Leilão no RS de carros afetados pela enchente tem preços até 60% abaixo da tabela

A enchente de abril e maio danificou cerca de 200 mil veículos. Seguradoras assumiram a posse dos carros e os destinaram a leilões. O primeiro leilão vendeu 111 veículos de um total de 120 ofertados.
Publicado em Local dia 25/06/2024 por Alan Corrêa

No Rio Grande do Sul, os leilões de carros danificados pela recente enchente têm atraído muitos compradores interessados em adquirir veículos por preços bem abaixo do valor de mercado. Os carros, vendidos por valores que variam entre 45% e 60% da Tabela Fipe, representam uma oportunidade para aqueles que buscam um bom negócio.

A enchente que afetou o estado entre abril e maio deste ano causou danos em cerca de 200 mil veículos, segundo consultorias especializadas. Os proprietários desses carros acionaram seus seguros, que indenizaram os clientes e assumiram a posse dos veículos danificados. Esses automóveis foram então destinados a leilões organizados pelas seguradoras.

No Rio Grande do Sul, leilões de carros danificados pela enchente oferecem veículos por até 60% do valor de mercado. Proprietários acionaram seguros, que indenizaram clientes e organizaram pregões - Foto: Reprodução/RBS TV
No Rio Grande do Sul, leilões de carros danificados pela enchente oferecem veículos por até 60% do valor de mercado. Proprietários acionaram seguros, que indenizaram clientes e organizaram pregões – Foto: Reprodução/RBS TV

O primeiro leilão de carros da enchente, realizado em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, contou com a venda de 120 veículos, dos quais 111 foram arrematados. Bruno Manso de Siqueira, um dos compradores, destacou que os carros de leilão geralmente são vendidos por cerca de 50% do valor de mercado, tornando-se uma opção vantajosa.

Liliamar Pestana Gomes, a leiloeira responsável pelo evento, explicou que os pregões são realizados tanto em auditório quanto transmitidos pela internet, permitindo a participação de interessados de todo o país. Ela ressaltou que os veículos são higienizados e, em alguns casos, passam por um processo de retirada de óleo e outras preparações para a venda.

No depósito em Nova Santa Rita, há cerca de 6 mil veículos parados, aguardando para serem colocados à venda nos próximos leilões. O processo de venda segue a legislação vigente, que determina que os carros sejam vendidos no estado exato em que se encontram.

Para muitos compradores, a compra de carros de leilão representa uma oportunidade de adquirir um veículo por um preço significativamente reduzido. No entanto, é importante que os interessados estejam cientes das condições dos automóveis e considerem os possíveis custos de reparo.

Os leilões de carros danificados pela enchente no Rio Grande do Sul continuam a ser uma opção para quem busca um veículo por um preço mais acessível. Com a transparência das seguradoras e a possibilidade de participação online, esses eventos têm atraído um público variado, de diferentes regiões do país.

Fonte: G1.