Treinamento capacita bombeiros de São Paulo para lidar com incêndios em veículos elétricos

Publicado por em Notícias dia | Atualizado em

A Renault do Brasil, por meio da Renault Academy, realizou um treinamento focado no combate a incêndios envolvendo veículos elétricos, destinado a 500 bombeiros do 5º Grupamento de São Paulo. O curso teve como objetivo preparar os profissionais para atuarem em situações de emergência com veículos eletrificados, fornecendo informações sobre a diferenciação de veículos elétricos e a combustão interna e sobre os cuidados necessários para cada caso.

Pontos Principais:

  • Treinamento para 500 bombeiros de SP sobre incêndios em veículos elétricos.
  • Curso abordou técnicas de resfriamento, queima controlada e imersão em casos de incêndio na bateria.
  • Instruções sobre manuseio de vazamento de eletrólitos, uso de máscaras e luvas de proteção.
  • Diferença de combate entre veículos elétricos e a combustão.

O curso abordou diferentes abordagens para lidar com os incêndios, considerando que a forma de combate a um incêndio pode variar dependendo de como a bateria do veículo é impactada. Segundo as instruções fornecidas, se a bateria não for afetada pelo incêndio, o combate ao fogo deve seguir os mesmos princípios utilizados em veículos a combustão.

Renault do Brasil capacita bombeiros de SP para lidar com incêndios em veículos elétricos, abordando técnicas de combate ao fogo e cuidados específicos para evitar riscos durante o atendimento.
Renault do Brasil capacita bombeiros de SP para lidar com incêndios em veículos elétricos, abordando técnicas de combate ao fogo e cuidados específicos para evitar riscos durante o atendimento.

Para situações em que o fogo atinge diretamente a bateria, foram demonstradas três abordagens possíveis. A primeira é o método de resfriamento, em que o veículo é mantido sob um jato contínuo de água até a completa extinção das chamas. A segunda técnica é chamada de queima controlada, onde o veículo é posicionado em um local seguro, permitindo que a bateria queime de forma controlada. A última opção apresentada é a imersão, onde o carro é submerso em líquido para bloquear a propagação do calor, limitando a fuga térmica e impedindo que o incêndio se espalhe.

Outro ponto importante abordado durante o curso foi o manejo de vazamentos de eletrólitos, substância presente nas baterias dos veículos elétricos. Em caso de acidente, os bombeiros foram orientados a utilizar máscaras e luvas de proteção para evitar intoxicações causadas pelo contato com esses produtos. Esse tipo de cuidado é essencial para a segurança dos profissionais durante o atendimento a incidentes com veículos eletrificados.

De acordo com dados da EV FireSafe, a incidência de incêndios em veículos elétricos entre 2010 e 2020 foi de 0,0012%, enquanto nos veículos a combustão essa taxa foi de 0,1%. Desde 2010, foram registrados apenas cerca de 500 incêndios com veículos elétricos em todo o mundo, sem registro de choques em socorristas durante o atendimento.

O treinamento também incluiu instruções para que os bombeiros soubessem como imobilizar o veículo, localizar e desconectar a tomada da bateria e desligar completamente o sistema elétrico para garantir a segurança. A identificação precisa do tipo de incidente e dos componentes atingidos pelo fogo é considerada fundamental para determinar quais medidas de combate ao incêndio são mais apropriadas.

A gerente de Gestão de Rede e Treinamento da Renault do Brasil, Regina Souza, afirmou que essa capacitação reflete o compromisso da empresa em colaborar com o corpo de bombeiros para aprimorar os conhecimentos e procedimentos de segurança. Ela reforçou que o curso visa proporcionar proteção à comunidade e melhorar a capacidade de resposta a situações emergenciais.

As orientações incluíram também instruções sobre técnicas para o desligamento do veículo e o corte de energia, visando evitar riscos de choques elétricos aos socorristas. Essas informações são consideradas essenciais para o atendimento seguro em casos de acidentes ou incêndios em veículos elétricos.

Com o aumento da popularidade dos veículos elétricos, é esperado que esse tipo de capacitação seja cada vez mais frequente entre as equipes de resgate, permitindo um atendimento mais eficiente e seguro. O objetivo é que esses profissionais estejam sempre preparados para identificar os riscos específicos e aplicar as técnicas adequadas para cada situação, de modo a proteger vidas e bens materiais.

Renault do Brasil considera o treinamento um avanço importante na segurança pública e na preparação para o aumento da frota de veículos eletrificados nas ruas do país, promovendo o entendimento das particularidades que envolvem o combate a incêndios nesses veículos.

Fonte: Renault e UOL.

Gostou de saber disso antes de todo mundo? Garanta seu lugar na pole position, é Grátis! Toque aqui, marque a caixa e o Google entregará nossas notícias sempre em primeiro lugar para você

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.

Siga o Carro.blog.br no Google e receba notícias automotivas exclusivas!

Participe do nosso grupo no WhatsApp

Siga o Carro.Blog.br no Instagram

Inscreva-se no nosso canal no Youtube

Acompanhe nossas publicações no X/Twitter

Siga o Carro.Blog.br no Google News

Priorizar o Carro.Blog.br nos meus resultados Google