Motor V6 de 450 cv no novo Audi RS 5 Coupé

No dia 28 de março (quinta feira), a marca alemã de veículos premium Audi anunciou a chegada ao mercado brasileiro do completamente reformulado RS 5 Coupé, modelo conhecido por suas curvas esportivas e altíssima potência.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 1/04/2019

No dia 28 de março (quinta feira), a marca alemã de veículos premium Audi anunciou a chegada ao mercado brasileiro do completamente reformulado RS 5 Coupé, modelo conhecido por suas curvas esportivas e altíssima potência.

De acordo com a própria montadora, o RS 5 Coupé além de ter seu design atualizado e começar a adotar a nova linha Audi Sport, teve seu motor constituído do zero, lançando assim um uma motorização nova para este modelo. Será que as mudanças no motor afetaram este modelo tão querido e desejado por várias pessoas ao redor do mundo?

Linha RS

A Audi conta com duas linhas de veículos que são voltadas para a esportividade: A linha S e a linha RS. A Linha S (Sport) foi a primeira linha esportiva da Audi, que posteriormente criou a versão mais “apimentada” e assim nasceu a icônica linha RS (RennSport).

Audi RS 5 Coupé
Audi RS 5 Coupé

A marca não possuía uma divisão esportiva até a chegada de tecnologias da conterrânea Porsche para ajudar na fabricação de veículos desta gama mais esportiva, visto que a Audi estava perdendo feio para suas arquirrivais BMW e Mercedes pois as mesmas já contavam com as linhas M e AMG, respectivamente. Com a entrada da Porsche para auxiliar a Audi, o estilo de esportividade que a Porsche adota em todos seus veículos começou a ser utilizada já na linha S que, mais para frente viria a ser a 2ª linha mais esportiva da marca sendo preterida a RS.

Diversos são os carros de sucessos da linha RS, entre eles os que mais chamam atenção são o RS7 e o RS5 na atualidade, mas antigamente existiu o modelo RS2 Avant que possuindo um estilo Weagon não encantava tanto, mas seu motor assustadoramente forte fez com que o carro se tornasse um ícone e levasse a fama da esportividade da linha RS a diante.

RS 5 2019

Em sua nova geração, o modelo esportivo da Audi possui linhas inspiradas em modelos mais atuais da marca como a nova geração do sedan A5, assim como também possui inspiração no modelo 90 Quattro IMSA GTO, um veículo de corrida que a marca alemã desenvolveu em meados dos anos 80.

Audi RS 5 Coupé
Audi RS 5 Coupé

Com rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas, faróis em LED com entradas e saídas de ar logo abaixo, a suspensão multi-link, saídas de escapamento ovais e o tradicional spoiler de teto da linha RS, a aerodinâmica do veículo é completamente voltada para a esportividade, até mesmo nas partes mais minimalistas.

No interior é perceptível o capricho no interior que se junta e faz uma combinação perfeita com a esportividade do veículo. Com o painel digital que monitora temperatura do veículo e pressão dos pneus já presente em outros veículos da marca mais a multimídia também presente nos outros veículos somados aos bancos esportivos de couro nos lados e revestimento em Alcântara no meio demonstra que, por mais que a nova geração do RS 5 Coupé demonstre a nova feição tecnológica da marca, a esportividade que consagrou os veículos da linha RS continua mais presente do que nunca no veículo, pelou menos no quesito de estética do mesmo.

Audi RS 5 Coupé
Audi RS 5 Coupé

Seu preço é compatível ao seu desempenho e as tecnologias que nele foram empregadas, sendo necessário desembolsar cerca de R$ 556.990 para levar um destes para casa.

Motorização

Até mais interessante do que a estética para este tipo de veículo, a motorização que tanto consagrou os RS está completamente repaginada nesta geração do RS 5 Coupé.

O motor em que o esportivo contará desta vez será um brutal 2.9 V6 biturbo que gera cerca de 450cv e 600 Nm de torque, possibilitando assim uma aceleração de 0-100km/h em 3,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 280km/h.

Com um tanque de combustível de 58 litros, o consumo se torna satisfatório visto tamanha potência que o veículo dispõe, entregando 7,3 km/L na cidade e 9,7 km/L na rodovia.

O mais importante de tudo é perceber que a linha RS continuará sendo lembrada como uma das divisões mais agressivas que o mundo automobilístico já teve e, dependendo do RS 5 Coupé, este legado continuará sendo cada vez mais grandioso.