Mercedes CLS 53 chega ao Brasil

Com um novo conceito de coupé com quatro portas, a terceira geração do Mercedes-Benz CLS 53 AMG chega ao Brasil trazendo muitas inovações. Design sofisticado e esportivo, unido à dupla motorização a combustão e elétrica, faz do novo CLS 53 um modelo que combina conforto, potência e economia. Para completar, a tecnologia de ponta incorporada às mais diversas funções mecânicas une o excelente desempenho com um alto nível de proteção e segurança.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 19/11/2018

Com um novo conceito de coupé com quatro portas, a terceira geração do Mercedes-Benz CLS 53 AMG chega ao Brasil trazendo muitas inovações. Design sofisticado e esportivo, unido à dupla motorização a combustão e elétrica, faz do novo CLS 53 um modelo que combina conforto, potência e economia.

Para completar, a tecnologia de ponta incorporada às mais diversas funções mecânicas une o excelente desempenho com um alto nível de proteção e segurança.

Preço

O Mercedes-AMG CLS 53 já está disponível a venda nas concessionárias autorizadas com valor sugerido de R$ 599.900.

Motorização dupla

A motorização do novo CLS 53 se caracteriza pela força mútua do alto desempenho da combustão e eletrificação automática. O motor de seis cilindros em linha e 435 cv de potência ganhou um motor auxiliar elétrico com 3,0 litros, impulsionado por um compressor duplo: elétrico e alimentado pelos gases de exaustão.

Mercedes CLS 53
Mercedes CLS 53

Juntos, os dois motores podem atingir 457 cv de potência com 770 Nm de torque; aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e com velocidade máxima de 250 km/h.

Esta nova motorização permite superar a performance do modelo anterior, ao mesmo tempo que reduz o consumo e as emissões. Por outro lado, a maior potência de motor ocupa um espaço mais compacto, além de não necessitar de correias para dispositivos auxiliares, o que também reduziu espaço ocupado dentro do capô e possibilitou a instalação de um sistema inédito de pós-tratamento para filtrar as partículas do escapamento.

O motor de arranque/alternador EQ Boost gera a energia do sistema elétrico de 48 volts, lançando o fundamento para um posterior motor híbrido da AMG. Esta inovação superou o modelo anterior que tinha uma rede convencional de 12 volts, sendo que agora o próprio motor EQ Boost que fornece a energia para dispositivos de consumo por meio de um conversor de tensão, o que acaba contribuindo também para redução do consumo de combustível.

Mercedes CLS 53
Mercedes CLS 53

Design esportivo e refinado

O novo design do CLS 53 aponta o futuro dos próximos modelos da Mercedes: estilo esportivo, mais refinado com a simplificação das linhas e superfícies, sendo que foram retirados muitos dos vincos.

A grade dianteira do radiador, em estilo treliça cor preta, está dividida com as duas linhas horizontais, em cromo prateado, que encontram no centro a ostensiva estrela da marca. Tanto as saias dianteiras e traseiras foram redesenhadas de forma mais dinâmica, assim como os faróis afilados e esguios. As persianas, por sua vez, tem abertura adaptável de acordo com a necessidade de abaixar a temperatura do motor.

Um aspecto estético e funcional é que as lanternas traseiras estão divididas duas partes invadindo a área do porta-malas, reforçando assim o visual da extensão traseira e permitindo uma abertura maior do bagageiro. O refinamento fica assinalado também no detalhe arredondado no acabamento das saídas dos escapamentos em cromo brilhante.

Cookpit panorâmico e dinâmico

O design interior se destaca pelos dois displays, sendo um com tela panorâmica de 12,3 polegadas, formando uma linha horizontal só com a mesma cobertura de vidro. Este novo conceito de cockpit panorâmico permite ao condutor ter um campo de visão direta do painel de instrumentos, que contém mostradores digitais brilhantes em alta resolução e três modos de estilo a escolha: Clássico, Esportivo e Progressivo.

