O mercado de SUVS segue mais aquecido do que nunca. Qualquer oportunidade de lançar um veículo de tal categoria é muito bem vista pelo mercado e a receptibilidade do público em grande parte será positiva.
Pensando nisso, a fabricante alemã Mercedes-Benz anunciou a chegada do novo SUV GLB ao mercado brasileiro no ano que vem, buscando conquistar uma fatia do mercado dominada pelo Land Rover Discovery Sport e principalmente pelo BMW X1, utilitário de sucesso dos bávaros que há tempos vem incomodando a Mercedes.
Por mais que os SUVS estejam na moda e a grande parte da população esteja em busca de um, o lançamento do GLB não foi apenas um acidente de trajeto visando as vendas, mas sim uma tentativa de preencher uma lacuna que estava presente na gama de utilitários da Mercedes desde 2015 com a saída do GLK.
Estando situado entre o GLA nacional e o GLC importado da Alemanha, o GLB tem a função de preencher o vão que existe entre estes dois modelos, indicado para quem necessita de mais espaço do que um GLA pode oferecer, mas também acha o GLC acima do orçamento.
Por ora, os principais rivais serão o inglês Land Rover Discovery Sport e o alemão BMW X1. O SUV inglês entra nesta disputa por conta de sua estatura mais avantajada, porém não chega perto da quantidade de vendas do modelo alemão no Brasil, que é um dos carros de luxo mais vendidos de todo o Brasil.
Se com a nova geração de veículos você se acostumou com linhas mais curvadas e menos quedadas, o GLB vai te surpreender completamente. Adotando linhas mais quadradas e grande área envidraçada, assim como o protótipo apresentado, o design do modelo remete muito ao do antigo GLK.
O conjunto de iluminação do GLB, tanto na frente quanto atrás, se encontra em uma posição mais baixa do que o convencional justamente para poder não atrapalhar os outros veículos que vem pelo caminho contrário e ao mesmo tempo conseguir iluminar o suficiente.
Suas dimensões são de 4,62 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,83 m, além de um porta-malas de 560 ou até 1755 litros. Estas dimensões são compatíveis com o XC60, embora o GLB rivalize com veículos de tamanhos menores.
O interior adotado no GLB é extremamente futurista, seguindo a nova linha de interiores de veículos da Mercedes assim como já começou a ocorrer no Classe A aqui no Brasil.
Além do novo volante, também chama muito atenção os difusores de ar cromados e a iluminação presente não apenas nos mesmos, mas como também no carro inteiro. Suas duas telas de LCD representam o painel de instrumentos e a novíssima central multimídia que pode ser ativada pela expressão “Hey, Mercedes”, respectivamente.
Também merece destaque o capricho no acabamento do veículo com material de excelente qualidade e materiais que combinam entre si, resultando assim em um interior harmonioso, luxuoso e sofisticado.
O GLB conta com três tipos de motorização distintas em território europeu, porém devido ao compartilhamento da base com o Classe A, muito provavelmente o veículo contará com o 2.0 turbinado de 224 cv do A 250 que produz 35,7 kgfm de torque e 0-100 km/h de 6,9 segundos, mudando apenas que o SUV contará com transmissão de oito velocidades contra sete do hatch.
Foi implantado no GLB uma tração integral, porém com arquitetura de tração dianteira. No modo Eco/Confort a distribuição é de 80:20, na Sport 70:30 e no modo Off-Road fica em 50:50.
De acordo com a Mercedes, o modelo só desembarcará por aqui em 2020, mas já se tem uma estimativa de preço para quando o GLB desembarcar por aqui.
A estimativa fica entre 240 e 280 mil reais a serem cobrados pelo SUV de 7 lugares, preço este que fica posicionado entre o Toyota Hilux SW4 SRX (R$ 263.790).