A Leapmotor confirmou sua participação no 101º Salão Automóvel de Bruxelas, que ocorrerá de 10 a 19 de janeiro de 2025. Durante o evento, a marca apresentará pela primeira vez na Europa o Leapmotor C10, um modelo equipado com a tecnologia REEV (Range Extender Electric Vehicle). Essa abordagem tecnológica combina elementos dos veículos elétricos e dos automóveis tradicionais a combustão.
Pontos Principais:
O Leapmotor C10 REEV foi desenvolvido para atender às necessidades de consumidores que buscam uma alternativa híbrida, proporcionando maior flexibilidade em termos de autonomia. A combinação de um motor elétrico com um motor de combustão interna (ICE) representa uma solução eficiente para trajetos longos, ao mesmo tempo que mantém a funcionalidade de um veículo elétrico no uso cotidiano.
O Leapmotor C10 REEV está equipado com um motor elétrico de 158 kW, equivalente a 215 cavalos de potência, que é responsável pela tração principal do veículo. Além disso, o modelo conta com um motor de combustão interna de 1,5 litros, que funciona como extensor de autonomia, recarregando a bateria quando necessário.
A bateria de 28,4 kWh oferece uma autonomia elétrica de 145 km no ciclo WLTP, enquanto a autonomia total combinada ultrapassa os 950 km. Este alcance combinado é uma solução para quem precisa de flexibilidade e eficiência, principalmente em trajetos mais longos. A eficiência do consumo de combustível é outro destaque, com uma média de apenas 0,4 L/100 km, o que resulta em emissões de CO2 de 10 g/km no ciclo WLTP.
A tecnologia REEV do C10 permite que o motor elétrico seja o principal responsável pela movimentação do veículo. Quando a carga da bateria está baixa, o motor de combustão interna entra em operação, gerando eletricidade para recarregar a bateria. Este sistema mantém o veículo em movimento, mesmo em situações onde não é possível realizar o carregamento convencional.
Essa configuração permite que os condutores desfrutem de uma experiência típica de um veículo elétrico, enquanto contam com a conveniência de um motor a combustão para viagens longas. O sistema é controlado por meio de comandos no ecrã principal, permitindo que o usuário escolha entre modos de operação que priorizam a autonomia elétrica ou a potência, dependendo da necessidade.
O Leapmotor C10 REEV suporta carregamentos rápidos em corrente contínua (DC) e alternada (AC). No modo de carregamento rápido DC, o veículo é capaz de recuperar metade da autonomia elétrica em apenas 18 minutos, o que facilita o uso em trajetos longos ou situações de emergência. Essa funcionalidade é projetada para aumentar a conveniência dos usuários, especialmente em áreas urbanas ou rodovias.
Além disso, o modelo conta com recursos para maximizar a eficiência energética, reduzindo a necessidade de frequentes paradas para abastecimento ou recarga. A capacidade de alternar entre fontes de energia elétrica e combustível tradicional contribui para ampliar a autonomia do veículo, sem comprometer a experiência do usuário.
O lançamento do Leapmotor C10 REEV faz parte da estratégia da empresa para expandir sua atuação no mercado europeu. A combinação de uma tecnologia híbrida eficiente e um preço competitivo torna o modelo uma opção atrativa para consumidores que procuram uma solução flexível e com baixo impacto ambiental.
O modelo é particularmente adequado para clientes que buscam os benefícios de um veículo elétrico, mas precisam de maior flexibilidade para percorrer longas distâncias. Além disso, o C10 REEV foi projetado para atender tanto às demandas da condução urbana quanto aos desafios das viagens de longa duração, oferecendo versatilidade para diferentes perfis de consumidores.
Fonte: Stellantis.