O McLaren Artura marca a entrada da marca britânica no mercado de supercarros híbridos com motor V6. Combinando a potência de um motor a combustão e um motor elétrico, o modelo é pensado para oferecer desempenho excepcional em pista e conforto no dia a dia, mesmo competindo com modelos como o Ferrari 296 GTB e o Porsche 911 Turbo S.
O McLaren Artura representa uma nova era para a montadora britânica, sendo o primeiro modelo da marca com motor V6 híbrido. Este supercarro combina potência de motor a combustão com energia elétrica, criando uma proposta moderna no mercado de veículos de alto desempenho. O Artura não é considerado um substituto direto da linha Sports Series, mas, na prática, ele ocupa essa posição, apresentando-se como o modelo de entrada no segmento híbrido da McLaren.
A McLaren Artura 2025 chega ao mercado com a proposta de unir alta tecnologia, desempenho de ponta e eficiência energética em um supercarro híbrido plug-in. Com um motor 3.0 V6 a combustão central, combinado com um motor elétrico, o veículo entrega uma potência total de 680 cv. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos, com uma velocidade máxima de 330 km/h, ideal para quem busca performance e inovação.
Pontos Principais:
- Motor híbrido plug-in com potência combinada de 680 cv.
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos e velocidade máxima de 330 km/h.
- Autonomia elétrica de 20 km e capacidade da bateria de 7,4 kWh.
- Preço de R$ 2.800.000 e IPVA de R$ 112.000.
O modelo apresenta uma configuração cupê, com tração traseira e câmbio automatizado de 8 marchas, usando uma embreagem dupla banhada a óleo. Seu motor a combustão é um 3.0 V6 com aspiração por turbocompressor, entregando um torque máximo de 59,6 kgfm a 2.250 rpm, enquanto o motor elétrico adiciona mais 95 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Essa combinação resulta em um torque combinado de 73,4 kgfm.
O McLaren Artura é o primeiro supercarro híbrido da marca com motor V6, combinando potência e eficiência. Ele oferece 691 cavalos e rivaliza com modelos como o Ferrari 296 GTB e o Porsche 911 Turbo S.
Com uma bateria de 7,4 kWh, a McLaren Artura 2025 consegue rodar até 20 km em modo puramente elétrico, com uma velocidade máxima de 130 km/h nesse modo. Além disso, o consumo de combustível em uso combinado entre urbano e rodoviário é de 6,6 km/l e 8,3 km/l, respectivamente, com uma autonomia total que pode chegar a 598 km.
A estrutura do Artura é baseada na plataforma MCLA (McLaren Carbon Lightweight Architecture), proporcionando um design leve e aerodinâmico. O carro pesa 1.486 kg, resultando em uma excelente relação peso/potência de 2,54 kg/cv, o que impacta diretamente em seu desempenho dinâmico. As dimensões do modelo incluem 4.539 mm de comprimento, 1.913 mm de largura e 1.193 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.640 mm.
O sistema híbrido do Artura combina um motor elétrico e um V6 biturbo, eliminando o lag da aceleração. Com 0-100 km/h em 3 segundos, é rápido e eficiente, mas foca também no conforto.
O McLaren Artura 2025 oferece segurança de série com freios ABS, airbags frontais e laterais, além de controle de tração e estabilidade. Também inclui freios de carbono-cerâmica e monitoramento de pressão dos pneus. Opcionalmente, o modelo pode vir com sensores de estacionamento e alerta de colisão frontal.
Para os amantes de tecnologia, o Artura 2025 conta com uma vasta gama de equipamentos de conforto e infotainment. O modelo vem com ar-condicionado automático, sistema de navegação GPS, conexão USB e Bluetooth, além de bancos revestidos em couro e volante multifuncional. O controle eletrônico de amortecimento e o sistema start-stop também estão presentes, assegurando uma experiência confortável e eficiente ao dirigir.
Com todos esses atributos, o McLaren Artura 2025 se consolida como uma opção atrativa no mercado de supercarros híbridos. Seu preço de R$ 2.800.000 reflete a combinação entre inovação, tecnologia e desempenho de alto nível que a marca britânica oferece.
Desempenho e motorização
O McLaren Artura 2025 tem um motor V6 biturbo de 585 cv, mais um motor elétrico de 95 cv, com potência combinada de 680 cv e torque de 73,4 kgfm, atingindo 0 a 100 km/h em 3 segundos.
