Lenda dos ralis está de volta: Ford Escort RS de primeira geração retorna como modelo novinho custando quase R$ 2 milhões

O Ford Escort RS Mk I, ícone dos ralis dos anos 1970, foi recriado pela Boreham Motorworks com licença da Ford. Construído do zero, combina design clássico e mecânica moderna, com até 300 cv e peso de 800 kg. O novo Ford Escort RS tem câmbio manual de quatro marchas para a versão 1.8 de 182 cv e de cinco marchas na opção 2.1 de 300 cv, priorizando uma experiência de condução purista.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 15/12/2024

O Ford Escort RS Mk I, um clássico do automobilismo mundial, volta à cena pelas mãos da empresa britânica Boreham Motorworks. O modelo, originalmente fabricado entre 1967 e 1975, foi reconstruído como um “continumod”, conceito que combina construção do zero com tecnologia moderna, mas respeitando a precisão do design original. A produção limitada será de apenas 150 unidades, tornando o veículo um item exclusivo no mercado automotivo.

Pontos Principais:

  • Ford Escort RS Mk I renasce com produção limitada a 150 unidades.
  • Modelo será construído do zero, com numeração oficial da Ford.
  • Opções de motor de até 300 cv e foco em baixo peso total.
  • Preço inicial de £ 295.000, cerca de R$ 2,3 milhões.

A Boreham Motorworks obteve licença da Ford para desenvolver o projeto, o que inclui o uso oficial de numeração de chassis da montadora. Com essa parceria, o novo Escort RS Mk I mantém a tradição da sigla RS, que surgiu nos anos 1970 como referência ao sucesso do modelo nos ralis. Entre as inovações do projeto, destacam-se o uso de materiais modernos no monobloco e a inclusão de tecnologia atualizada, embora mantendo o caráter purista do veículo.

Histórico do Ford Escort e o Renascimento

O Ford Escort RS Mk I foi recriado pela Boreham Motorworks com licença da Ford. O modelo será produzido como continumod, unindo design clássico e tecnologia moderna, em uma série limitada.
O Ford Escort RS Mk I foi recriado pela Boreham Motorworks com licença da Ford. O modelo será produzido como continumod, unindo design clássico e tecnologia moderna, em uma série limitada.

O Ford Escort foi introduzido no Brasil em 1983, marcando presença com a terceira geração do modelo, conhecida como Mk III. No entanto, as duas primeiras gerações, fabricadas na Europa com motor longitudinal e tração traseira, permanecem praticamente desconhecidas por aqui. Esses modelos tiveram grande popularidade em mercados internacionais, incluindo o Uruguai, onde ainda são vistos em uso.

O Mk I se destacou nos ralis, especialmente em 1970, quando venceu o Rali da Copa do Mundo, uma competição de 25.700 km entre Londres e a Cidade do México, passando pelo Rio de Janeiro. Esse legado consolidou a reputação do modelo como um ícone esportivo, especialmente em suas versões mais potentes, marcadas pela sigla RS.

Após o encerramento da produção do Escort em 2002 na Europa, o nome voltou brevemente à China em 2015. Agora, a Boreham Motorworks busca reviver o Mk I, celebrando sua história e introduzindo melhorias que o adaptam aos padrões atuais de desempenho e conforto.

Características Técnicas do Novo Escort RS Mk I

O projeto do novo Escort mantém o design dos anos 1970, mas é construído com materiais atuais. Ele será lançado em 2025, com produção limitada a 150 unidades e preço inicial de R$ 2,3 milhões.
O projeto do novo Escort mantém o design dos anos 1970, mas é construído com materiais atuais. Ele será lançado em 2025, com produção limitada a 150 unidades e preço inicial de R$ 2,3 milhões.

O novo Escort RS Mk I foi projetado para respeitar a estética e as dimensões originais, mas traz avanços significativos. O monobloco é fabricado em aço, enquanto o capô e a tampa do porta-malas são de fibra de carbono, reduzindo o peso total para apenas 800 kg. A estrutura foi otimizada com a ajuda de modelos digitais, garantindo maior rigidez e precisão.

Duas opções de motorização estão disponíveis. A versão padrão conta com um motor 1.8 de 182 cv e câmbio manual de quatro marchas. Uma opção mais potente inclui um motor 2.1 de 300 cv, capaz de atingir 10.000 rpm e conectado a uma transmissão manual de cinco marchas. Ambos os motores possuem injeção eletrônica, e o modelo mais potente também conta com controle eletrônico de acelerador.

