A Kia está planejando a produção da picape média Tasman no Uruguai com foco no mercado brasileiro. A confirmação foi feita por José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil, que destacou a intenção de utilizar o complexo automotivo Nordex, no Uruguai, para a montagem do modelo. Este complexo já produz veículos de outras marcas, como Fiat, Peugeot e Ford, além de outros modelos da própria Kia.
Pontos Principais:
A Tasman é um modelo desenvolvido inicialmente para mercados como Austrália, África, Oriente Médio e Coreia do Sul. No Brasil, a picape será homologada para eficiência energética e virá equipada com motor 2.2 turbodiesel, entregando 207 cavalos e 44,93 kgfm de torque. Este motor poderá ser combinado com transmissão automática de oito marchas ou manual de seis marchas. Além disso, haverá opções de tração 4×4 e 4×2. Para mercados externos, uma versão com motor 2.5 a gasolina de 280 cavalos também será disponibilizada.
O design da Tasman é uma característica marcante, com faróis pequenos e bem espaçados, grade estreita e um para-choque robusto. Na traseira, destacam-se lanternas menores e o nome da Kia gravado na tampa da caçamba. Os para-lamas, com formato retangular, adicionam um toque único ao visual do modelo.
Internamente, a picape adota o conjunto de telas já utilizado no SUV elétrico EV5, incluindo duas telas de 12,3 polegadas para quadro de instrumentos e central multimídia, além de uma tela adicional de 5 polegadas para controle do ar-condicionado. Há também botões físicos no painel central e um compartimento de armazenamento de 33 litros sob o banco traseiro.
Com capacidade de carga entre 1.016 kg e 1.195 kg, a Tasman pode rebocar até 3.499 kg. A caçamba comporta 1.421 litros. Medindo 5,10 metros de comprimento, 1,89 metros de altura e 1,93 metros de largura, a picape utiliza chassi de longarinas e oferece modos de condução específicos, como deserto, lama e neve.
Outro destaque é a capacidade de atravessar trechos alagados de até 80 cm, graças a conectores à prova d’água. A suspensão inclui duplo braço na frente e eixo rígido com molas na traseira, características que reforçam sua aptidão para terrenos adversos.
A chegada da Tasman ao Brasil dependerá de fatores como custo e emissões regulatórias. Enquanto isso, uma unidade será enviada ao país para homologação, e a montadora avalia a viabilidade do lançamento local.
Fonte: UOL, Terra, QuatroRodas e AutoEsporte.