Lançamento do Novo Porsche 99X Electric para as Temporadas 2024/2025 da Fórmula E

A Porsche apresentou o 99X Electric para as próximas temporadas da Fórmula E, com inovações como tração integral temporária e pneus Hankook. O modelo conta com melhorias na asa dianteira e um design atualizado em tons de roxo e verde. Pascal Wehrlein e António Félix da Costa continuam como pilotos. O carro reflete o compromisso da Porsche com a eletrificação e a tecnologia sustentável.
Publicado por Alan Corrêa em Porsche dia 24/10/2024

A Porsche apresentou oficialmente o novo Porsche 99X Electric, modelo que será utilizado nas próximas duas temporadas da Fórmula E. O veículo foi desenvolvido de acordo com os regulamentos da terceira geração atualizada de carros de Fórmula E, conhecida como GEN3 Evo. O lançamento foi realizado no dia 24 de outubro, em um evento virtual com a presença de Bruno Correia, piloto do safety car da Fórmula E e piloto de desenvolvimento do GEN3 Evo.

Pontos Principais:

  • Ativação temporária da tração dianteira em largadas, qualificações e Modo Ataque.
  • Nova asa dianteira modificada para maior estabilidade.
  • Pneus Hankook adequados para condições secas e molhadas.
  • Participação de Pascal Wehrlein e António Félix da Costa nas próximas temporadas.

O Porsche 99X Electric se destaca por melhorias técnicas e avanços no design. Entre as principais inovações estão a ativação da tração nas rodas dianteiras, pneus com maior aderência e uma asa dianteira modificada. A equipe de Fórmula E da TAG Heuer Porsche contará com os pilotos Pascal Wehrlein, atual campeão mundial, e António Félix da Costa, piloto com mais vitórias na última temporada.

Novidades Técnicas do Porsche 99X Electric GEN3 Evo

A Porsche lançou o novo 99X Electric para competir nas próximas temporadas da Fórmula E. O modelo segue os regulamentos atualizados da GEN3 Evo e traz melhorias significativas em desempenho e tecnologia.
A Porsche lançou o novo 99X Electric para competir nas próximas temporadas da Fórmula E. O modelo segue os regulamentos atualizados da GEN3 Evo e traz melhorias significativas em desempenho e tecnologia.

As principais inovações técnicas do Porsche 99X Electric GEN3 Evo estão relacionadas a modificações padronizadas para todas as equipes da Fórmula E. Uma das mudanças mais significativas é a ativação temporária da tração dianteira durante os treinos de qualificação, largadas de corrida e no Modo Ataque. Essa tração integral temporária possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de dois segundos.

Outra inovação são os novos pneus fornecidos pela Hankook, projetados para oferecer maior desempenho e aderência, com um perfil único para condições secas e molhadas. Cada carro terá apenas dois conjuntos de pneus por fim de semana de corrida, ou três em rodadas duplas, o que contribui para a redução da pegada de carbono no campeonato.

Além disso, o Porsche 99X Electric ganhou uma asa dianteira modificada, que aumenta a estabilidade do veículo e o torna mais resistente ao contato. Outras mudanças foram feitas no revestimento, especialmente atrás da barra de proteção e na área das rodas traseiras.

Desenvolvimentos Internos do Porsche 99X Electric

O 99X Electric agora conta com tração integral temporária, ativada durante largadas, qualificações e no Modo Ataque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de dois segundos.
O 99X Electric agora conta com tração integral temporária, ativada durante largadas, qualificações e no Modo Ataque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de dois segundos.

O novo Porsche 99X Electric herda características de modelos anteriores, que garantiram vitórias consecutivas nos campeonatos mundiais de pilotos. No ciclo GEN3, o carro venceu com Jake Dennis em 2022/2023 e Pascal Wehrlein em 2023/2024. O conceito geral do veículo segue a mesma linha, com uma ênfase na otimização da eficiência, dada a limitação de energia disponível imposta pelos regulamentos.

A Porsche aproveitou o desenvolvimento do GEN3 Evo para aprimorar componentes internos do veículo. As áreas de melhoria identificadas nas últimas temporadas foram exploradas, especialmente na parte de direção. Esses desenvolvimentos internos, homologados para duas temporadas, são essenciais para melhorar o desempenho nas pistas e também podem influenciar o desenvolvimento de carros esportivos da marca.

O próximo grande avanço está previsto para a quarta geração do carro, conhecida como GEN4, que deverá ser introduzida na temporada 13 da Fórmula E, em 2026/2027.

Cores e Design do Novo Porsche 99X Electric

O Porsche Taycan Turbo GT é o modelo elétrico mais potente da marca, destacando-se pela alta performance e avançadas tecnologias de eletrificação e sustentabilidade.
O Porsche Taycan Turbo GT é o modelo elétrico mais potente da marca, destacando-se pela alta performance e avançadas tecnologias de eletrificação e sustentabilidade.

