A Shineray lançou no Brasil a Free 150 EFI, um modelo de motocicleta de 150 cilindradas que se posiciona no mercado como uma opção acessível. O veículo traz um conjunto de características voltadas para o uso urbano, com motor de injeção eletrônica, painel digital e iluminação em LED.
Pontos Principais:
A motocicleta foi projetada para atender às demandas do público que busca economia de combustível e manutenção simplificada. O modelo tem um preço inicial sugerido de R$ 12.990, sem considerar o valor do frete. O lançamento ocorre em um segmento competitivo, no qual diversas marcas oferecem motos de mesma cilindrada com características semelhantes.
O modelo apresenta especificações técnicas que visam garantir um desempenho equilibrado para o dia a dia. Com motor monocilíndrico de 149 cc e sistema de arrefecimento a ar, a moto entrega até 11,96 cavalos de potência a 8.500 rpm e torque máximo de 9,8 N.m a 7.500 rpm.
O motor da Shineray Free 150 EFI é um monocilíndrico de quatro tempos com 149 cc. O modelo possui sistema OHV com duas válvulas e sistema de ignição por injeção eletrônica. O motor é arrefecido a ar, característica comum em motos desse porte.
A potência máxima registrada é de 11,96 cavalos a 8.500 rotações por minuto. O torque máximo é de 9,8 N.m a 7.500 rpm, o que influencia a resposta da moto em retomadas e acelerações em vias urbanas. O câmbio possui cinco marchas, o que permite ajustes de rotação de acordo com o percurso.
A motocicleta atinge velocidade máxima próxima a 90 km/h. O desempenho atende a deslocamentos urbanos e curtas viagens intermunicipais. O sistema de partida é elétrico e também pode ser acionado por pedal, oferecendo uma alternativa caso seja necessário dar partida manualmente.
A estrutura da Shineray Free 150 EFI foi projetada para oferecer resistência no uso diário. O modelo conta com rodas de liga leve de 18 polegadas, que contribuem para a estabilidade. A suspensão dianteira possui garfo telescópico, enquanto a traseira utiliza um sistema de duplo amortecedor.
O sistema de freios combina disco na roda dianteira e tambor na traseira. O disco dianteiro proporciona maior eficiência na frenagem, enquanto o tambor traseiro reduz custos de manutenção e facilita a reposição de peças.
O modelo tem peso bruto de 112 kg e capacidade de carga máxima de 150 kg. A altura do assento é de 765 mm, o que permite que condutores de diferentes estaturas encontrem uma posição de pilotagem adequada.
A Shineray Free 150 EFI conta com um painel 100% digital. O equipamento exibe informações como velocímetro, conta-giros, indicador de marcha e nível de combustível. O formato digital visa facilitar a leitura das informações em diferentes condições de iluminação.
A iluminação do modelo é composta por farol e setas de LED, além de luzes diurnas DRL. Esse sistema contribui para a visibilidade do motociclista em vias urbanas e rodoviárias, especialmente em horários de baixa luminosidade.
O tanque de combustível tem capacidade para 12 litros. O sistema de injeção eletrônica contribui para o consumo eficiente de combustível. A autonomia do modelo varia conforme as condições de uso e a forma de condução do piloto.
O segmento de motocicletas de 150 cc no Brasil é ocupado por modelos de diferentes fabricantes. A proposta da Shineray Free 150 EFI é oferecer um conjunto mecânico simplificado, com injeção eletrônica e painel digital, a um preço competitivo dentro da categoria.
O modelo é direcionado a consumidores que buscam uma moto para deslocamentos urbanos e que priorizam economia de combustível. O custo de manutenção também é um fator que pode influenciar a decisão de compra, considerando que o modelo possui peças compatíveis com outros produtos da marca.
A Shineray Free 150 EFI chega ao mercado em um cenário no qual motos dessa cilindrada são amplamente utilizadas por trabalhadores que atuam com entregas, deslocamentos diários e transporte individual. A aceitação do modelo dependerá da relação custo-benefício oferecida em comparação com as opções disponíveis no setor.
Fonte: Shineray.