Marco legal dos jogos eletrônicos é sancionado por Lula; games de corrida podem ser impactados

Com a sanção do marco legal, espera-se um crescimento significativo no setor de jogos eletrônicos no Brasil, com projeções indicando um aumento de investimentos entre 200 a 300 milhões de reais anuais nos próximos três anos. Isso deve impactar o emprego no setor, com uma expansão estimada de duas a três vezes no volume total de empregados na próxima década. Profissionais de tecnologia envolvidos no desenvolvimento de jogos, incluindo aqueles focados em simulações de corrida, serão formalmente reconhecidos e categorizados, facilitando o acesso a benefícios e reconhecimento formal.
Publicado em Notícias dia 4/05/2024 por Alan Corrêa

No dia 3 de maio de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que estabelece o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos no Brasil. A nova lei, que será publicada na edição regular do Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, visa regulamentar todos os aspectos da cadeia produtiva e comercial do setor de jogos eletrônicos no país. Este marco abrange a fabricação, importação, comercialização e desenvolvimento de jogos, além de seu uso comercial.

A legislação foi aprovada pelo Congresso Nacional no mês anterior à sanção. O texto final inclui definições claras sobre o que constitui um jogo eletrônico, englobando desde softwares até formas imersivas de realidade aumentada, virtual e mista. Importante ressaltar, a lei exclui da categoria de jogos eletrônicos as modalidades que envolvem apostas e prêmios em dinheiro, como jogos de azar e poker online.

Segundo declarações do presidente, o Marco Legal dos Games tem como objetivo fixar princípios para a sustentabilidade econômica do setor. Ele menciona também que a lei estabelece interações dos jogos eletrônicos com legislações do setor cultural, além de oferecer incentivos fiscais e diretrizes para a proteção de crianças e adolescentes.

Detalhamento do Marco Legal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos no Brasil. A legislação regulamenta a indústria de jogos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos no Brasil. A legislação regulamenta a indústria de jogos.

A nova lei abrange várias áreas fundamentais para a regulamentação da indústria dos jogos eletrônicos. Inicialmente, estabelece normas para a proteção de crianças e adolescentes, exigindo que os desenvolvedores de jogos tomem medidas para proteger esse público de conteúdos impróprios. O marco legal também cria canais para reclamações e denúncias de abusos, além de implementar mecanismos que exigem o consentimento dos responsáveis pelos usuários menores de idade nas plataformas de jogos.

Além disso, o texto promove a inclusão dos jogos eletrônicos na Política Nacional de Educação Digital, com a proposta de utilizar jogos como ferramenta de ensino em escolas, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta abordagem sugere um potencial significativo para a educação digital e interativa no Brasil.

Por fim, no que tange aos incentivos econômicos, o marco estabelece reduções fiscais para a indústria, similares aos benefícios já concedidos ao setor cultural através da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual. Tais incentivos visam promover a produção nacional de jogos eletrônicos, fomentando a economia do setor e incentivando a redução de tributos sobre produtos industrializados e outros equipamentos necessários ao desenvolvimento de jogos.

Jogos de corrida podem ser impactados

Os jogos eletrônicos serão integrados na Política Nacional de Educação Digital, sendo usados como ferramentas de ensino em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular.
Os jogos eletrônicos serão integrados na Política Nacional de Educação Digital, sendo usados como ferramentas de ensino em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular.

O impacto do marco legal se estende especialmente ao segmento de jogos de corrida, que é crucial tanto para a indústria de entretenimento quanto para a indústria automotiva. Estes jogos, que frequentemente simulam experiências de condução realistas e são usados tanto para entretenimento quanto para simulações de treinamento, poderão se beneficiar diretamente dos incentivos e da regulamentação proposta.

A legislação pode facilitar parcerias entre desenvolvedores de jogos e fabricantes de automóveis, permitindo inovações em promoções conjuntas e no desenvolvimento de novos produtos que possam melhorar a experiência de condução virtual e a interação do consumidor com as marcas de automóveis.

Implicações Econômicas e Profissionais

Jogos de corrida, importantes para a indústria de entretenimento e automotiva, podem beneficiar-se dos novos incentivos e da regulamentação proposta pelo marco.
Jogos de corrida, importantes para a indústria de entretenimento e automotiva, podem beneficiar-se dos novos incentivos e da regulamentação proposta pelo marco.

Com a sanção do marco legal, espera-se que o setor de jogos eletrônicos no Brasil experimente um crescimento substancial em termos de investimentos e empregabilidade. Estimativas apontam para um influxo de 200 a 300 milhões de reais anuais em investimentos privados nos próximos três anos, o que deve resultar em um aumento de duas a três vezes no número total de empregados no setor dentro da próxima década.

A legislação também regulariza as atividades dos profissionais de tecnologia envolvidos no desenvolvimento de jogos, incluindo-os em categorias reconhecidas no Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, empresas e empreendedores individuais do setor de jogos eletrônicos poderão se beneficiar de um tratamento especial no âmbito do regime Inova Simples e do Simples Nacional, o que pode reduzir a burocracia e aumentar a eficiência operacional.

Outro aspecto relevante é o reconhecimento formal das empresas de jogos eletrônicos, com a criação de um Código Nacional de Atividade Econômica específico para atividades relacionadas a jogos. Esse reconhecimento é crucial para a estruturação e formalização do setor dentro da economia nacional.

*Com informações da AgênciaBrasil, GovBr e TheEnemy.