Chevrolet Spark EUV 2025 começa montagem no CE na antiga fábrica da Troller com nacionalização e disputa direta com o BYD Dolphin

Spark EUV começa a ser montado no CE com kits chineses, amplia nacionalização, melhora pós venda e busca escala para competir com o BYD Dolphin no segmento elétrico de entrada.
Publicado por em Lançamentos e Negócios dia

A montagem do Chevrolet Spark EUV no Ceará marca a entrada mais agressiva da Chevrolet no segmento de elétricos compactos, posição que até agora vinha sendo dominada pelo BYD Dolphin. O modelo, vendido por R$ 159.990, passa a ser montado em Horizonte a partir de kits vindos da China, em um processo operado pela Comexport na antiga fábrica da Troller.

Pontos Principais:

  • Spark EUV passa a ser montado no Ceará com kits importados da China.
  • Comexport opera a antiga fábrica da Troller e conduz a nacionalização.
  • A GM prevê capacidade de até 8.800 unidades por ano, com possível expansão.
  • Modelo enfrenta o BYD Dolphin ao combinar montagem local e pós venda mais ágil.

O Spark EUV adota o formato SKD, prática comum entre marcas chinesas instaladas no país, como BYD e GWM. A GM afirma que a montagem local reduz o tempo de reposição de peças e abre espaço para elevar o índice de nacionalização conforme fornecedores forem homologados. A capacidade atual permite até 8.800 unidades por ano, com expansão se a demanda crescer. É um movimento calculado, alinhado ao crescimento do Dolphin, que se tornou referência entre os elétricos de entrada.

Spark EUV inicia montagem no CE com kits da China, avança na nacionalização, reforça pós venda e tenta equilibrar a disputa com o BYD Dolphin entre os elétricos compactos.
Spark EUV inicia montagem no CE com kits da China, avança na nacionalização, reforça pós venda e tenta equilibrar a disputa com o BYD Dolphin entre os elétricos compactos.

Nas dimensões, o Chevrolet Spark 2026 tem porte de hatch elevado. São 4,01 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,72 m de altura e entre-eixos de 2,56 m, medidas que o deixam mais curto que o Onix, porém mais largo e mais alto. A homologação para quatro ocupantes indica foco no uso urbano. O interior traz central multimídia de 10,1 polegadas que reúne funções do ar-condicionado e acabamento de toque macio em áreas de contato, nível superior ao visto no Tracker, SUV maior e mais caro.

O Spark EUV finalmente ganha montagem no Ceará, um passo que coloca a Chevrolet dentro da briga real pelos elétricos de entrada dominada pelo BYD Dolphin.
O Spark EUV finalmente ganha montagem no Ceará, um passo que coloca a Chevrolet dentro da briga real pelos elétricos de entrada dominada pelo BYD Dolphin.

O motor elétrico gera 101 cv e trabalha com uma bateria de 42 kWh, que entrega autonomia de 258 km. Nesse ponto, o Dolphin leva vantagem, já que alcança 291 km com 44,9 kWh. A recarga rápida também é mais lenta, 35 minutos de 30% a 80% em carregadores de 50 kW, contra 30 minutos do modelo da BYD. A Chevrolet aposta, porém, no pós venda reforçado pela montagem local para reduzir gargalos de manutenção, problema comum em modelos recém introduzidos.

Encerrando o quadro, o Chevrolet Spark EUV se posiciona como a resposta da GM ao avanço das marcas chinesas no Brasil. Com preço competitivo, montagem nacional e foco em disponibilidade de peças, o modelo tenta equilibrar a disputa com o Dolphin em um segmento que cresce rápido e exige escala, eficiência e suporte técnico consistente.

Ficha técnica rápida

  • Motor elétrico de 101 cv e bateria de 42 kWh.
  • Autonomia declarada de 258 km.
  • Recarga de 30% a 80% em 35 minutos em carregador de 50 kW.
  • Dimensões, 4,01 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,72 m de altura.
  • Entre eixos de 2,56 m e capacidade para quatro ocupantes.
  • Preço informado, R$ 159.990.
Alan Correa
Alan Correa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.