corsa (pista), além de Neve, Sabbia (areia) e Terra (terra). A esses modos, somam-se quatro novas opções de Estratégias de Performance Elétrica (EPS): EV Drive, Híbrido, Performance e Recarga. Cada modo ajusta variáveis como a altura do veículo, a resposta da direção e a sonoridade do motor para otimizar a experiência de condução de acordo com as condições e preferências.

Impacto no Mercado e Perspectivas Futuras

A Lamborghini ampliou as opções de personalização do Urus SE, incluindo cores externas e combinações de interiores. As rodas de liga leve foram atualizadas e novos pneus foram introduzidos.
A Lamborghini ampliou as opções de personalização do Urus SE, incluindo cores externas e combinações de interiores. As rodas de liga leve foram atualizadas e novos pneus foram introduzidos.

A introdução do Urus SE representa um passo significativo para a Lamborghini em direção à eletrificação de sua linha de produtos. Este movimento está alinhado com uma tendência crescente na indústria automotiva para o desenvolvimento de veículos mais sustentáveis e eficientes. A escolha por um modelo híbrido plug-in reflete tanto uma adaptação às regulamentações ambientais mais rigorosas quanto uma resposta às expectativas dos consumidores por veículos que combinem performance e responsabilidade ambiental.

O Urus SE não só consolida a posição da Lamborghini no segmento de SUVs de luxo, mas também atrai um público que valoriza a inovação tecnológica e a sustentabilidade. A estratégia de marketing e posicionamento do produto será crucial para o sucesso contínuo da marca neste segmento competitivo.

Finalmente, espera-se que o Urus SE desempenhe um papel fundamental no fortalecimento da presença global da Lamborghini, contribuindo para o crescimento da marca em mercados-chave ao redor do mundo. A empresa continua a explorar novas tecnologias e a desenvolver veículos que se destacam tanto pelo desempenho quanto pela eficiência, mantendo-se fiel ao seu legado de inovação.

O Urus SE oferece seis modos de condução padrão e quatro novas opções relacionadas ao sistema híbrido. Os modos ajustam altura, direção e sonoridade do motor para otimizar a experiência.
O Urus SE oferece seis modos de condução padrão e quatro novas opções relacionadas ao sistema híbrido. Os modos ajustam altura, direção e sonoridade do motor para otimizar a experiência.

*Com informações da Lamborghini, CNN e Terra.