O Mercedes-Benz SL é um veículo com design muito diferenciado, moderno e esportivo, que atrai a atenção dos olhares por onde passa. Suas linhas são expressivas e dinâmicas, seu acabamento é refinado e até luxuoso, sua motorização impressiona. Dessa forma, ele reúne as características de um esportivo de alta categoria sem abrir mão do conforto.
O SL da Mercedes tem duas versões, ainda de 2017, disponíveis no mercado brasileiro. Uma delas, a SL 400, que seria a versão de entrada – se podemos falar assim de um carro desse nível – tem seu preço estimado em 446.380 segundo dados recolhidos da Tabela FIPE.
A segunda versão, a AMG SL 63, já tem um preço bem mais salgado, chegando a custar cerca de R$ 687.850, também segundo dados da Tabela FIPE. Isso se justifica, em grande, parte pela diferença de motorização entre as duas versões.
O modelo conta com duas versões, sendo que a primeira, SL 400, traz o motor 3.0 V6 de 367 cv de potência e um torque máximo de 500 Nm entre 2.000 e 4.200 rpm, e é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, aliado à transmissão automática 9G-TRONIC de 9 velocidades.
A versão seguinte, a AMG SL 63, está equipada com um motor ainda mais impressionante, um 5.5 V8 de 585 cv de potência e torque máximo de 900 Nm entre 2.250 e 3.750, o que o torna capz de fazer de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 300 km/h. Esse motor já possui outro tipo de transmissão, a AMG SPEEDSHIFT MCT 7-speed sports transmission, mais esportiva e mais coerente com a motorização superpotente da versão.
O modelo traz também o Dynamic Select, sistema com cinco modos de direção: Comfort, Sport, Sport+, Curve ou ECO. Com isso a pilotagem fica ainda mais personalizada e permite que o desempenho do carro atinja as expectativas.
O modelo conta com o revolucionário sistema Inteligent Light System, que possui características tecnológicas incríveis:
Um luxo específico dos conversíveis, o SL conta com o sistema AIRSCARF. Ele proporciona o aquecimento na altura do pescoço através de saídas de ar no encosto da cabeça. Seria quase como um cachecol, mas invisível, que permite suportar o vento em dias mais frios.
O sistema Active Parking Assist com Parktronic foi criado especialmente para quem tem dificuldade ou receio na hora de estacionar o veículo. Pode parecer futilidade, mas muitas pessoas deixam de ir para certos lugares por que “é difícil estacionar”.
Com esse sistema o problema acabou. Quando acionado ele é capaz de colocar ou tirar o veículo de uma vaga perpendicular ou paralela sem a intervenção do motorista, embora esse possa reassumir o controle do veículo a qualquer momento.
Uma das grandes vantagens do modelo é que ele também pode ser utilizado no dia-a-dia, pois o teto pode ficar tanto aberto quanto fechado. Para alterar isso basta apertar um botão e esperar 20 segundos, o carro faz o resto sozinho.
A parte que cobre o carro, quando ele está aberto, fica escondida no porta-malas. Ao apertar o botão, a tampa do porta-malas abre e toda essa estrutura sobe e se encaixa perfeitamente. O único problema é que isso só pode ser feito com o veículo completamente parado.
Com a capota fechada, um dos dispositivos mais interessantes ganha vida: o Magic Sky Control. É o regulador de luminosidade do vidro do teto do carro. Ao toque de um botão ele permite que entre mais ou menos luz no interior do veículo.
Outro luxo é quando se quer conversar mas ao mesmo tempo se deseja manter o teto aberto. Graças a um defletor elétrico na parte superior do vidro é possível escutar a outra pessoa com toda tranquilidade, mesmo em altas – altíssimas – velocidades.