O Mercedes-Benz eActros 600 concluiu uma jornada de 15.000 quilômetros pela Europa, demonstrando a viabilidade do transporte de longa distância com caminhões elétricos. A viagem de 45 dias, que passou por 22 países, foi uma etapa crucial no desenvolvimento do eActros 600, destacando sua capacidade de atender às demandas do transporte comercial.
A viagem começou em Frankfurt, na Alemanha, e seguiu para o Norte da Europa, passando por países como Dinamarca, Suécia e Noruega. O ponto mais ao Norte do percurso foi o Cabo Norte, na Noruega, durante o solstício de verão, uma referência importante para o trajeto. Depois de atingir esse marco, os caminhões seguiram para o Sul, cruzando diversos países do Leste Europeu, como Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia.
A viagem incluiu também países da Europa Central e Mediterrânea, como Polônia, Áustria, Hungria, Itália, França e Espanha. O ponto mais ao Sul do percurso foi Tarifa, na Espanha, o extremo sul da Europa Continental. A partir daí, os caminhões voltaram para o Norte, retornando à Alemanha por Portugal, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Durante toda a viagem, os dois protótipos do eActros 600, com peso bruto total de 40 toneladas, foram recarregados exclusivamente em pontos públicos de recarga. Essa decisão foi fundamental para testar a infraestrutura existente e verificar sua adequação para o transporte de longa distância com veículos elétricos. As experiências variaram em função da disponibilidade e acessibilidade das estações de recarga, mas, em geral, a viagem confirmou que é possível realizar transporte de longa distância com caminhões elétricos.
A autonomia do eActros 600, que pode alcançar até 500 quilômetros sem necessidade de recarga intermediária, foi um dos principais fatores de sucesso na jornada. Essa autonomia atende a 60% das rotas de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa, o que indica que, em muitos casos, a infraestrutura de recarga existente já é suficiente. No entanto, para rotas mais longas, será necessário continuar a expansão da rede de recarga pública.
O eActros 600 também se destaca pela capacidade de recarga rápida. Em um posto de recarga com potência de um megawatt, as baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos. Esse recurso é essencial para minimizar o tempo de inatividade dos veículos durante o transporte. Em abril de 2024, a Mercedes-Benz Trucks conseguiu, pela primeira vez, recarregar um protótipo do eActros 600 com um megawatt de potência no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein.
A jornada foi acompanhada por cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, muitos dos quais tiveram a oportunidade de dirigir os caminhões. Essa proximidade com a equipe de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks permitiu aos jornalistas obter uma visão detalhada das capacidades e desafios enfrentados pelos caminhões elétricos durante o percurso. A experiência prática foi valiosa para a cobertura da imprensa, que poderá fornecer informações precisas e detalhadas sobre o desempenho do eActros 600.
A Mercedes-Benz Trucks anunciará os resultados e aprendizados específicos do “eActros 600 European Tour” durante o IAA Transportation, que será realizado em Hanover, em setembro. A empresa continua comprometida com o desenvolvimento e aprimoramento de soluções de transporte elétrico, buscando substituir progressivamente os caminhões a diesel por alternativas mais sustentáveis.
Fonte: Mercedes.