Ligação Dinamarca e Alemanha: Maior Túnel Subaquático do Mundo é no Mar Báltico

Túnel subaquático ligará Alemanha e Dinamarca pelo Mar Báltico. Extensão total de 18 quilômetros. Previsão de conclusão em 2029. Custo estimado de US$ 1,2 bilhão.
Publicado em Notícias dia 29/06/2024 por Alan Corrêa

Um dos projetos de engenharia mais ambiciosos da Europa está em andamento: a construção do maior túnel subaquático do mundo, chamado Fehmarnbelt. Este túnel permitirá a ligação direta entre a Alemanha e a Dinamarca através do Mar Báltico, facilitando o transporte e reduzindo significativamente o tempo de viagem entre os dois países.

O túnel Fehmarnbelt terá uma extensão total de 18 quilômetros e ligará Rødbyhavn, na Dinamarca, a Fehmarn, na Alemanha. Atualmente, a única maneira de cruzar esta região é utilizando balsas, um percurso que leva cerca de 45 minutos. Com o novo túnel, o tempo de viagem será reduzido para apenas 7 minutos de trem e 10 minutos de carro, proporcionando uma rota mais rápida e eficiente.

A construção do túnel começou em 2020 e está prevista para ser concluída em 2029. Este projeto monumental exigirá o uso de 360 mil toneladas de vergalhão, uma quantidade de material equivalente a quase 50 vezes o peso da Torre Eiffel. No lado dinamarquês, o canteiro de obras ocupa uma área equivalente a 373 campos de futebol, demonstrando a escala impressionante do empreendimento.

O túnel Fehmarnbelt ligará Alemanha e Dinamarca pelo Mar Báltico, reduzindo o tempo de viagem de 45 minutos para apenas 7 minutos de trem e 10 minutos de carro. Este projeto facilitará o transporte na região.
O túnel Fehmarnbelt ligará Alemanha e Dinamarca pelo Mar Báltico, reduzindo o tempo de viagem de 45 minutos para apenas 7 minutos de trem e 10 minutos de carro. Este projeto facilitará o transporte na região.

A construção do túnel envolve a dragagem de uma trincheira de 18 quilômetros no fundo do mar Báltico, um processo que já mobilizou cerca de 70 embarcações. Foram retirados 12 milhões de metros cúbicos de solo marinho para permitir a instalação das seções do túnel. O túnel será composto por 79 seções padrão e 10 seções especiais, cada uma pesando cerca de 73 mil toneladas.

As seções do túnel estão sendo fundidas em terra firme e, posteriormente, transportadas por balsas até o local de instalação no mar. Essas seções serão submersas e seladas no fundo do mar a uma profundidade de até 40 metros. O custo total do projeto é estimado em US$ 1,2 bilhão, ou mais de R$ 6,5 bilhões.

Quando concluído, o túnel Fehmarnbelt não apenas reduzirá o tempo de viagem entre a Alemanha e a Dinamarca, mas também facilitará o transporte de mercadorias entre a Escandinávia e o resto da Europa. Este projeto é visto como um impulso significativo para o desenvolvimento regional, promovendo a integração econômica e a conectividade entre as duas regiões.

O túnel combinará duas autoestradas de via dupla e duas vias férreas eletrificadas, separadas por uma passagem de serviço. Este projeto representa um marco na engenharia e na infraestrutura europeia, destacando-se pela sua escala e complexidade.

Fonte: OlharDigital e Epoca.