Mercedes-Benz lança o EQC, seu SUV 100% elétrico

Movido por dois motores elétricos, cada um posicionado em um eixo do veículo. A potência combinada é de 408 cv e 77,5 kgfm, sendo que esse torque aparece de imediato, devido à propulsão elétrica. A velocidade máxima do EQC 400, controlada eletronicamente, é de 180 km/h. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, mesmo com seus impressionantes 2.495 kg.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 13/08/2020

O EQC 400 4MATIC é o primeiro SUV elétrico da Mercedes ao chegar no Brasil, ele oferece mais automaticidade, eletrificação e conectividade.

Movido por dois motores elétricos, cada um posicionado em um eixo do veículo. A potência combinada é de 408 cv e 77,5 kgfm, sendo que esse torque aparece de imediato, devido à propulsão elétrica. A velocidade máxima do EQC 400, controlada eletronicamente, é de 180 km/h. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, mesmo com seus impressionantes 2.495 kg.

Informações gerais

O EQC é um SUV com muito espaço e conforto que faz jus a sua categoria com 4,76 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura e 2,87 m de distância entre eixos, e com um porta malas de 500 litros. Em virtude de suas proporções, o EQC é classificado como um SUV crossover. Mas com a linha de teto estendida, a disposição das janelas com uma linha de cintura baixa e o recesso do teto no estilo coupé na traseira o posicionam entre um SUV e um SUV coupé.

O novo SUV também é altamente tecnológico e bem equipado, o grande destaque é o sistema de entretenimento MBUX, com diferentes tipos de visualização (Modern, Classic, Sport e Electric Art) e que também informa o estado da carga e fluxo de energia.

A tecnologia está presente em quase todas as funções do SUV, que oferece cinco modos de condução diferentes: Comfort, Eco, Max Range, Sport e Individual.

No interior, o modelo conta com o Mercedes-Benz User Experience, sistema multimídia inteligente com cockpit e duas telas de 10,25”, uma para o painel de instrumentos e outra para a multimídia. O EQC conta, ainda, com um sistema de assistente por voz que controla, entre outras coisas, a temperatura do ar-condicionado conforme o usuário pedir ou a faixa de música que está tocando.

Quanto a segurança, o EQC 400 4MATIC tem avançados sistemas de assistência à condução, que apontam o caminho rumo à condução autônoma. O Sistemas de assistência à condução de última geração podem emitir alertas de acordo com a situação, auxiliar o motorista e até reagir de forma automatizada. Por exemplo, para manter-se em uma determinada distância, velocidade ou faixa. E, assim, reduzindo bastante o esforço do motorista.

EQC
EQC
EQC
EQC
EQC
EQC
EQC
EQC

Para isso tem, o assistente de direção evasiva, assistente ativo de limite de velocidade, assistente ativo de distância Distronic, assistente ativo de estacionamento com o Parktronic, assistente de ponto cego, assistente ativo de manutenção da trajetória e o Pre-Safe Plus, que em caso de colisão traseira iminente, as luzes de advertência traseiras piscam rapidamente para chamar a atenção do motorista de trás. Os pré-tensionadores reversíveis dos cintos de segurança são ativados preventivamente.

Com um conjunto de baterias de 80 kWh, o SUV elétrico tem autonomia estimada entre 445 e 471 quilômetros, carregando até 80% de sua carga em 40 minutos com o uso de uma tomada de recarga rápida, ou em 7,5 horas com o wallbox especial da marca.

E por fim, o novo EQC tem uma estética própria, de vanguarda com um luxo moderno. Começando pelo teto corrediço elétrico em vidro, que proporciona mais luz e ar fresco no interior do veículo. Um elemento de teto corrediço atua como proteção solar adicional também.

Os faróis e a grade do radiador, agora formam um único conjunto na fascinante grade do radiador black panel. Faróis Multibeam LED de série, com carcaça interna em preto de alto brilho, linhas decorativas em azul-energy e um design de luzes característico da EQ realçam a pegada high-tech. Uma verdadeira atração são as marcantes faixas de luz de LED na frente e atrás. E para completar, as rodas de 20 polegadas podem ser adquiridas opcionalmente com detalhes EQ azuis.

No interior, os difusores de ventilação são circundados por superfícies metálicas galvanizadas. Um destaque especial é o colar das aletas com visual metálico, que se estende do painel de instrumentos até as portas, criando assim um agradável efeito wrap around.

Os bancos foram exclusivamente projetados, com um tecido com nuances cromáticas ligeiramente iridescentes, sendo Sunnyvale em azul-índigo ou bege-seda combinando com o revestimento sintético Ártico preto. Elegantes detalhes em dourado-rosé também realçam a elegância do luxo moderno.

Para ficar ainda melhor, o novo SUV elétrico tem várias áreas do compartimento interno que podem ser iluminadas com cores diferente, para isso, estão à disposição 64 cores selecionáveis individualmente bem como vários universos cromáticos e efeitos.