Metade dos veículos elétricos vendidos no mundo são fabricados na China

A China consolidou sua liderança no mercado global de veículos elétricos, representando mais da metade das vendas em 2024, com crescimento impulsionado por suas montadoras. Empresas de outros países enfrentam quedas, refletindo os desafios de competição no setor.
Publicado por Alan Corrêa em Negócios dia 24/11/2024

Em 2024, os veículos elétricos (EVs) atingiram um marco importante: mais da metade das vendas globais foram dominadas por fabricantes chineses. Dados de janeiro a setembro de 2024 mostram que, do total de 7,2 milhões de unidades vendidas globalmente, 50,6% foram produzidas por empresas chinesas, um salto em relação aos 45,8% registrados no mesmo período do ano anterior. Esse avanço reflete o protagonismo da China na transição para a mobilidade elétrica.

Pontos Principais:

  • O mercado global de EVs cresceu 8,9% em 2024, liderado pela China.
  • Fabricantes chineses venderam 20% mais veículos elétricos do que em 2023.
  • BYD, Geely e SGMW representaram 56% das vendas chinesas.
  • Fabricantes não chineses enfrentaram queda de 0,7% nas vendas combinadas.

O desempenho chinês foi impulsionado por suas montadoras líderes, como BYD, Geely e SGMW (joint venture SAIC-General Motors-Wuling), que juntas responderam por mais da metade das vendas de EVs no país. A BYD, por exemplo, registrou aumento de 12% em suas vendas, enquanto a Geely teve um crescimento expressivo de 51%. Outras fabricantes, como Changan, NIO e Chery, também apresentaram avanços significativos.

A China lidera o mercado global de veículos elétricos, respondendo por 50,6% das vendas em 2024. Esse avanço reflete políticas robustas e modelos competitivos no país e no exterior.
A China lidera o mercado global de veículos elétricos, respondendo por 50,6% das vendas em 2024. Esse avanço reflete políticas robustas e modelos competitivos no país e no exterior.

Além disso, marcas emergentes como Leapmotors e Xiaomi entraram no radar. A Xiaomi, que iniciou as vendas de seu modelo SU7 no início de 2024, alcançou quase 70.000 unidades vendidas até setembro, demonstrando o potencial de novos entrantes no mercado.

Em contraste, fabricantes de outras regiões, como Europa, Estados Unidos, Japão e Coreia, enfrentaram desafios. Suas vendas combinadas caíram 0,7%, totalizando 3,55 milhões de unidades no período. A Tesla, maior fabricante não chinesa, viu uma queda de 2,3% em suas vendas, enquanto o Grupo Volkswagen registrou declínio de 4,7%, ficando atrás da Geely no ranking global.

Marcas tradicionais enfrentaram dificuldades para competir no mercado chinês, onde o custo competitivo e a ampla oferta de modelos locais representam barreiras. Hyundai-Kia, por exemplo, perdeu 8,1% em vendas, enquanto empresas como Stellantis e Mercedes registraram quedas ainda mais significativas.

Apesar dos desafios globais, algumas montadoras não chinesas mostraram resiliência. O Grupo BMW, por exemplo, aumentou suas vendas em 19%, superando a Stellantis no ranking geral, mesmo com produtos de maior custo. Já as fabricantes japonesas, embora ainda desempenhem um papel menor no mercado global, aumentaram seus volumes em 20%.

No panorama geral, veículos elétricos fabricados nos Estados Unidos mantiveram o segundo lugar em participação global, ainda superando os modelos europeus. O avanço chinês, no entanto, reflete não apenas uma liderança tecnológica, mas também o impacto de políticas governamentais e uma forte estratégia de exportação.

O futuro do mercado de veículos elétricos será influenciado pela capacidade de adaptação das montadoras fora da China. Com concorrência acirrada e mudanças nos padrões de consumo, o setor segue dinâmico e desafiador.

Fonte: InsideEvs e AutoEsporte.