Mobilidade elétrica com o Fiat Concept Centoventi

Por ocasião do 120º aniversário da Fiat, o protótipo Fiat Concept Centoventi foi apresentado no Salão de Genebra 2019 e é o novo modelo revolucionário de veículo urbano elétrico totalmente personalizável: exterior, estética, autonomia e interior.

Novidades
2 meses atrás
Mobilidade elétrica com o Fiat Concept Centoventi

O compacto urbano elétrico com quatro assentos pretende estar acessível a todos e se adaptar as necessidades de cada proprietário devido sua configuração modular.

Modelo elétrico popular

Ainda sem previsão de entrega e valor sugerido, o novo carro elétrico é projetado de acordo com o conceito da Fiat de democratizar de maneira influente e atraente.

A meta da montadora italiana com o Fiat Concept Centoventi é tornar a mobilidade elétrica algo popular nos veículos. O mesmo que aconteceu com o Fiat 500 nos anos 50, mas desta vez deixando também acessível a todos a modernidade dos avanços tecnológicos automobilísticos.

Fiat Concept Centoventi
Fiat Concept Centoventi

Compacto e modular

O Fiat Concept Centoventi tem dimensões próximas do Fiat Panda com 3.680 mm de comprimento, 1.527 mm de altura, 1.740 mm de largura e 2.430 mm de distância entre os eixos.

Por ora, os principais atrativos são a modularidade tanto em nível de equipamentos como estético, pois os dados da motorização elétrica não foram antecipados pela Fiat.

Personalizável a todos os gostos

O novo urbano elétrico da Fiat adaptável a todos os gostos será produzido com uma só cor – parecida com uma placa metálica tratada – de carroceria, para simplificar a fabricação e reduzir os custos.

Fiat Concept Centoventi
Fiat Concept Centoventi

O teto será feito de série aberto para permitir a escolha de diferentes soluções de fechamento, como capota de lona, bicolor de policarbonato, painel solar e compartimento de carga integrado.

Através do Programa 4U o cliente poderá personalizar as cores disponíveis em quatros opções para cada elemento: teto, para-choques, calotas e caracterizações externas.

A Mopar, autorizada da FCA para acessórios e serviços, oferecerá aos proprietários do Concept Centoventi um amplo catálogo de 114 dispositivos para mudanças, sendo que as personalizações do veículo podem ser feitas também a qualquer momento por diferentes configurações tonalidades e disposição dos elementos.

Autonomia customizada

As baterias modulares do Fiat Concept Centoventi também são personalizáveis de acordo com as necessidades. De fábrica, haverá apenas uma bateria localizada debaixo do piso do veículo e com autonomia de 100 km.

Outras quatro baterias adicionais podem ser adquiridas ou alugadas para permitir ampliar a autonomia para um total de 500 km.

Por outro lado, a Fiat assegura que a condução e a distribuição de peso, incluindo o controle de frenagem, não são afetadas pelas instalações das baterias devido ao desenho do Centoventi com o centro de rolamento precisamente entre os eixos.

O carregamento é feito pela tomada de carga múltipla situada na parte inferior do para-brisa de modo central para facilitar a carga independente do lado.

Fiat Concept Centoventi
Fiat Concept Centoventi

Interior versátil

No interior, as configurações dos dispositivos podem ser alteradas pelo sistema estilo plug and play, sendo que alguns acessórios podem ser encaixados por um sistema exclusivo de montagem que lembra o jogo da Lego.

Nos painéis das portas acessórios como alto-falantes, suportes para garrafas e bolsos de arrumação podem ser instalados a critério do cliente.

Todos os bancos têm os assentos e os apoios de cabeça substituíveis por outras cores e materiais. O banco do passageiro, por sua vez, pode ser removido para se colocado uma cadeira de criança ou uma caixa de carga.

A versão original do painel de instrumento dispõe de uma tela digital de 10 polegadas que funciona em combinação com um smartphone ou tablet.

Fiat Concept Centoventi
Fiat Concept Centoventi

Por um custo adicional, o cliente pode implementar um painel de instrumento Full Digital de 20 polegadas batizado de Lingotto, que fornece diversas informações entre as quais estão: alerta de pontos cegos, duração da bateria, velocidade e indicador de direção.

O futuro dos automóveis

Com efeito, o Fiat Concept Centoventi está revolucionando o conceito de veículos elétricos oferecendo um modelo ideal para o uso individual acessível a todos. As personalizações se adaptam as necessidades e ao gosto de cada cliente, sendo que algumas podem ser instaladas desde a garage de casa sem precisar do serviço da concessionária.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?