Essa é a décima geração do sedã e chega repleto de equipamentos com tecnologias surpreendentes. O Classe E será vendida no Brasil com uma única opção de motor (2.0 turbo a gasolina de 248 cv e 37,7 kgfm) e duas versões de acabamento, E 300 Avantgarde e E 300 Exclusive, os preços são ligeiramente diferentes, R$ 345.900 e R$ 428.900 respctivamente.
A diferença entre as versões está nas grades do radiador, a Avantgarde tem grade frontal com duas lâminas paralelas e a estrela de três pontas ao centro, em substituição à de três barras bipartidas com o distintivo Mercedes separado, montado no capô. Internamente, o acabamento do painel também varia: madeira nobre no Exclusive e alumínio no Avantgarde.
O novo sedan traz a bordo todas as novidades que só imaginávamos para um futuro distante. Tem o sistema Pre-Safe Plus, o assistente de frenagem ativo com função de cruzamento, o pacote de controle da trajetória, pacote de estacionamento com câmera 360° e o Multibeam Led. Sem contar o Dynamic Select, Dynamic Body e o Air Body Control.
Na parte de entretenimento tem o Touchpad com controller, Live Traffic Information e o COMAND Online, que envolve informação, navegação e comunicação do mais alto nível. Dentro disso tem tela de alta resolução (1920 x 720 pixels) com 31,2 cm (12,3 pol.) na diagonal. Navegação rápida de disco rígido com exibição de mapa 3D, dinâmica orientação de rota com o auxílio de informações de trânsito em tempo real e muito mais. Internet a bordo: Hotspot WLAN / WiFi para conexão de até 3 dispositivos móveis. Conexão com serviços de navegação, integração de conteúdo online, como atualização online de dados de mapa, sistema de chamada de emergência Mercedes-Benz, etc. E integração de smartphone via Android Auto ou Apple CarPlayTM, interface de mídia, interface USB e Bluetooth® e mais um slot para cartão SDHC.
Graças a um conjunto de sensores e câmeras instaladas por toda a carroceria, o sedã intermediário da marca consegue controlar o volante e fazer curvas acompanhando o veículo à frente, as faixas na pista e os limites da rodovia. E se quiser fazer uma ultrapassagem, basta acionar a seta por dois segundos e carro realiza a ultrapassagem sem que você encoste no volante.
O modelo também é capaz de frear para pedestres e outros obstáculos, inclusive em cruzamentos, reconhecer sinalizações da via, assumir a direção em manobras evasivas e evitar mudanças de faixa involuntárias.
O pacote de controle da trajetória pode advertir o motorista sobre veículos no ponto cego e alertá-lo. Se houver abandono da direção por alguns minutos, logo o será emitido avisos sonoros e visuais pedindo para que o motorista retome o controle, e se caso não respeitar o comando, a velocidade será reduzida para 60 km/h e depois o carro freará por completo com o pisca alerta ligado para avisar que alguma coisa errada está acontecendo.
Além de todas assistência à condução e segurança o novo sedan possibilita a utilização do celular como chave, é só aproximar o aparelho da maçaneta e do console central para destravar as portas e ligar o motor. Também dá para controlar o carro à distância para estacionar em vagas apertadas.
A transmissão do Classe E é automática de nove velocidades (9G-Tronic) com borboletas para troca de marchas atrás do volante. A suspensão pneumática do novo modelo alia a dinâmica de um esportivo ao conforto de um sedã. Se não estiver satisfeito, também dá para alterar a rigidez e as respostas do conjunto mecânico graças ao selector de modos de condução.
Quanto ao painel, o quadro de instrumentos digital é integrado à tela da central multimídia e as quatro saídas de ar no centro do painel, O acabamento tras áreas emborrachadas por todos os lados, enquanto a segunda fileira tem ajuste próprio do ar-condicionado Thermotronic de três zonas.
Os bancos dianteiros são ergonômicas e têm a função de massageador com um visual refinado e esportivo. Os apoios de cabeça, mesmo na posição mais baixa, proporciona ótimo conforto para a maioria das pessoas, com um elevado nível de segurança graças à sua forma e ajustes com 4 níveis, variando a altura em aproximadamente 55 mm.
O banco traseiro do Classe E tem encosto rebatível e a área dos ombros é 4 mm maior do que na versão anterior. O apoio de braços central é referência no segmento. Inclui um porta-objetos e dois suportes para bebidas.
Há leds por todos os lados, dos spots de leitura da cabine aos faróis com funcionamento ativo, passando pelas lanternas com 39 pontos de luz e os frisos internos com 64 opções de cor.
Por fora os contornos expressivos e as linhas marcantes chamam atenção por onde passa. Uma única e grande entrada de ar na parte inferior do para-choque ressalta sua esportividade. O E 300 Avantgarde se distingue visualmente pelo design diferenciado da dianteira e a estrela da Mercedes-Benz ao centro recebe destaque na grade esportiva.
Suas dimensões são: 4,92 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,46 m de altura e 2,93 m entre-eixos. A linha de cintura alta e as janelas laterais baixas que acompanham a curvatura da linha do teto fazem com que o design lateral se expresse como um coupé.
O acabamento em preto com alto brilho das colunas das portas e as molduras em alumínio polido envolvendo as janelas laterais transmitem cuidado e sofisticação. E as rodas de aro 19 contribuem com um toque de prestígio ao design lateral do novo Classe E.
Na traseira o destaque vai para o sistema de escapamento com duas ponteiras cromadas integradas ao para-choque. E as lanternas, luzes de freio e luz de neblina em tecnologia LED formam um conjunto de luzes traseiras diferente das séries anteriores, compõem o design como uma peça única criando iluminação mais ampla.