O Artura é equipado com um motor V6 biturbo de 3.0 litros, que gera 691 cavalos de potência e 720 Nm de torque. Esse motor é acoplado a um motor elétrico de 94 cavalos, alimentado por uma bateria de 7,4 kWh. A configuração híbrida permite ao Artura alcançar 100 km/h em 3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 330 km/h.
Além disso, o carro conta com uma transmissão automática de oito marchas, sem marcha à ré mecânica, pois o motor elétrico assume essa função. Embora o conjunto técnico seja semelhante ao Ferrari 296 GTB, a principal diferença está no chassi de carbono da McLaren, produzido internamente pela marca, que contribui para a leveza e rigidez do veículo.
- Motor V6 biturbo de 3.0 litros
- Motor elétrico de 94 cavalos
- Transmissão automática de oito marchas
- Chassi de carbono produzido internamente
Consumo e autonomia
Embora o consumo de combustível do Artura seja eficiente para um supercarro, com uma média de aproximadamente 10,36 km/l, ele é voltado mais para o desempenho do que para a economia de combustível no dia a dia.
O Artura tem a capacidade de rodar até 19 milhas (cerca de 30 km) no modo elétrico, embora testes reais apontem uma autonomia mais próxima de 12 milhas. No uso combinado, a McLaren declara um consumo de 61,5 mpg (milhas por galão), embora a média observada em uso misto tenha sido de 24,4 mpg. O carro não possui recarga rápida, levando aproximadamente 2,5 horas para carregar 80% da bateria em um carregador doméstico.
A ausência de regeneração de frenagem foi uma decisão da McLaren para não comprometer a sensação de frenagem. O sistema de freios é composto por freios de cerâmica de carbono, que, em condições de pista, oferecem um desempenho confiável. No entanto, em situações de uso diário, alguns condutores relataram a falta de resposta imediata do pedal.
Interior e conforto
O McLaren Artura 2025 possui tração traseira, direção eletro-hidráulica e câmbio automatizado de 8 marchas com embreagem dupla banhada a óleo, proporcionando alta performance.
O interior do Artura foi aprimorado em relação aos modelos anteriores da McLaren, com materiais de alta qualidade e um design funcional. A cabine é espaçosa, e a visibilidade para o condutor é um dos pontos fortes do carro, tanto à frente quanto na parte traseira. O veículo também conta com um sistema de infotainment atualizado, com tela sensível ao toque e integração com Apple CarPlay, embora apenas na versão com fio.
O interior do McLaren Artura 2025 acomoda dois ocupantes.
Os assentos Clubsport são uma escolha padrão para os clientes que buscam uma experiência mais esportiva, oferecendo suporte e conforto. Alternativamente, os assentos Comfort são ajustáveis, mas situam o condutor em uma posição mais alta na cabine.
O porta-malas tem capacidade de 160 litros e o veículo mede 4.539 mm de comprimento, 1.913 mm de largura e 1.193 mm de altura.
- Interior aprimorado
- Assentos Clubsport de série
- Integração com Apple CarPlay (com fio)
Experiência de condução
A direção do Artura é precisa e oferece confiança nas curvas, permitindo que o condutor explore ao máximo o potencial do carro. O diferencial eletrônico aprimora a experiência de condução.
Dirigir o Artura é uma experiência marcada pelo equilíbrio entre potência e controle. Em pistas, o carro se destaca pelo seu comportamento previsível e responsivo. A combinação do motor elétrico com o V6 biturbo garante torque imediato, eliminando praticamente qualquer lag de aceleração. A direção hidráulica, aliada ao diferencial eletrônico, permite ao condutor explorar ao máximo as capacidades do veículo, proporcionando uma sensação de segurança e controle mesmo em alta velocidade.
No entanto, em condições de condução cotidiana, o Artura pode parecer mais contido, não demonstrando toda a sua potência. Ainda assim, a McLaren fez ajustes significativos no sistema de suspensão e na transmissão para otimizar a experiência tanto em pista quanto em estradas urbanas.
Atualizações e melhorias
Combinando potência, tecnologia híbrida e dirigibilidade precisa, o McLaren Artura é um supercarro que equilibra a performance em pistas com usabilidade no dia a dia, sem comprometer o conforto.
Desde o seu lançamento em 2022, o Artura passou por diversas atualizações para resolver problemas técnicos iniciais e atender ao feedback dos clientes. Em 2024, a McLaren implementou uma série de melhorias no motor e no sistema de exaustão. Essas mudanças incluem um aumento de 20 cavalos na potência total e uma nova configuração do escapamento para aumentar o som do motor V6. Além disso, o sistema de direção e suspensão foi refinado para oferecer uma resposta mais rápida.
