Polo lidera vendas em abril, mas nenhum carro alcança 10 mil unidades e mercado desacelera

Os dados preliminares de abril mostram uma desaceleração no mercado de veículos novos. Mesmo com o Polo liderando, nenhum modelo ultrapassou 10 mil unidades. Strada, T-Cross, Argo e HB20 seguiram no ranking, mas com volumes modestos. SUVs como Corolla Cross e HR-V também figuram no top 10, reforçando a disputa acirrada entre os segmentos. A tendência aponta para um abril mais fraco em emplacamentos, segundo levantamento da Fenabrave.
Publicado por em Notícias dia

As vendas de veículos novos no Brasil apresentaram sinais de enfraquecimento em abril de 2025. De acordo com os dados preliminares da Fenabrave, nenhum modelo ultrapassou a marca simbólica das 10 mil unidades emplacadas até o dia 29. Mesmo assim, o Volkswagen Polo manteve a liderança, registrando 9.971 unidades vendidas.

Pontos Principais:

  • Polo lidera o ranking com 9.971 unidades, mas sem romper a barreira das 10 mil.
  • Fiat Strada e Volkswagen T-Cross ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.
  • Corolla Cross é o SUV médio mais vendido, com 5.388 unidades emplacadas.
  • Saveiro e HR-V completam o top 10, à frente do tradicional Chevrolet Onix.

O segundo lugar ficou com a Fiat Strada, que continua sendo o utilitário leve mais popular, com 8.549 unidades comercializadas. O desempenho da picape, ainda que forte dentro da categoria, também refletiu o ritmo mais lento do mercado no mês. Na terceira posição, o Volkswagen T-Cross consolidou sua posição como SUV compacto mais procurado, com 6.950 unidades vendidas.

O mercado de carros novos desacelerou em abril, e nem o líder Polo bateu 10 mil unidades. Será que o jogo virou entre os modelos mais vendidos do Brasil?
O mercado de carros novos desacelerou em abril, e nem o líder Polo bateu 10 mil unidades. Será que o jogo virou entre os modelos mais vendidos do Brasil?

Entre os hatches, o Fiat Argo obteve 6.775 emplacamentos, ficando logo à frente do Hyundai HB20, que fechou com 6.464 unidades. Ambos permanecem entre os favoritos do consumidor brasileiro, embora em patamares inferiores ao observado em meses anteriores.

O Toyota Corolla Cross, representante dos SUVs médios, garantiu a sexta posição no ranking geral com 5.388 unidades. O modelo se destacou ao superar outros veículos da categoria e manter uma presença sólida entre os mais licenciados do mês. O Fiat Mobi, por sua vez, apareceu em sétimo lugar com 4.922 unidades, mostrando sua relevância no segmento de entrada.

A oitava colocação ficou com a Volkswagen Saveiro, que vendeu 4.897 unidades e se manteve à frente do Chevrolet Onix, que registrou 4.844 unidades emplacadas. Já o Honda HR-V completou o top 10, com 4.426 unidades licenciadas, reforçando o interesse contínuo do público por SUVs compactos.

Esse panorama parcial de abril, embora ainda pendente de consolidação final, indica uma possível retração nas vendas em relação aos meses anteriores. O cenário evidencia um comportamento mais cauteloso por parte dos consumidores, em meio a fatores econômicos que podem estar afetando o desempenho do setor automotivo.

Fonte: Fenabrave e R7.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.

Siga o Carro.blog.br no Google e receba notícias automotivas exclusivas!