A suspensão foi modernizada com novos materiais e geometrias, e os freios incluem discos nas quatro rodas. Embora o modelo não disponha de tecnologias como ABS ou controle de tração, sua construção prioriza a experiência de direção clássica. As rodas de 15 polegadas são equipadas com pneus modernos, ampliando a aderência e o desempenho.

Design e Interior

O interior do Escort RS Mk I combina tradição e modernidade. Oferece bancos concha, gaiola de proteção e acabamentos de alta qualidade, como couro e alcantara, além de uma central multimídia.
O interior do Escort RS Mk I combina tradição e modernidade. Oferece bancos concha, gaiola de proteção e acabamentos de alta qualidade, como couro e alcantara, além de uma central multimídia.

O design do Escort RS Mk I preserva as linhas clássicas do modelo original, mas incorpora elementos modernos. Os faróis de LED e o acabamento em fibra de carbono são exemplos de atualizações que garantem funcionalidade sem comprometer a estética retrô. A cabine pode ser personalizada com materiais como couro e alcantara, oferecendo maior conforto ao condutor.

Sem sistemas eletrônicos como ABS ou controle de tração, o novo Escort mantém a experiência purista de condução, mas traz freios a disco nas quatro rodas e suspensão otimizada.
Sem sistemas eletrônicos como ABS ou controle de tração, o novo Escort mantém a experiência purista de condução, mas traz freios a disco nas quatro rodas e suspensão otimizada.

O interior possui bancos tipo concha e uma gaiola de proteção que aumenta a segurança e a rigidez estrutural. A Boreham Motorworks oferece também opções como cintos de segurança de quatro pontos e compartimentos de fibra de carbono para armazenamento de capacetes. Como concessão à modernidade, o carro conta com ar-condicionado e uma central multimídia compacta.

O Ford Escort RS Mk I oferece câmbio manual de quatro marchas para a versão 1.8 de 182 cv e de cinco marchas na opção 2.1 de 300 cv, priorizando uma experiência de condução purista.
O Ford Escort RS Mk I oferece câmbio manual de quatro marchas para a versão 1.8 de 182 cv e de cinco marchas na opção 2.1 de 300 cv, priorizando uma experiência de condução purista.

Os mostradores no painel são de alumínio anodizado, reforçando a conexão entre o design clássico e a funcionalidade moderna. O volante e os pedais também foram redesenhados para atender aos padrões contemporâneos de ergonomia.

Produção e Futuro

Além do Escort RS Mk I, a Boreham Motorworks planeja lançar outros continumods, como o Ford RS200, modelo projetado para o Grupo B de ralis nos anos 1980, expandindo sua linha.
Além do Escort RS Mk I, a Boreham Motorworks planeja lançar outros continumods, como o Ford RS200, modelo projetado para o Grupo B de ralis nos anos 1980, expandindo sua linha.

A produção do novo Escort RS Mk I será limitada a 150 unidades, cada uma com um número de chassi fornecido oficialmente pela Ford. A Boreham Motorworks promete um nível de qualidade equivalente ao dos veículos fabricados nos anos 1970, mas com padrões técnicos mais elevados.

A empresa também anunciou planos para expandir sua linha de continumods, incluindo um projeto baseado no RS200, carro com motor central e tração integral que competiu no Grupo B do mundial de rali na década de 1980. Essa estratégia demonstra a intenção da Boreham Motorworks de manter vivo o legado da Ford no automobilismo.

Especificações Principais

O Ford Escort RS Mk I renasce para celebrar sua história nos ralis e atender colecionadores. A combinação de exclusividade, design clássico e alta performance é o destaque do projeto.
O Ford Escort RS Mk I renasce para celebrar sua história nos ralis e atender colecionadores. A combinação de exclusividade, design clássico e alta performance é o destaque do projeto.
  • Preço aproximado: £ 295.000 (aproximadamente R$ 2,3 milhões)
  • Opções de motor: 1.8 (182 cv) e 2.1 (300 cv)
  • Peso: 800 kg
  • Transmissão: manual de 4 ou 5 marchas
  • Produção limitada: 150 unidades
  • Início da produção: terceiro trimestre de 2025
  • Garantia: 2 anos ou 32 mil quilômetros
  • Materiais: monobloco de aço e peças em fibra de carbono
  • Pneus: 205/50 R15 (frente) e 225/50 R15 (traseira)
  • Suspensão e freios: tecnologia moderna com discos nas quatro rodas

Fonte: BorehamMotorworks, Motor1 e AutoEsporte.