Momento histórico: BYD Dolphin Plus se torna o primeiro carro elétrico chinês com 5 estrelas no Latin NCAP

O BYD Dolphin Plus obteve a nota máxima de 5 estrelas no teste de segurança do Latin NCAP, tornando-se o primeiro carro elétrico e chinês a atingir esse desempenho na América Latina. O resultado foi divulgado na última rodada de testes de 2024.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 17/12/2024

O Latin NCAP, entidade que realiza testes de colisão e segurança de veículos para o mercado da América Latina, divulgou o resultado da última rodada de avaliações de 2024. O BYD Dolphin Plus alcançou a nota máxima de 5 estrelas, sendo o primeiro carro elétrico e produzido na China a conseguir esse reconhecimento.

Pontos Principais:

  • O BYD Dolphin Plus obteve 5 estrelas no Latin NCAP.
  • É o primeiro carro elétrico e chinês a atingir essa nota.
  • Possui 7 airbags e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS).
  • Desempenho positivo em proteção de ocupantes adultos e infantis.

O modelo obteve resultados expressivos nos critérios avaliados, com 92,60% de proteção para ocupantes adultos, 93,17% para ocupantes infantis, 77,03% para pedestres e 85,17% em sistemas de assistência à segurança. Entre os recursos oferecidos de série, estão 7 airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), incluindo frenagem autônoma de emergência e monitoramento de ponto cego.

Os testes do Latin NCAP incluíram avaliações de impacto frontal, lateral, impacto lateral contra poste e o efeito chicote cervical. O desempenho geral foi considerado bom, com estrutura estável e espaço dos pés bem protegido. No impacto lateral, a proteção foi considerada adequada, embora o impacto lateral contra poste tenha apresentado proteção marginal para o tórax do ocupante.

A proteção infantil obteve uma avaliação positiva, com bom desempenho para cadeirinhas voltadas para trás, apesar da desaceleração torácica observada no dummy de um ano e meio. Em relação à proteção para pedestres, o BYD Dolphin Plus combinou resultados medianos de estrutura com o bom desempenho da frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis.

Além disso, o Latin NCAP destacou que alguns sistemas não pontuaram devido ao desempenho insuficiente, como o assistente de faixa e o reconhecimento de placas de trânsito. O limitador de velocidade também foi criticado por não oferecer configurações manuais.

O modelo Dolphin Plus é diferente das demais versões, como o Dolphin GS e o Dolphin Mini, pois inclui itens adicionais de segurança e uma frente modificada para atender critérios de testes mais rigorosos. A avaliação do Latin NCAP foi voluntária, com o fabricante disponibilizando o veículo para os testes.

Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, elogiou o resultado do BYD Dolphin Plus, afirmando que se trata de um marco importante para a indústria chinesa. Segundo ele, o histórico de baixos padrões de segurança dos carros chineses no programa foi superado com esse modelo, que agora serve como referência para futuros lançamentos.

O BYD Dolphin Plus é atualmente vendido apenas no Brasil e se diferencia pela oferta de tecnologias de segurança de série, que garantiram o bom desempenho nos testes. A recomendação do Latin NCAP é que os consumidores busquem versões equipadas com sistemas ADAS completos, como os instalados nesse modelo.

Fonte: LatinNcap, Terra e AutoEsporte.