A Chevrolet apresentou um protótipo de SUV elétrico para a NASCAR, marcando uma possível mudança no cenário da categoria. O modelo escolhido foi o Blazer EV.R, uma versão desenvolvida para competição com três motores elétricos e potência total de 1.300 cv. A proposta desafia o tradicional motor V8, característica marcante das corridas da NASCAR.
Pontos Principais:
O projeto da General Motors reforça a aposta na eletrificação do automobilismo. O Blazer EV.R recebeu ajustes aerodinâmicos e estruturais para suportar o ambiente de competição. Com tração nas quatro rodas e um sistema de baterias de 78 kWh refrigeradas a líquido, a montadora busca garantir desempenho consistente em provas de alta exigência.
A mudança para veículos elétricos na NASCAR ainda não tem data definida. Entretanto, montadoras como a Ford também já apresentaram protótipos, como o Mustang Mach-E NASCAR, indicando que a categoria pode estar caminhando para um futuro com menos emissões e maior competitividade técnica.
O Blazer EV.R NASCAR Prototype foi projetado para competições e se diferencia dos modelos de rua. Enquanto o Blazer EV SS comercializado tem 615 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, o protótipo de corrida praticamente dobra essa potência.
O modelo utiliza um chassi reforçado da plataforma Next Gen, com suspensão adaptada para suportar o estresse das competições. A tração é integral e a potência dos motores pode atingir 15.000 rpm, garantindo uma resposta instantânea do acelerador.
Outro desafio do projeto é a ausência do som dos motores a combustão, elemento característico da NASCAR. O piloto Justin Allgaier, da Xfinity Series, comentou que a adaptação para um carro silencioso muda completamente a forma de pilotagem, pois os pilotos tradicionalmente utilizam o ruído do motor como referência para trocas de marcha e velocidade nas curvas.
A Ford também desenvolve um modelo elétrico para a NASCAR. O Mustang Mach-E NASCAR Prototype segue o mesmo princípio da Chevrolet, sendo baseado em um SUV de produção modificado para competições.
Os detalhes técnicos do modelo da Ford ainda não foram totalmente divulgados, mas as especificações devem seguir um padrão semelhante ao Blazer EV.R. A ideia da montadora é participar ativamente do desenvolvimento da categoria para um futuro elétrico.
A NASCAR já havia apresentado um protótipo genérico para avaliar a viabilidade dos elétricos na competição. O envolvimento direto das montadoras pode acelerar essa transição, embora ainda não haja um calendário oficial para a estreia de carros elétricos no campeonato.
A introdução de veículos elétricos na NASCAR pode modificar aspectos tradicionais da categoria. O motor V8, que sempre foi um elemento icônico das corridas, poderá ser substituído por motores elétricos mais potentes e eficientes.
A ausência de ruído é um dos pontos de debate. A experiência sonora da NASCAR faz parte do espetáculo e atrai fãs pelo impacto sonoro dos motores. Com a eletrificação, a categoria precisará encontrar formas de manter a emoção das corridas sem esse elemento tradicional.
Os organizadores ainda estudam as possibilidades de regulamentação para os modelos elétricos. A transição pode levar tempo, mas o desenvolvimento de protótipos por montadoras como Chevrolet e Ford indica que a mudança pode ser uma questão de tempo.
No Brasil, a Chevrolet comercializa a versão de rua do Blazer EV. O modelo disponível é o Blazer EV RS, que tem tração traseira e é vendido por R$ 495.790.
A marca também já anunciou que a versão a combustão do Blazer deixará de ser oferecida a partir de 2025, reforçando a estratégia global de eletrificação. A montadora investe na transição para modelos elétricos em diversas categorias, incluindo os esportivos.
O mercado de SUVs elétricos no Brasil tem crescido, mas os preços ainda são um fator limitante para a popularização. O Blazer EV chega como uma opção para um público específico que busca um SUV elétrico de alto desempenho.
A eletrificação no automobilismo já acontece em diversas categorias, como a Fórmula E e a Extreme E. A NASCAR ainda não tem um campeonato exclusivo para elétricos, mas os testes com protótipos indicam que essa possibilidade está sendo considerada.
Caso a NASCAR adote os veículos elétricos de forma competitiva, as corridas poderão ter mudanças estratégicas significativas. A autonomia das baterias, os tempos de recarga e a eficiência dos motores serão fatores decisivos para o desempenho.
As montadoras acompanham essa evolução de perto, investindo no desenvolvimento de tecnologias que possam ser aplicadas tanto em competição quanto nos modelos de rua. O Blazer EV.R é um exemplo desse avanço e pode ser um dos primeiros passos para uma nova era na NASCAR.