O Chevrolet Celta, modelo popular no Brasil nos anos 2000, tornou-se alvo de especulações nas redes sociais em 2024. Vídeos e postagens afirmam que um “Celta 2025” estaria prestes a ser lançado. Entretanto, essas informações não procedem. As imagens utilizadas nas publicações correspondem ao Chevrolet Aveo, compacto fabricado na China e comercializado no México desde 2023.
Pontos Principais:
As especulações começaram quando vídeos nas redes sociais mostraram um compacto identificado como “Celta 2025”, com design moderno e linhas esportivas. O modelo apresentado é, na verdade, o Chevrolet Aveo, oferecido no México em versões hatchback e sedã. Com motor 1.5 aspirado de 110 cv, o Aveo conta com câmbio manual de seis marchas ou automático CVT.
Fabricado pela SAIC-Wuling na China, o Aveo não será importado para o Brasil. No mercado brasileiro, a GM já possui o Chevrolet Onix na categoria de hatchs compactos, e não há espaço para outro modelo na linha de produção. Além disso, as exigências de segurança e emissões tornam a fabricação de modelos de entrada menos viável economicamente.
A produção do Chevrolet Celta foi encerrada em 2015, e o segmento de carros populares sofreu uma transformação desde então. Os consumidores têm migrado para SUVs compactos e aventureiros, como Fiat Pulse e Volkswagen T-Cross, que oferecem maior apelo comercial.
As imagens do Aveo que circulam nas redes sociais foram gravadas no México e na China, mas têm sido associadas incorretamente ao Celta. Isso gerou confusão entre consumidores e engajamento em redes sociais, mas não reflete os planos reais da GM para o Brasil.
O Chevrolet Aveo está disponível em duas versões no México: a básica e a Black Edition. A última tem um design com apelo esportivo, mas, como o modelo é focado no mercado asiático e latino-americano, não há intenção de trazê-lo ao Brasil. A GM está concentrada em investir na família Onix e em novos SUVs para o mercado local.
A popularidade do “Celta 2025” nas redes sociais é um reflexo do interesse por modelos econômicos e acessíveis. No entanto, com os altos custos de produção e margens reduzidas, a GM e outras montadoras têm priorizado veículos de maior valor agregado, como SUVs e modelos híbridos.
Os consumidores que buscam carros compactos devem continuar observando o Onix como principal opção dentro da linha Chevrolet no Brasil. O segmento de carros de entrada enfrenta desafios no país, enquanto os modelos elétricos e SUVs crescem em demanda.
Fonte: Wikipedia, Chevrolet, AutoEsporte e AutoPapo.