Lexus UX 300h chega ao Brasil com sistema híbrido mais potente

O Lexus UX 300h chega ao Brasil substituindo o UX 250h, com um sistema híbrido mais potente de 198 cv, design renovado e novas tecnologias no interior. O modelo faz parte da estratégia de eletrificação total da Lexus, trazendo melhorias no consumo e na eficiência, além de reforçar o compromisso da marca com a redução de emissões de CO2 até 2035. Disponível em versão única por R$ 299.990.
Publicado por Alan Corrêa em Lexus dia 30/10/2024

O Lexus UX 300h é a nova aposta da Lexus no Brasil, substituindo o modelo anterior UX 250h. Com um sistema híbrido atualizado e mais potente, o crossover chega ao mercado com uma série de inovações tecnológicas e mudanças no design, buscando se consolidar no segmento premium de veículos eletrificados. O modelo, oferecido em versão única, foi lançado com o objetivo de atender às demandas de consumidores que procuram um veículo eficiente e com baixo impacto ambiental, sem abrir mão do desempenho e da versatilidade.

Pontos Principais:

  • Substituição do modelo Lexus UX 250h pelo UX 300h no Brasil.
  • Sistema híbrido atualizado com 198 cv de potência combinada.
  • Design renovado com materiais leves e melhorias no interior.
  • Foco na eletrificação total do portfólio de veículos da Lexus no Brasil.

A chegada do UX 300h ao Brasil também faz parte de uma estratégia mais ampla da Lexus e da Toyota, que visa a eletrificação total do portfólio de veículos da marca no país. O novo crossover incorpora a quinta geração do sistema híbrido da Lexus, destacando-se pela potência combinada de 198 cv e pelas melhorias no desempenho. Com um preço inicial de R$ 299.990, o Lexus UX 300h busca se destacar em um mercado competitivo, oferecendo um conjunto de tecnologias avançadas e soluções voltadas para a sustentabilidade.

Lexus UX 300h Substitui o UX 250h no Brasil com Novo Sistema Híbrido

O Lexus UX 300h é lançado no Brasil como substituto do UX 250h, trazendo inovações no sistema híbrido e mais potência, reforçando a eletrificação total do portfólio da marca no país.
O Lexus UX 300h é lançado no Brasil como substituto do UX 250h, trazendo inovações no sistema híbrido e mais potência, reforçando a eletrificação total do portfólio da marca no país.

O novo Lexus UX 300h chegou ao Brasil para substituir o modelo anterior, o UX 250h. Com atualizações importantes no sistema híbrido, agora em sua quinta geração, o crossover japonês apresenta um motor mais potente e mudanças significativas em sua transmissão e design. A versão única do UX 300h é oferecida por R$ 299.990 e busca consolidar a posição da Lexus no segmento de veículos premium eletrificados.

A Lexus do Brasil destacou que o novo UX 300h conta com melhorias no motor e no desempenho geral. A potência combinada do sistema híbrido passou de 182 cv, no UX 250h, para 198 cv, representando um aumento de 16 cv. O veículo combina um motor a gasolina de 2.0 litros com 152 cv de potência e 184 Nm de torque, com um motor elétrico que gera 112 cv e 202 Nm. Além disso, a transmissão continuamente variável (CVT) do tipo planetária foi atualizada com a tecnologia shift-by-wire, que permite uma troca de marchas mais rápida e suave.

A quinta geração do sistema híbrido da Lexus também traz baterias de íons de lítio atualizadas e novos equipamentos de série. Segundo a fabricante, o UX 300h foi projetado para oferecer um desempenho mais responsivo e eficiente, alinhado ao objetivo global da Toyota de reduzir as emissões de CO2 em mais de 50% até 2035.

Design e Estrutura do Lexus UX 300h

No design, o Lexus UX 300h apresenta a tradicional grade frontal da marca e faróis de LED em "L". O uso de materiais leves, como alumínio, reduz o centro de gravidade do veículo.
No design, o Lexus UX 300h apresenta a tradicional grade frontal da marca e faróis de LED em “L”. O uso de materiais leves, como alumínio, reduz o centro de gravidade do veículo.

O Lexus UX 300h recebeu atualizações no design que o diferenciam de seu antecessor. O veículo mantém a icônica grade frontal em formato de “spindle grille”, característica da marca, combinada com faróis de LED em formato de “L”. O modelo também possui para-lamas alargados e rodas de 18 polegadas, localizadas nas extremidades da carroceria, o que proporciona uma maior versatilidade para enfrentar terrenos irregulares, como valetas e buracos.

A estrutura do crossover foi otimizada com o uso de materiais leves. As portas, para-lamas e capô são feitos de alumínio, enquanto a tampa traseira é composta por materiais compósitos. Essas mudanças contribuíram para a redução do centro de gravidade do veículo para 59,4 cm. De acordo com a Lexus, essa modificação melhora a estabilidade e a sensação de agilidade ao dirigir, sem comprometer a altura da carroceria e a visibilidade do condutor.

