O centro político de Brasília foi tomado por tensão e incerteza na tarde desta quinta-feira, 22 de maio, após um homem ameaçar explodir uma bomba caseira na entrada do Ministério do Desenvolvimento Social. Acompanhado de uma mulher e duas crianças, o suspeito carregava um pacote suspeito e empunhava um objeto que parecia ser um detonador.
Pontos Principais:
A Polícia Militar do Distrito Federal cercou imediatamente a área por volta das 15h30, e o prédio começou a ser evacuado minutos depois, conforme avançava a mobilização da Operação Petardo, padrão em casos de ameaça com explosivos. Funcionários que estavam no local relataram ter ouvido a explosão de um artefato de menor proporção.
Segundo testemunhas, o homem tentou acessar o prédio pela entrada principal, mas ao ser barrado, retornou ao gramado e lançou o objeto explosivo. O estagiário Mateus Melo da Rocha afirmou que o som da explosão foi perceptível mesmo do oitavo andar, enquanto outros servidores relatam o susto generalizado e a correria inicial.
O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foi acionado para lidar com a ocorrência e tenta estabelecer uma negociação com o homem, que segue próximo à entrada com a família. A PMDF confirmou que ele se recusa a se afastar do local, o que reforça os indícios de uma ameaça concreta.
Apesar da gravidade da situação, até a última atualização ninguém havia se ferido. Fontes internas indicaram a possibilidade de o homem sofrer de transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia, o que também está sendo considerado pelas autoridades durante a negociação.
O prédio do MDS foi totalmente esvaziado após ordem da segurança interna. Parte do entorno da Esplanada dos Ministérios foi isolada, o que provocou impactos no trânsito e no deslocamento de servidores de outros órgãos.
A população que passava pela região foi orientada a se afastar, e vídeos do momento em que o homem aparece diante da entrada do prédio começaram a circular nas redes sociais. Até o fechamento deste texto, a negociação ainda estava em andamento e o local permanecia interditado pelas autoridades de segurança.