Mercedes CLS 53
Mercedes CLS 53

Através do painel AMG não será preciso mais consultar o manual para controlar os dados técnicos do veículo, pois as indicações de temperatura, velocidade, índice de potência e torque, pressão e muito mais estão fornecidas digitalmente em tempo real.

Também não é preciso tirar as mãos do novo volante – feito em couro nappa – para controlar todo o sistema de entretenimento e informação, mas apenas com movimentos de arrasto através do volante de toque sensível com teclas Touch Control ou, se preferir, pode controlar por voz de comando com Linguatronic.

O novo layout interior reforça a esportividade e exclusividade AMG, com revestimento interior em apliques vermelhos e de acabamento em fibra de vidro em prata fosco ou fibra de carbono. Os bancos dianteiros e traseiros foram redesenhados e otimizados para gerar mais conforto, proteção e flexibilidade. E para autenticar o padrão exclusivo não podia faltar o logotipo da marca.

Principais inovações tecnológicas incorporadas

Com respostas mais rápidas, o sistema de transmissão AMG SpeedShift TCT 9G impressiona nas trocas das nove marchas tanto no modo automático como manual.

Mercedes CLS 53
Mercedes CLS 53

Outro destaque é o sistema de tração integral AMG Performance 4Matic+, que possui tecnologia automizada para fazer a transição direta entra a distribuição de torque e os eixos dianteiro e traseiro, mantendo assim a estabilidade do veículos nas condições mais adversas de tempo.

O Dynamic Select traz cinco modos de condução que regulam automaticamente a mecânico do veículo para se adequar ao enfoque do programa: Individual, Sport+, Sport, Eco ou Comfort. Mas se preferir manter o controle da transmissão das nove marchas manual basta apertar a tecla “M” e fazer o controle pelas aletas do câmbio que se encontram no volante.

A suspensão AMG Ride Control+ é um sistema de expansão e compressão automático dos amortecedores. Este autonivelamento pneumático nas quatro rodas se adapta as condições de condução, por exemplo, reduzindo a distância do solo em alta velocidade ou mantendo o equilíbrio da altura de rodagem mesmo sob o aumento da carga do veículo.

Tecnologia de ponta a serviço da segurança

O novo CLS 53 contém nove airbags distribuídos para amenizar o impacto em caso de colisão. Mas o maior destaque de proteção, é o sistema de condução que a traz a ponta de linha de equipamentos de assistência e segurança do Classe C, com o pacote Driving Assistance Plus.

O sistema Pre-Safe, por exemplo, ao detectar risco iminente de colisão, infla as câmaras de ar localizadas na região do encosto lateral do banco em fracções de segundos e impulsiona o ocupante para o centro do veículo, em sentido oposto a força de impacto. Este deslocamento já foi amplamente testado e comprovado que não prejudica o controle do veículo, no caso do motorista.

Até a preocupação com audição foi levado em conta, com o inovador sistema biomecânico Pre-Safe Sound. Simulando a proteção orgânica do corpo humano em caso de alto ruído, o Pre-Safe Sound emite um breve sinal sonoro de interferência ao identificar risco de colisão. Este aviso sonoro tem a função de acionar a contração do músculo stapedius localizado no ouvido, que serve de proteção natural do tímpano quando exposto a ruídos altos.

Também pensando em segurança, a luz alta do farol consta com o sistema de iluminação inteligente Multibeam LED. Esta tecnologia permite manter o máximo de intensidade luminosa liberado pela legislação em qualquer que seja as condições, sem ofuscar a visão dos condutores que dirigem em sentido contrário.

Resumo dos dados técnicos

Mercedes-Benz CLS 53 AMG

  • 6 cilindros em linha
  • 2.999 cilindradas
  • 435 cv de potência a 6.100 rpm
  • 520 Nm de torque máximo entre 1.800-5.800 rpm
  • 22 cv de potência do motor elétrico EQ Boost com torque de 250 Nm
  • 4,5 segundos para atingir 100 km/h
  • 250 km/h de velocidade máxima
  • 490 l de capacidade do porta-malas
  • 66 l de capacidade do tanque de combustível