Rio de Janeiro: Defesa Civil reforça apoio a cidades do RJ atingidas por fortes chuvas

Governo do RJ envia máquinas e equipes para apoiar cidades atingidas pelas chuvas. Com Nova Iguaçu em emergência, o estado segue em alerta para inundações e deslizamentos na região.
Publicado por em Rio de Janeiro dia
Rio de Janeiro: Defesa Civil reforça apoio a cidades do RJ atingidas por fortes chuvas
Publicidade

Rio de Janeiro sob alerta: Governo mobiliza maquinário e Nova Iguaçu decreta emergência após temporais

O governo do estado do Rio de Janeiro iniciou, neste domingo (22), uma operação de socorro e recuperação após os fortes temporais que castigaram diversas regiões no último sábado. Mais de 60 máquinas pesadas e equipes de pronta resposta foram deslocadas para cidades do Norte Fluminense, Baixada e Região Serrana. O objetivo central da força-tarefa é acelerar a desobstrução de vias, mitigar os riscos de novos incidentes e dar suporte logístico aos municípios mais impactados pelo volume de chuvas.

A situação é mais crítica em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que declarou oficialmente estado de emergência. A cidade concentra frentes de trabalho intensas voltadas para a limpeza de escombros, apoio aos sistemas de drenagem e liberação de acessos bloqueados por deslizamentos e acúmulo de sedimentos. Além de Nova Iguaçu, a assistência estadual alcançou municípios como Mesquita, Itaperuna, São Fidélis, Paty do Alferes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Cambuci, Itaocara, Barra Mansa e Bom Jardim.

De acordo com o balanço mais recente da Secretaria de Estado de Defesa Civil, foram registradas 52 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas. Apesar dos danos materiais e do susto, não houve registro de vítimas até o momento. A prevenção foi reforçada com o acionamento de 18 sirenes de alerta em pontos críticos de Petrópolis, Duque de Caxias, São João de Meriti, Mangaratiba e na capital, sinalizando o risco iminente para moradores de áreas de encosta.

Embora a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos já monitore o cenário para o envio de donativos e insumos básicos, como colchões e cestas básicas, as prefeituras ainda não formalizaram pedidos de auxílio humanitário, indicando que, por ora, a prioridade das gestões locais é a infraestrutura e o controle de riscos geológicos.

Monitoramento de Risco e Previsão Meteorológica

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) aponta que o cenário permanece instável. A convergência de umidade sobre o território fluminense mantém a previsão de céu encoberto e pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de raios, ao longo deste domingo. O solo saturado eleva a preocupação com deslizamentos em áreas que já receberam grandes acumulados de água.

O mapa de riscos atuais classifica as regiões da seguinte forma:

  • Risco Hidrológico Muito Alto: Duque de Caxias.
  • Risco Hidrológico Alto: Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis e São João de Meriti.
  • Risco Geológico Alto (Deslizamentos): Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Mesquita.

Para outras 25 localidades, o risco é considerado moderado, incluindo cidades da Região Serrana e do Noroeste Fluminense, como Teresópolis, Nova Friburgo e Itaperuna. As autoridades recomendam que a população cadastrada nos serviços de alerta por SMS permaneça atenta às atualizações e siga rigorosamente as orientações das defesas civis locais em caso de novas sirenes ou sinais de instabilidade em terrenos e imóveis.

Alan Corrêa
Alan Correa
Jornalista multimídia e analista de tendências (MTB: 0075964/SP). Com olhar versátil que transita entre o setor automotivo, economia e cultura pop, é especialista em traduzir dinâmicas complexas do mercado e do comportamento do consumidor. No Carro Das Notícias e portais parceiros, assina de testes técnicos e guias de compra a análises de engajamento e entretenimento, sempre com foco em dados e interesse do público.