A Kia Tasman, nova picape média da marca sul-coreana, já está a caminho do Brasil e pode ser lançada ainda em 2025. O modelo, apresentado oficialmente em outubro do ano passado, será produzido na fábrica da Nordex, no Uruguai, o que viabiliza sua comercialização em condições mais favoráveis.
A confirmação da chegada da picape foi feita pelo grupo Gandini, responsável pela operação da Kia no Brasil. Uma unidade já foi embarcada da Coreia e está a caminho de Itu (SP), onde passará pelos trâmites de homologação. O lançamento, no entanto, ainda depende da adaptação da linha de produção no Uruguai, um processo que pode levar algum tempo.
Com um motor diesel e tração 4×4, a Kia Tasman não pretende competir diretamente com modelos tradicionais como Toyota Hilux e Ford Ranger. A proposta da picape é se posicionar como uma alternativa com apelo aventureiro, destacando-se pelo design robusto e equipamentos voltados para o conforto e tecnologia.
A fabricação da Kia Tasman será realizada na Nordex, no Uruguai. A escolha da unidade uruguaia facilita a importação para o Brasil devido a acordos comerciais vigentes, reduzindo custos e tornando a picape mais competitiva no mercado nacional.
A Nordex já possui experiência na montagem de picapes. Atualmente, a fábrica é responsável pela produção da Fiat Titano, que, no entanto, terá sua fabricação transferida para a Argentina. Esse histórico reforça a capacidade da unidade em atender às demandas da Kia para a produção da Tasman.
Ainda não há uma data exata para o início da produção, mas a expectativa é de que o modelo seja lançado no Brasil ainda em 2025. A viabilização da montagem local será determinante para definir preços e posicionamento da picape no mercado nacional.
A Kia Tasman será equipada com um motor 2.2 turbodiesel de 210 cv de potência e 45 kgfm de torque. O câmbio será automático de oito marchas e a tração, integral. Essa configuração a coloca na mesma faixa de potência de concorrentes como Toyota Hilux (204 cv), Chevrolet S10 (207 cv) e Mitsubishi Triton (200 cv).
A escolha pelo motor 2.2 turbodiesel prioriza a confiabilidade e eficiência do conjunto. No mercado internacional, a Tasman também é oferecida com uma motorização alternativa, mas essa versão não foi confirmada para o Brasil.
Além do desempenho, a picape se destaca pela capacidade de carga e reboque. O modelo tem capacidade de reboque de 3.500 kg e carga útil entre 1.017 kg e 1.145 kg. Esses números a colocam entre as principais opções do segmento para quem busca um veículo com boa capacidade de transporte.
A Kia Tasman apresenta um design robusto, com grandes caixas de rodas e uma dianteira marcada por ângulos retos. A grade frontal protuberante e os faróis de LED projetados em direção às laterais dão ao modelo um visual característico de picapes com proposta aventureira.
Na traseira, o logotipo da Kia é aplicado diretamente sobre a chapa da tampa da caçamba, recurso similar ao adotado na Ford Ranger de última geração. Além disso, há uma pequena soleira para facilitar o acesso à carga.
As dimensões da Tasman incluem 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. A caçamba tem 1,51 m de comprimento, 1,57 m de largura e 54 cm de profundidade, oferecendo um volume de 1.173 litros.
O interior da Kia Tasman segue uma abordagem moderna, com duas telas integradas para o painel de instrumentos e central multimídia. O volante quadrado remete ao estilo dos modelos da Land Rover, enquanto o console central traz um grande porta-objetos e espaços para copos.
A picape busca oferecer um ambiente interno com conforto e tecnologia, sem comprometer a proposta de robustez. A central multimídia deve contar com as principais funcionalidades disponíveis no segmento, como conectividade com smartphones e comandos por voz.
Ainda não foram divulgadas informações sobre os equipamentos e versões que serão oferecidas no Brasil. A Kia deve definir esses detalhes conforme avança o processo de homologação do modelo no país.
A Kia Tasman não será uma concorrente direta das picapes voltadas ao trabalho, como Toyota Hilux e Chevrolet S10. A proposta do modelo é atrair consumidores que buscam uma opção com design diferenciado e características aventureiras.
Entre os concorrentes mais próximos da Tasman estão o Jeep Gladiator e, possivelmente, o BYD Shark. Esses modelos possuem um posicionamento voltado para um público que valoriza o design e a tecnologia, mais do que a aplicação comercial.
A Kia ainda não revelou a faixa de preços para a Tasman no Brasil. A definição do posicionamento dependerá dos custos de produção no Uruguai e das estratégias comerciais da marca para competir no segmento.
Com a chegada da primeira unidade ao Brasil para homologação, a Kia Tasman está um passo mais perto de ser lançada no país. O modelo deve passar por testes e ajustes antes de sua comercialização oficial.
O lançamento depende do cronograma de adaptação da linha de produção na Nordex, que deve ser concluído ao longo de 2025. Assim, a expectativa é que a picape chegue às concessionárias brasileiras até o final do ano.
A Kia aposta no crescimento do segmento de picapes médias para consolidar sua presença no Brasil. A Tasman será a primeira representante da marca nesse mercado, trazendo uma proposta diferenciada para os consumidores.
Fonte: Kia-tasman e AutoEsporte.