O novo Porsche 99X Electric apresenta uma paleta de cores atualizada, com tons de Purple Sky Metallic e Shade Green Metallic. Essas cores foram escolhidas para representar a conexão entre o automobilismo e os carros esportivos elétricos da Porsche. O roxo e o verde também foram utilizados no lançamento do Taycan Turbo GT, o modelo de produção mais potente da Porsche.

A mudança nas cores também reflete o compromisso da Porsche com a eletrificação e a inovação. A nova combinação visual é vista como um símbolo da força tecnológica da marca, tanto nas competições de Fórmula E quanto no desenvolvimento de veículos elétricos para o mercado consumidor.

Desempenho Técnico do Porsche 99X Electric GEN3 Evo

Com uma asa dianteira redesenhada, o Porsche 99X Electric ganha maior estabilidade, tornando-se mais resistente a impactos, uma vantagem importante nas corridas de Fórmula E.
Com uma asa dianteira redesenhada, o Porsche 99X Electric ganha maior estabilidade, tornando-se mais resistente a impactos, uma vantagem importante nas corridas de Fórmula E.

O Porsche 99X Electric possui especificações técnicas avançadas que contribuem para seu desempenho nas pistas. Em condições normais, o carro conta com 300 kW de potência, podendo atingir 350 kW durante o Modo Ataque ou nos treinos de qualificação. A tração traseira é ativada em situações normais, enquanto a tração integral temporária é utilizada em momentos específicos das corridas.

A aceleração do Porsche 99X Electric é um dos pontos de destaque, com o veículo atingindo 100 km/h em cerca de dois segundos. O sistema de recuperação de energia é capaz de gerar até 600 kW, sendo que aproximadamente 50% da energia utilizada em uma corrida vem desse processo de regeneração durante a frenagem.

O sistema de frenagem também foi aprimorado, com potência de frenagem regenerativa de até 250 kW no eixo dianteiro e 350 kW no eixo traseiro. Os freios de fricção são utilizados apenas em situações de emergência.

Bateria e Peso do Porsche 99X Electric

A nova pintura do 99X Electric, com cores Purple Sky Metallic e Shade Green Metallic, reflete a conexão entre a inovação no automobilismo e os carros esportivos elétricos da Porsche.
A nova pintura do 99X Electric, com cores Purple Sky Metallic e Shade Green Metallic, reflete a conexão entre a inovação no automobilismo e os carros esportivos elétricos da Porsche.

O Porsche 99X Electric é equipado com uma bateria de íon-lítio com capacidade de armazenamento utilizável de 38,5 kWh. Essa bateria pesa 285 kg e é projetada para carregamento rápido, com uma potência de até 600 kW por meio do sistema CCS (Combined Charging System). O veículo possui um peso total de 862 kg, incluindo o piloto.

As dimensões do carro são outro fator importante para seu desempenho. O Porsche 99X Electric tem 5.016 mm de comprimento, 1.700 mm de largura e 1.023 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.970 mm. A bitola dianteira é de 1.440 mm e a traseira de 1.380 mm.

Essas especificações foram cuidadosamente ajustadas para garantir que o carro atenda às exigências da Fórmula E, mantendo o equilíbrio entre desempenho, eficiência e segurança.

Porsche e o Compromisso com a Fórmula E

A equipe TAG Heuer Porsche Formula E continua com Pascal Wehrlein, atual campeão mundial, e António Félix da Costa. Ambos os pilotos esperam manter a competitividade nas próximas temporadas.
A equipe TAG Heuer Porsche Formula E continua com Pascal Wehrlein, atual campeão mundial, e António Félix da Costa. Ambos os pilotos esperam manter a competitividade nas próximas temporadas.

A temporada 2024/2025 marca a sexta participação da Porsche na Fórmula E. Além da equipe de fábrica TAG Heuer Porsche Formula E, a equipe norte-americana Andretti Formula E também competirá com o Porsche 99X Electric. O desenvolvimento do veículo foi realizado na fábrica da Porsche em Weissach, que opera com neutralidade de carbono, destacando o compromisso da marca com a sustentabilidade.

Com sua participação no campeonato mundial, a Porsche reforça sua posição de liderança na eletrificação e no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. A empresa busca não apenas vitórias nas pistas, mas também transferir o conhecimento adquirido para a produção de seus veículos elétricos de rua.

A Fórmula E oferece à Porsche a oportunidade de testar e melhorar tecnologias que são diretamente aplicáveis a seus carros esportivos de produção em série, como sistemas de recuperação de energia e soluções de eficiência energética.

Fonte: Porsche.