Chevrolet diz que vai fundo nos carros elétricos
Já não é novidade para ninguém que os carros elétricos são uma questão de tempo poara se tornarem a maioria nas ruas de todos os países no mundo. Com a tecnologia cada vez mais se desenvolvendo e com a aderência das fabricantes, os carros elétricos já começam a se tornarem uma realidade.
E é justamente nessa tecnologia que a GM pretende entrar com tudo nos próximos anos. Com o desenvolvimento de uma nova plataforma de veículos elétricos, os novos lançamentos das marcas do portfólio da GM (Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick) já deverão conter tal tecnologia.
Nova Plataforma
Para entrar de vez no mercado dos carros elétricos, a General Motors apresentou um conceito de plataforma modular global para os novos modelos das marcas, apresentando uma grande flexibilidade, podendo ser construída em larguíssima escala e beneficiando a todos os consumidores.
O conceito utilizado pela GM é o de baterias Ultium, conceito utilizado exclusivamente pela marca e que podem ser dispostas tanto verticalmente quanto horizontalmente. A potência das baterias pode variar de 50 a 200 kW, o que permite uma autonomia de cerca de 660 quilômetros e acelerações de 0-100 em menos de 3 segundos, podendo ter variáveis com tração dianteira, traseira ou integrais.

Além disso, as baterias podem ser recarregadas em casa ou em eletro-postos. Grande parte dos veículos utilizará baterias de 400 volts e capacidade de carregamento de até 200 kW, enquanto em carros maiores como as picapes, a bateria se estende para 800 volts e carregamento de até 350 kW.
Quais seus benefícios?
Diversos são os benefícios que a GM demonstrou para a utilização de sua nova plataforma. Com a parceria feita com a LG, o custo para se fazer a bateria ficou inferior a US$ 100/kWh, fazendo com que a tecnologia vá se tornando mais acessível.
Além disso, a plataforma pode ser utilizada em todos os carros da GM, dispensando a criação de uma base para cada veículo e fazendo com que a marca possa se concentrar em outros aspectos a melhorar de seus carros visto que a base elétrica já estaria resolvida, fora que os americanos também podem vender esse estilo de plataforma para outras fabricantes.

Em quais carros serão utilizados?
A partir desse ano a plataforma já começara a ser utilizada. A Chevrolet vai começar utilizando no Bolt EV, que chega no fim de 2020. Logo menos, nos próximos anos, são esperados os lançamentos do Cruise Origin (carro autônomo apresentado em São Francisco), o Cadillac Lyriq e, posteriormente, o tão esperado GMC Hummer EV.


