O modelo também conta com o sistema de suspensão McPherson na parte dianteira e Double Wishbone na traseira, ambos montados em subquadros. Esses ajustes foram projetados para proporcionar um equilíbrio entre agilidade e conforto ao dirigir, características valorizadas pelos usuários de crossovers urbanos.

Tecnologia e Equipamentos do Lexus UX 300h

A quinta geração do sistema híbrido do UX 300h inclui baterias de íons de lítio e uma nova transmissão CVT, que melhora as trocas de marchas e proporciona uma condução mais suave.
A quinta geração do sistema híbrido do UX 300h inclui baterias de íons de lítio e uma nova transmissão CVT, que melhora as trocas de marchas e proporciona uma condução mais suave.

O interior do novo Lexus UX 300h foi renovado com a adição de novas tecnologias e um acabamento mais refinado. O painel de instrumentos digital agora conta com uma tela de 12,3 polegadas, que permite ao motorista escolher entre três diferentes estilos de mostradores. O layout desses mostradores muda de acordo com o modo de condução selecionado, proporcionando maior versatilidade ao condutor.

Os comandos nas portas também foram redesenhados, e o seletor de marchas eletrônico, no estilo joystick, é uma novidade no modelo. Esses novos equipamentos fazem parte das melhorias que buscam proporcionar uma experiência de condução mais prática e eficiente.

O Lexus UX 300h também incorpora o sistema Active Cornering Assist (ACA), que trabalha em conjunto com o Vehicle Stability Control (VSC) para melhorar a estabilidade e precisão nas curvas. Essa função atua nos freios para ajustar a trajetória do veículo e oferece uma experiência de direção mais segura e estável em curvas fechadas, por meio da vetorização de torque.

Inovações no Sistema Híbrido do Lexus UX 300h

Combinando um motor a gasolina de 2.0 litros e um motor elétrico, o Lexus UX 300h oferece 198 cv de potência. A atualização garante mais eficiência e desempenho, alinhada às metas ambientais da Toyota.
Combinando um motor a gasolina de 2.0 litros e um motor elétrico, o Lexus UX 300h oferece 198 cv de potência. A atualização garante mais eficiência e desempenho, alinhada às metas ambientais da Toyota.

Uma das principais novidades do Lexus UX 300h é a evolução do sistema híbrido da marca, que agora chega à quinta geração. O novo conjunto é composto por um motor a gasolina de 2.0 litros e um motor elétrico. O sistema híbrido completo (HEV) permite que o veículo opere em diferentes modos de condução, alternando entre os motores para otimizar o desempenho e a eficiência de combustível.

A Lexus também atualizou a transmissão do UX 300h, que agora conta com a tecnologia shift-by-wire. Essa tecnologia substitui as conexões mecânicas tradicionais por comandos elétricos, tornando as trocas de marcha mais rápidas e suaves. Além disso, as baterias de íons de lítio foram otimizadas para proporcionar maior durabilidade e melhor desempenho no uso diário.

A Lexus tem como objetivo aumentar a eficiência energética de seus veículos e reduzir as emissões de poluentes. A chegada do UX 300h faz parte de uma estratégia global da marca, que busca eletrificar 100% de sua linha de veículos no Brasil e contribuir para as metas ambientais da Toyota, que inclui a redução das emissões de CO2 em mais de 50% até 2035.

  • Sistema híbrido de quinta geração
  • Transmissão continuamente variável (CVT)
  • Potência combinada de 198 cv
  • Baterias de íons de lítio atualizadas
  • Centro de gravidade de 59,4 cm
  • Suspensão McPherson e Double Wishbone
  • Active Cornering Assist (ACA)
  • Tela digital de 12,3 polegadas
  • Faróis de LED em “L”
  • Rodas de 18 polegadas

Conclusão

O Lexus UX 300h chega ao mercado brasileiro para substituir o modelo anterior com uma série de atualizações tecnológicas e mecânicas. A introdução da quinta geração do sistema híbrido, aliada às melhorias na transmissão e design, busca oferecer um desempenho mais eficiente e responsivo. O uso de materiais leves na estrutura e as inovações no interior também refletem o compromisso da marca em fornecer uma experiência de condução diferenciada e alinhada às exigências ambientais globais.

Com foco em eficiência energética e redução de emissões, o UX 300h se posiciona como parte da estratégia da Lexus de oferecer um portfólio totalmente eletrificado no Brasil. A combinação de um design renovado, um sistema híbrido mais potente e novas tecnologias reforça a proposta do modelo como um crossover premium voltado para o mercado urbano.

A suspensão do Lexus UX 300h foi ajustada para proporcionar mais agilidade e conforto. O sistema Active Cornering Assist, integrado ao controle de estabilidade, melhora a precisão nas curvas.
A suspensão do Lexus UX 300h foi ajustada para proporcionar mais agilidade e conforto. O sistema Active Cornering Assist, integrado ao controle de estabilidade, melhora a precisão nas curvas.

Fonte: MotorShow e Terra.