Uma novidade significativa foi a introdução de um carregador sem fio que mantém o telefone seguro, mesmo durante a condução em alta velocidade, além de melhorias na refrigeração dos freios e no sistema de elevação do nariz do carro, que agora opera em apenas quatro segundos.
- Aumento de 20 cavalos na potência
- Exaustão aprimorada para maior som do motor
- Carregador sem fio aprimorado
Ficha Técnica do McLaren Artura 2025
O Artura tem suspensão dianteira independente com braços sobrepostos, traseira multibraço, freios de carbono-cerâmica e pneus 235/35 R19 na frente e 295/35 R20 na traseira.
Geral
- Propulsão: Híbrido plug-in
- Combustível: Eletricidade/Gasolina
- Configuração: Cupê
- Porte: Médio
- Lugares: 2
- Portas: 2
- Plataforma: MCLA
Motor
- Instalação: Central
- Aspiração: Turbocompressor
- Disposição: Longitudinal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 6 em V
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Válvulas por cilindro: 4
- Deslocamento: 2.993 cm³
- Potência máxima: 585 cv a 7.500 rpm
- Torque máximo: 59,6 kgfm a 2.250 rpm
- Rotação máxima: 8.500 rpm
- Peso/potência: 2,54 kg/cv
- Potência específica: 195,5 cv/litro
- Peso/torque: 24,9 kg/kgfm
- Torque específico: 19,9 kgfm/litro
Motor Elétrico
- Potência: 95 cv
- Torque: 22,9 kgfm
- Potência combinada: 680 cv
- Torque combinado: 73,4 kgfm
- Autonomia elétrica: 20 km
- Capacidade da bateria: 7,4 kWh
- Velocidade máxima em modo elétrico: 130 km/h
Transmissão
- Tração: Traseira
- Câmbio: Automatizado de 8 marchas
- Acoplamento: Embreagem dupla banhada a óleo
- Código do câmbio: H8-DCT-850
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, multibraço
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco de carbono-cerâmica
- Traseiros: Disco de carbono-cerâmica
- Frenagem 100-0 km/h: 31 metros
Direção
- Assistência: Eletro-hidráulica
- Diâmetro de giro: Não informado
Pneus
- Dianteiros: 235/35 R19
- Altura do flanco dianteiro: 82 mm
- Traseiros: 295/35 R20
- Altura do flanco traseiro: 103 mm
Dimensões
- Comprimento: 4.539 mm
- Largura: 1.913 mm
- Altura: 1.193 mm
- Distância entre-eixos: 2.640 mm
- Bitola dianteira: 1.650 mm
- Bitola traseira: 1.613 mm
- Porta-malas: 160 litros
- Tanque de combustível: 72 litros
Desempenho
- Velocidade máxima: 330 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 3 segundos
Consumo
- Urbano: 6,6 km/l
- Rodoviário: 8,3 km/l
Autonomia
- Urbana: 475 km
- Rodoviária: 598 km
Equipamentos do McLaren Artura 2025
O McLaren Artura 2025 conta com freios ABS, controle de tração, ar-condicionado automático, sistema de som com rádio, GPS, conectividade Bluetooth e espelhamento de celular.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de LED
- Faróis com refletores duplos
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Desembaçador do vidro traseiro
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Assistente de partida em rampa
- Vetorização de torque
- Câmera traseira para manobras (opcional)
- Faróis com regulagem de altura (opcional)
- Alerta de colisão frontal (opcional)
- Sensores de estacionamento dianteiro (opcional)
- Sensores de estacionamento traseiro (opcional)
- Assistente de farol alto (opcional)
- Alerta de mudança de faixa (opcional)
- Assistente de permanência em faixa (opcional)
- Frenagem automática de emergência (opcional)
Conforto
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Bancos revestidos em couro
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Troca de marchas no volante
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Chave presencial
- Sistema start-stop
- Controle eletrônico de amortecimento
- Controle de largada
- Freio de estacionamento elétrico
- Auto Hold
- Assistente de estacionamento semiautomático (opcional)
- Banco do motorista com ajuste elétrico (opcional)
- Banco do motorista com memórias de ajuste (opcional)
- Controle de velocidade adaptativo (opcional)
- Retrovisores rebatíveis eletricamente (opcional)
Entretenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- Reconhecimento de placas de trânsito (opcional)
Fonte: Wikipedia, McLaren, TopGear e Webmotors.